A contratação do veterano Tyson Chandler pelo Phoenix Suns recolocará o jovem Alex Len no banco de reservas após mais de 40 partidas como titular. Mas não espere ver o pivô ucraniano reclamando de sua nova/antiga situação. O jogador considera a chegada do novo reforço como uma oportunidade de não “queimar etapas” e aprender com a referência que o elenco carecia.
“Tyson é um grande líder. Nós precisávamos de experiência na última temporada e finalmente temos um veterano aqui, alguém em que todos podemos nos espelhar. Será ótimo para a equipe. Ele disse que quer ser o meu mentor e eu estou realmente empolgado com isso”, afirmou o atleta de 22 anos, em entrevista neste fim de semana a ESPN.
O Suns surpreendeu o mercado ao oferecer um contrato mais longo e lucrativo (quatro anos, US$52 milhões) do que os concorrentes para assegurar os serviços de Chandler. Como ressaltou Len, o treinador Jeff Hornacek avalia que a contratação foi mais motivada pela presença do jogador de 32 anos no elenco do que por uma carência posicional.
“Eu acho que Tyson vai dar as pequenas dicas que todos os jovens jogadores precisam, sem importar a posição. Veteranos parecem jogar em câmera lenta porque conhecem os atalhos, truques. Alex quer aprender tudo isso. Ele ainda tem muitos anos e não precisa ser titular tão cedo na carreira”, explicou o técnico, antevendo uma dinâmica de mentor/pupilo.
Por isso, o ucraniano já sabe: a reserva agora é um tipo de investimento para tornar-se um melhor titular em um futuro inevitável. “Tyson tem 32 anos, então, nos próximos anos, eu tentarei absorver o máximo que posso dele. Sei que, em alguns anos, quando estiver mais maduro, chegará a minha vez e tenho que estar preparado”, encerrou.
Len foi selecionado pelo Suns com a quinta escolha do draft de 2013, mas teve sua primeira temporada na NBA prejudicada por uma série de lesões no tornozelo. Na campanha passada, ele esteve presente em 69 jogos da equipe e registrou médias de 6.3 pontos (50.7% de acerto nos arremessos de quadra), 6.6 rebotes e 1.5 tocos por noite.