Das 12 seleções que iniciaram a caminhada no Pré-Olímpico Mundial em busca por uma vaga nas Olimpíadas de Londres, restaram apenas quatro. Ao longo dessa sexta-feira, Rússia, Nigéria, Lituânia e República Dominicana garantiram suas classificações para as semifinais do torneio. Os vencedores dessa fase garantem automaticamente a vaga em Londres, enquanto os perdedores disputam a terceira e última vaga.
Na primeira partida da sexta-feira, a Rússia teve dificuldades com a Angola no primeiro quarto, quando os africanos chegaram a ocupar a liderança do marcador, aproveitando um dos poucos pontos fracos da equipe russa: a transição defensiva. Mas a partir do segundo período, a experiência russa e a enorme superioridade física dentro do garrafão foram determinantes para vencer o adversário pelo placar final de 80 a 65. Eduardo Mingas, da Angola, foi o cestinha do jogo, com 20 pontos. Vitaliy Fridzon, autor de 18 pontos, foi o maior pontuador da seleção europeia, favorita à conquista da competição.
A adversária da Rússia na semifinal será a Nigéria, que protagonizou a primeira zebra do torneio. Os africanos, liderados por Ike Diogu, autor de 17 pontos, vencerem a Grécia, dona de grande bagagem internacional, por 80 a 79. A vitória foi conquistada nos últimos segundos do jogo, quando Ade Dagunduro chamou a responsabilidade e marcou os últimos cinco pontos nigerianos, incluindo dois lances livres no instante em que o cronômetro apontava três segundos para o término da partida. Dagunduro terminou a partida com 14 pontos. Do lado grego, o armador Vasilis Spanoulis foi o grande destaque, terminando o jogo com 25 pontos, sete rebotes e cinco assistências.
A outra semifinal do Pré-Olímpico Mundial será disputada entre República Dominicana e Lituânia. Os dominicanos não se incomodaram com a grande atuação de Bo McCalebb, da Macedônia, que marcou 36 pontos, e derrotaram o adversário por 86 a 76. Francisco Garcia liderou a equipe na importante vitória, anotando 25 pontos. Quem também chamou a atenção foi a dupla de garrafão da seleção da América Central, Jack Martinez e Al Horford. Martinez anotou 14 pontos e pegou 13 rebotes, enquanto Horford terminou o jogo com 14 pontos e 15 rebotes.
Na última partida do dia, a Lituânia venceu Porto Rico pelo placar de 76 a 72, em mais um jogo equilibrado desse Pré-Olímpico. O porto-riquenho Alexander Galindo, autor de 17 tentos, foi o cestinha, mas não conseguiu evitar a derrota. Mantas Kalnietis e Linas Kleiza, ambos da Lituânia, anotaram 14 pontos cada um.