A segunda partida da série de playoffs entre Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers mostrou uma faceta diferente do jogo de Luka Doncic. Mas, como sempre, teve um impacto decisivo no placar final. O ala-armador apresentou (mais) um desempenho ofensivo de elite com os seus 32 pontos e nove assistências. Recebeu ainda mais elogios, no entanto, pela atuação defensiva no duelo.
“Para começar, eu acho que a defesa de Luka tem sido ótima desde o primeiro jogo da série. Nós já sabíamos que eles iam tentar colocá-lo em pick-and-rolls o tempo inteiro. Anteriormente, a gente precisava motivá-lo a participar e agir. Mas, agora, isso mudou muito. Ele não só está nos liderando no ataque, mas também na defesa”, elogiou o técnico Jason Kidd, após a vitória por 96 a 93.
Os números, de fato, atestam o impacto decisivo de Doncic na marcação durante o jogo. Segundo a ESPN Stats & Information, o Clippers só converteu dois de 17 arremessos de quadra em que o esloveno era o defensor primário. Mais do que isso, errou todas as 11 tentativas contestadas pelo jovem astro. Essa é a melhor marca registrada pelo serviço estatístico em um jogo de playoffs em cinco anos.
“A estratégia deles tem sido me atacar em todas as posses possíveis. Entendi e, acima de tudo, aceitei isso. Eu estou bem, sem problemas. Afinal, é o tipo de desafio que me motiva no lado defensivo da quadra também. Acho que fiz uma boa partida hoje como marcador, então preciso manter-me focado para seguir assim”, afirmou o candidato a MVP da temporada.
Leia mais sobre Luka Doncic
- Dono do Mavericks projeta Luka Doncic como TOP 3 da história da NBA
- Artigo – Luka Doncic seria MVP da liga se o Mavericks jogasse no Leste
- Ex-jogador detalha dia em que Luka Doncic humilhou Grant Williams
No outro lado
Mas, como de hábito, Luka Doncic também foi decisivo no ataque para a primeira vitória do Mavericks nos playoffs. A 90 segundos do fim da partida, ele acertou um arremesso de longa distância contestado por James Harden que quase garantiu o triunfo do time. Deixou a diferença em nove pontos. Então, o esloveno virou para a torcida angelina e deu um grito de comemoração.
“O meu pensamento, antes de tudo, é simplesmente entrar em quadra e me divertir. No fim das contas, isso é basquete. É o esporte que joguei a minha vida inteira, em síntese. Então, tudo parece natural para mim. É claro que a intensidade dos jogos é muito maior nos playoffs, mas o ponto principal é se divertir. Jogar duro e divertir-se”, resumiu o craque de Dallas, ao relembrar o lance.
A partida também foi divertida para Kidd, mas por um motivo diferente. Além da vitória, ele viveu um flashback durante a noite. Viu em quadra o estilo de basquete com o qual acostumou-se quando estava dentro das quatro linhas. “Nós mostramos 48 minutos de um basquete físico, ‘brigado’. Afinal, os dois times ficaram abaixo dos 100 pontos. Foi basquete dos anos 1990 em seu melhor”, vibrou o veterano.
Sequência
Dizem que uma série de playoffs só começa quando alguém vence fora de casa. Pois o Mavericks conseguiu o que precisava: quebrou a vantagem de mando de quadra do Clippers. Agora, a equipe tem duas partidas no Texas para encaminhar a classificação para as semifinais do Oeste. No entanto, Kyrie Irving alerta: só se consegue a vaga quando ganha quatro de sete jogos.
“Nós temos que seguir determinados porque isso é playoffs. Devem ser jogos de baixa pontuação e vamos cometer erros, mas temos que manter a resiliência até o fim. Isso é basquete. Times vencem jogos importantes e, mais do que isso, campeonatos. Então, tudo gira em torno de fazermos as coisas certas em quadra e encorajar positivamente uns aos outros”, concluiu o experiente armador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA