Depois de anos de espera, o sérvio Milos Teodosic assinou contrato com o Los Angeles Clippers para fazer sua aguardada estreia na NBA em 2017. A grande expectativa, porém, transformou-se em frustração em quadra: o armador de 30 anos disputou só 60 jogos na liga e mal foi utilizado na temporada passada. Um resultado que, hoje, leva-o a pensar de forma diferente de dois anos atrás.
“A adaptação à NBA é algo muito pessoal, varia para cada caso, mas essa transição não pode ser tão tarde quanto eu fiz. Acredito que fui tarde demais para os EUA. O período ideal é como Bogdan Bogdanovic fez: com uns 24 ou 25 anos, a carreira já consolidada na Europa, chegando com maturidade e autoconfiança. Esses são fatores importantes”, lamentou o veterano, em entrevista à rede RTS.
O lamento de ter feito a transição com algum tempo de atraso, no entanto, ainda é melhor do que a frustração que poderia ser nunca ter tentado. “Não queria encerrar a minha carreira com arrependimento. Eu queria ver como tudo funcionava, como o basquete é jogado na NBA. É completamente diferente da Europa. Foi uma grande experiência para mim, sem dúvidas”, reconheceu o armador.
Teodosic, agora, está de volta à Europa. Após ser disputado por grandes clubes do continente, como CSKA Moscou e Olympiakos, o sérvio assinou um megacontrato de três temporada com os italianos do Virtus Bologna.