https://www.youtube.com/watch?v=CBootIwJTIY
A sensação de alívio tomou conta do vestiário do Cleveland Cavaliers depois da vitória sobre o New Orleans Pelicans, na última segunda-feira. O primeiro triunfo em casa da temporada teve o ataque de Ohio finalmente funcionando e o novo trio de astros da franquia combinando para 86 dos 118 pontos anotados pelo time. Em meio ao clima leve, porém, outro número fazia o treinador David Blatt destoar de seus comandados: 111, a pontuação do adversário.
“Eu posso dizer que estou um pouco decepcionado com os momentos de letargia que tivemos na defesa. Nossos jogadores precisam entender que, se quiserem vencer bons e ótimos times como o que enfrentamos hoje aqui, não podemos ‘dormir’ em certas partes do jogo”, ponderou o técnico, que venceu sua terceira partida em seis jogos a frente de uma equipe da NBA.
Desde a offseason, analistas projetavam que o Cavaliers não seria uma grande equipe no lado ofensivo da quadra e os problemas iniciais eram esperados. No entanto, o ala LeBron James acredita que as dificuldades vão além da natureza ou características do elenco. Ele sente que a preparação dos atletas para os jogos precisa ser mais cuidadosa.
“Acho que precisamos trabalhar melhor reconhecendo o que os pontos fortes dos oponentes e forçá-los a fazer o que não os deixa tão confortáveis. Hoje, nós demos 12 arremessos de três pontos para Ryan Anderson e oito foram convertidos. Ele é um especialista, então temos que obrigá-lo a fazer algo diferente”, explicou LeBron, sugerindo que o time não estava preparado para marcar o ala-pivô.
O armador Kyrie Irving preferiu adotar uma abordagem menos rigorosa: após o começo ruim, o Cavaliers precisa valorizar a vitória e a pontuação sofrida foi mais mérito do Pelicans do que falta de esforço na marcação. “Nossa defesa cedeu pontos demais, mas, neste momento, o importante é a vitória. Temos que ganhar da forma como for. Mas conseguimos pará-los quando era necessário e eles acertaram muitos arremessos difíceis também”, analisou.
Blatt queria ter o mesmo otimismo de Irving, mas, como treinador, não pode se dar ao luxo de sentir-se aliviado. Ele conseguiu acertar a marcação em Anderson no terceiro quarto, quando designou o veterano Shawn Marion para anulá-lo. Agora, o atual campeão da Euroliga tem a missão de organizar a defesa de Cleveland como um todo. Mas precisará do apoio de cada jogador do elenco.
“Você vai sofrer pontos em um jogo de basquete, mas defender é necessário e nós tivemos momentos muito apáticos ao longo do jogo. Isto é perturbador, preocupante e manda uma mensagem para mim. Eu estou feliz com a vitória, mas estou mais preocupado do que feliz com a atuação. Não podemos nos deixar marcar do modo como foi se quisermos vencer equipes constantemente”, concluiu o experiente treinador.
Blatt terá uma nova chance de ver uma atuação defensiva mais sólida dos seus comandados na próxima sexta-feira, quando o Cavs visita o Boston Celtics.
Triplo-duplo de LeBron é revogado pela NBA
Em uma notícia relacionada ao triunfo do Cavs sobre o Pelicans, o triplo-duplo anotado por LeBron James na partida foi revogado pela NBA. A liga realizou uma revisão nos lances do astro no confronto e concluiu que um rebote e uma assistência foram erroneamente contabilizados na súmula. Desta forma, oficialmente, sua atuação teve 32 pontos, 11 rebotes e nove assistências.