Dereck Lively iguala recorde de Magic Johnson em final da NBA

Jovem pivô teve grande desempenho em vitória de Dallas

Dereck Lively Magic Johnson Fonte: Reprodução / X

O pivô calouro Dereck Lively teve um enorme impacto no jogo 4 das finais da NBA e igualou uma marca de Magic Johnson no processo. A 12ª escolha do Draft segue tendo uma importância que há muito tempo não se via de um novato em uma fase tão aguda da temporada. Ele foi vital na vitória do Dallas Mavericks na noite de sexta-feira (14), que forçou um quinto duelo contra o Boston Celtics na decisão.

Vindo do banco, o pivô teve 22 minutos em quadra durante o triunfo texano. Ele anotou 11 pontos, 12 rebotes e teve um roubo de bola. Além disso, acertou quatro de seus cinco arremessos, incluindo uma inédita bola tripla, a primeira de sua carreira. Sete de seus 12 rebotes foram ofensivos.

Foi o seu segundo duplo-duplo seguido nas finais; afinal, ele já havia feito o mesmo no jogo 3. Aliás, Lively já havia se tornado o jogador mais novo a registrar um duplo-duplo nas finais da NBA em todos os tempos na última partida. Mas, ontem, igualou Magic Johnson como únicos jogadores de 20 anos ou menos produzindo múltiplos duplos-duplos em uma final de NBA. Além disso, ele é o primeiro a fazer isso de forma consecutiva desde o próprio Magic em 1980.

Publicidade

Ele também alcançou outras duas grandes marcas na partida. Se tornou o primeiro calouro a ter um plus-minus de, pelo menos, +20 na final da NBA desde 1997/98. Por fim, também se tornou o novato com mais rebotes em uma pós-temporada desde 1980.

Enquanto esteve na quadra, Dallas superou Boston por 20 pontos na quarta partida da série decisiva da NBA em 2023/24. Ele entrou cedo na partida, com menos de três minutos e ficou até mais da metade do segundo quarto, quando a vantagem começou a se construir.

Publicidade

Leia mais sobre as finais!

O camisa 2 foi enaltecido por Luka Doncic, a principal estrela do Mavericks. De acordo com o armador, as pessoas até se esquecem de que ele é um novato.

“Cara, o que posso dizer? Esse garoto é especial. Fico me perguntando se as pessoas se lembram que ele é um novato enquanto assistem aos jogos. É realmente impressionante. Tão jovem e tendo um impacto tão grande. Esse é o meu calouro, o meu companheiro de equipe, tenho muito orgulho dele”, elogiou o camisa 77.

Publicidade

Mas nada foi tão impactante quanto vê-lo matar uma bola de três da zona morta durante a partida. Até sexta, Lively jamais havia acertado um arremesso do perímetro no ano de novato. O técnico Jason Kidd elogiou o pivô e disse que não ficou surpreso.

“Eu entendo que possa ser surpreendente, ele não faz isso com frequência; no caso, nunca tinha feito uma bola de três. Mas o que digo a vocês é que ele pode arremessar, sim. Precisa trabalhar nisso, é verdade, seu próximo passo no desenvolvimento. Mas ele pode arremessar”, garantiu Kidd.

Publicidade

Por fim, em sua própria entrevista, Lively creditou a cesta à mãe, que faleceu recentemente. O pivô, além de tudo, vem enfrentando o drama da perda familiar desde o fim da temporada regular.

“Foi para ela. Sei que ela me ajudou a converter esse arremesso. Ela me ajuda a fazer tudo dentro de quadra. É para ela”, afirmou o jovem enquanto apontava para o céu.

Uma noite inesquecível para Dereck Lively, igualando Magic Johnson e sobrevivendo na temporada junto a Dallas.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários