Decepção da Temporada – Parte II

Por Henrique Lima No primeiro texto das decepções da temporada, eu falei sobre o Philadelphia 76ers e sua trágica campanha, que foi bem aquém da temporada passada. Agora, falarei sobre uma grande decepção da conferência Oeste: o Minnesota Timberwolves. Ninguém é louco de imaginar que o Wolves estaria disputando o título com seu elenco, mas […]

Fonte:

Por Henrique Lima

No primeiro texto das decepções da temporada, eu falei sobre o Philadelphia 76ers e sua trágica campanha, que foi bem aquém da temporada passada. Agora, falarei sobre uma grande decepção da conferência Oeste: o Minnesota Timberwolves.

Ninguém é louco de imaginar que o Wolves estaria disputando o título com seu elenco, mas acharia bem razoável prever que o time estivesse disputando o oitavo ou sétimo lugar no Oeste. Seria uma grande feito para a franquia e explico abaixo.

Publicidade

O Timberwolves é uma franquia recente na NBA. Foi criada na temporada 1989-90. De lá para cá, apenas sete vezes conseguiu ultrapassar a marca de 50% de vitórias e a mais lembrada é o time que chegou à final do Oeste na temporada 2003-04 com 58 vitórias – a segunda melhor marca da liga na época, somente atrás do Indiana Pacers (61 triunfos).

De 2005 para cá, o Wolves afundou em uma crise que parece não ter fim. Não acerta boas trocas, não consegue assinar com bons atletas e não consegue montar uma equipe sólida.

Isso até que o ala-pivô Kevin Love “explodiu” e o armador sensação da seleção espanhola Ricky Rubio chegou. Finalmente, o time parecia ter condições de dar fim às campanhas lastimáveis. Um esboço de equipe ficou pronto na última temporada, mas venceu só 26 de 66 partidas. Para a atual temporada, o treinador Rick Adelman conseguiu trazer alguns nomes interessantes para o elenco – em especial o lateral russo Andrei Kirilenko, multicampeão com sua seleção.

Publicidade

A expectativa de que a franquia poderia, pelo menos, fazer uma campanha decente se criou. Mas o que se viu em quadra foram vários problemas de contusões em praticamente todos os atletas do elenco e até o técnico se afastou por problemas de saúde de sua esposa – e hoje pensa em aposentar por isso.

Com tantos problemas é injusto fazer uma análise do que se vê em quadra. Se lesões nos principais jogadores de equipes bem montadas e fortes já causam transtornos, imagine em times em formação.

Publicidade

O que podemos dizer é que tem sido uma grande decepção a temporada do Wolves. Um retrocesso que coloca em dúvida se este é o elenco bom o bastante para se apostar na próxima temporada. Afinal, lembrem-se, eles jogaram praticamente nada juntos até agora.

Com um ano perdido, resta ao Minnesota esperar a temporada acabar, dar chance aos atletas que poderão fazer algo de produtivo na próxima temporada mostrarem alguma coisa e torcer para não ter mais lesões graves nesta reta final.

Publicidade

Se Adelman sair, será uma pena. Um grande treinador, veterano de longas jornadas e sucessos com vários times. Adepto de um estilo de jogo em falta hoje em dia na NBA, no qual os jogadores tomam decisões e precisam ser inteligentes dentro de quadra para rodar um sistema no qual fez o Sacramento Kings (no começo dos anos 2000) ser um dos mais belos times da liga nos últimos tempos.

De toda forma, a decepção do Wolves continua e o projeto de time para o futuro parece nunca chegar. Os anos passam e a equipe continua sendo lembrada por apenas uma temporada na história da franquia.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários