https://www.youtube.com/watch?v=RRUT940KE1g
O armador Deron Williams chegou ao Brooklyn Nets para formar um forte trio de estrelas com Joe Johnson e Brook Lopez, e capitanear o projeto de transformar a franquia recém-mudada de New Jersey em um time campeão em cinco anos. Williams permaneceu na equipe por quatro temporadas antes de receber US$ 27.5 milhões ao ser dispensado sem qualquer compensação para o Nets, e não esconde as dificuldades encontradas no período.
“Aqueles três anos no Nets exigiram muito de mim. Foram os mais difíceis da minha vida”, afirmou o jogador ao site Yahoo! Sports. “Durante esses anos eu até pensei se eu sequer queria continuar jogando basquete quando o meu contrato acabasse”.
Terceira escolha geral do draft 2005 pelo Utah Jazz, Williams foi o armador titular da franquia de Salt Lake City por seis temporadas, alcançando os playoffs em quatro oportunidades e o Jogo das Estrelas duas vezes, sempre como reserva. No Nets, o jogador conseguiu repetir as classificações para a pós-temporada nos últimos três anos, e foi para o All-Star Game em seu primeiro ano na equipe.
As marcas alcançadas por Williams no Nets em comparação ao tempo no Jazz são parecidas, mas as atuações que levaram o armador ao grupo dos melhores jogadores da posição não se repetiram. Williams teve médias de 16.6 pontos, 7.5 assistências e aproveitamento de 41% nos arremessos gerais em 277 jogos pelo Brooklyn Nets, números que foram de 17.3 pontos, 9.1 assistências e 46% de acerto nos arremessos em Utah.
Leia mais
Ex-médico do Jazz critica atitudes de Deron Williams em sua passagem pela franquia
Dallas arrisca ao apostar em Deron Williams para 2015-16
Animado, Deron Williams busca “recomeço” no Mavericks
Williams também ficou fora de 47 jogos de temporada regular, especialmente por problemas em seus tornozelos que comprometeram sua mobilidade em quadra, e para o jogador, decretaram seu fracasso na equipe.
“Eu desejaria não ter me machucado”, respondeu Williams quando perguntado sobre o que mudaria em sua passagem pelo Nets. “Eu desejaria ter jogado melhor e que as pessoas não sentissem que eu estava roubando a equipe. As coisas teriam sido diferentes se eu não tivesse me machucado. Nós não teríamos contratado quatro treinadores em três anos e meio, e eu não teria que aprender um sistema novo a cada seis meses”.
Deron Williams assinou com um contrato de dois anos no valor de US$ 10 milhões com o Dallas Mavericks, e o encaixe ao lado do antigo companheiro Wesley Matthews no perímetro da nova equipe já faz o armador superar os números da última temporada de Nets.
Williams foi titular em todas as 25 partidas que disputou pelo Mavs na atual temporada, e tem médias de 16.4 pontos, 6.3 assistências e aproveitamento de 42% nos arremessos de quadra. Na próxima quarta-feira (23), Williams enfrentará o Brooklyn Nets pela primeira vez após jogar pela franquia.