A NBA anunciou oficialmente, na tarde desta terça-feira, que o armador Derrick Rose (foto), do Chicago Bulls, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da temporada. Aos 22 anos, ele é o jogador mais jovem a receber o prêmio na história da Liga. O armador, que nasceu em Chicago, receberá o troféu de MVP antes do jogo do Bulls contra o Hawks, nesta quarta-feira, no United Center.
Rose, que está em sua terceira temporada na NBA, é o segundo jogador do Bulls a ganhar o prêmio de jogador mais valioso. O primeiro, claro, foi o lendário Michael Jordan, que conquistou cinco MVP’s na carreira.
Com 113 primeiras escolhas entre 121 jornalistas esportivos dos Estados Unidos e Canadá, Rose somou 1.182 pontos, superando o pivô Dwight Howard, do Orlando Magic, que obteve 643 pontos. O terceiro colocado foi LeBron James, do Miami Heat, que conseguiu 522 pontos.
Rose foi o principal nome do Bulls na temporada 2010/2011. Com médias de 25.0 pontos, 4.1 rebotes e 7.7 assistências, ele ajudou o time de Chicago a fazer a melhor campanha da temporada regular, com 62 vitórias e 20 derrotas.
Vale lembrar que Rose foi a primeira escolha geral no draft de 2008 e que, em sua temporada de estréia, ganhou o prêmio de novato do ano. Nas últimas duas temporadas, o jogador teve a honra de ser escolhido para o jogo das estrelas (All-Star Game).
Confira os cinco primeiros colocados na eleição do MVP da temporada.
1- Derrick Rose (Chicago Bulls): 1.182 pontos
2- Dwight Howard (Orlando Magic): 643 pontos
3- LeBron James (Miami Heat): 522 pontos
4- Kobe Bryant (Los Angeles Lakers): 428 pontos
5- Kevin Durant (Oklahoma City Thunder): 190 pontos