Agora está acertado: Harrison Barnes é o novo reforço do Dallas Mavericks. O Golden State Warriors está retirando a oferta qualificatória do jogador e, assim, não poderá cobrir a proposta contratual de quatro temporadas dos texanos para o agora agente livre irrestrito. De acordo com Marc Stein, da ESPN, o ala vai receber US$94 milhões em salários totalmente garantidos até julho de 2020.
O Warriors vai abrir mão dos direitos sobre o atleta de 24 anos para abrir o espaço necessário na folha salarial para a contratação do craque Kevin Durant com uma proposta máxima. Era esperado que, se o astro não escolhesse o time de Oakland como destino, a direção optaria por igualar o valor oferecido pelo Mavs e manter o titular das últimas duas temporadas.
Para Barnes, a notícia não é uma surpresa: ele já sabia desde os playoffs que sua permanência dependia diretamente da situação do Warriors com outros agentes livres. “A decisão não está em minhas mãos. Se me perguntarem, eu direi que desejo ficar porque gosto muito daqui. Mas sei que existem outros fatores que podem afetar o que irá acontecer”, reconheceu.
O ala não será o único ex-Warrior que vai passar a jogar no Mavericks neste ano. O pivô Andrew Bogut acaba de ser adquirido pelo time de Dallas via troca – outro passo necessário para que a contratação de Durant seja concretizada. Stein apurou que ambos são muito amigos nos bastidores e é esperado que os dois “se ajudem” na adaptação à nova equipe.
Sétima escolha do draft de 2012, Barnes acaba de passar a marca dos 300 jogos com o Warriors e foi peça importante na conquista do título da liga em 2015. Foi, porém, uma decepção na reta decisiva das finais deste ano, quando perdeu para o Cleveland Cavaliers. Na temporada passada, ele teve médias de 11.7 pontos e 4.9 rebotes, com 38.3% de acerto nos arremessos de longa distância.