No episódio mais recente do podcast de Kevin Garnett, DeMarcus Cousins disse que não apoia o antigo colega de equipe, Nikola Jokic, para vencer seu terceiro MVP seguido. De acordo com o pivô, isso o colocaria no debate de melhor jogador de todos os tempos. No entanto, o astro do Denver Nuggets ainda precisa mostrar mais para estar nessa “prateleira”.
“Eu não acho que ele deve ganhar o terceiro MVP seguido, porque daí entra a dúvida: ‘esse é o melhor jogador de basquete de todos os tempos’”, disse Cousins. “Acho que todo mundo pode concordar que ele não é. Não estou dizendo que ele não pode se tornar e que não merece mais prêmios no futuro. Mas, neste momento, não gosto dele ganhar o terceiro”.
“Ele nunca ganhou nada. Nunca foi para as Finais. São muitas coisas que ele ainda precisa provar. No entanto, se ele ganhar pode entrar no debate de melhor pivô da história. Dando o terceiro seguido estamos colocando ele na frente de Shaquille O’Neal, Hakeem Olajuwon, Tim Duncan e Wilt Chamberlain. Então, é difícil o colocar nesse meio, porque nós vimos o que eles conquistaram”, completou.
Apenas três jogadores da NBA conseguiram vencer o MVP de forma consecutiva: Larry Bird (1984 a 1986), Wilt Chamberlain (1966 a 1968) e Bill Russell (1961 a 1963). Desse modo, como DeMarcus Cousins já disse, Nikola Jokic entraria em um grupo seleto, apenas com lendas do basquete.
Leia mais!
- “Fui o MVP da NBA nos últimos cinco anos”, crava Giannis Antetokounmpo
- Para Stephen Curry, Joel Embiid deve ser eleito MVP da temporada da NBA
- Para Tracy McGrady, Nikola Jokic deve ser MVP da temporada da NBA
O pivô sérvio conseguiria um feito que nem Michael Jordan e LeBron James conseguiram. O primeiro foi premiado em 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998. Por outro lado, James chegou mais perto. Até o momento, ganhou prêmio quatro vezes na carreira. Aliás, foram duas “dobradinhas”, com eleições seguidas. A primeira em 2009/10 e a segunda em 2012/13.
“Podemos neste momento dizer que Jokic não é apenas o melhor pivô da história, mas o melhor jogador? Não me sinto confortável em ver ele ganhando o terceiro MVP seguido”, concluiu o antigo astro da NBA.
Agora, Jokic e Joel Embiid estão como os dois finalistas da disputa do prêmio. O primeiro liderou o Nuggets para uma campanha de 53 vitórias e 29 derrotas. Desse modo, conseguiram o primeiro lugar da Conferência Oeste pela primeira vez na história da franquia. Suas médias são de 24,5 pontos, 11,8 rebotes, 9,8 assistências e 1,3 roubos de bola em 33,7 minutos por confronto.
Ao mesmo tempo, Embiid liderou seu time para o terceiro lugar da Conferência Leste. No entanto, o Philadelphia 76ers terminou a temporada com uma vitória a mais do que a franquia de Denver. Suas médias são de 33,1 pontos (a maior da NBA neste ano), 10,2 rebotes, 4,2 assistências e 1,7 tocos em 34,6 minutos por jogo.
Novo destino
De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, DeMarcus Cousins assinou um acordo com o Guaynabo Mets da liga de Porto Rico. Aos 32 anos, o pivô estava sem time desde a última temporada, quando defendeu o Denver Nuggets.
Agora, segundo o jornalista, Cousins vai usar esse período fora dos Estados Unidos para tentar conquistar uma vaga na NBA para 2023/24. O veterano permaneceu em forma nesta temporada e chegou a treinar com o Los Angeles Lakers , mas nunca recebeu uma oferta.
“DeMarcus é um dos melhores jogadores de basquete de sua geração. Do ponto de vista do talento, será um dos melhores que já jogou na liga porto-riquenha. Sua capacidade de atirar e esticar o chão deve ser um ótimo ajuste”, disse Marc Grossman, coproprietário do Mets.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp