Quem será eleito MVP da temporada? A pergunta, que costuma já ter um consenso formado em abril, permanece bastante aberta neste ano com a disputa polarizada entre os astros James Harden e Giannis Antetokounmpo. O técnico do Houston Rockets, Mike D’Antoni, não é a pessoa mais imparcial para dar um palpite sobre isso e, como esperado, está ativo na defesa do seu comandado na discussão.
“Nós só ganhamos 11 dos primeiros 25 jogos da temporada e, depois, ainda vieram as contusões de titulares como Clint Capela e Chris Paul. É por isso que James é o MVP. Sem metade do quinteto inicial e mudanças em boa parte do nosso elenco, ninguém poderia fazer o que ele fez por nossa equipe. Nenhum outro atleta dessa liga nos tiraria daquela situação para colocar-nos em chance de terminarmos em terceiro lugar no Oeste”, justificou o treinador, em entrevista ao site The Athletic.
De fato, Harden subiu de produção no momento mais adverso da campanha para manter o Rockets com chances de chegar aos playoffs. O esforço foi sintetizado pelas 31 atuações consecutivas com 30 pontos ou mais, um recorde na história contemporânea da NBA e que resultou em 21 triunfos. Assim, mesmo com seus desfalques, os texanos saíram da penúltima posição da conferência Oeste para brigar por mando de quadra na fase de mata-mata.
“Giannis é realmente muito bom. O Bucks tem a melhor campanha da liga, o que tem seu peso. Então, a minha opinião não é um demérito a ele. O que James fez com um elenco mudado, cheio de desfalques, atuando em cada jogo por mais de 37 minutos, é incomparável. As pessoas vão discutir por causa das vitórias e por Giannis ser ótimo, mas, neste ano, não foi nem de perto. Eu não vejo argumento para outros”, finalizou o experiente técnico.
Além da sequência história já citada, Harden já acumula sete triplos-duplos e nove performances de 50 ou mais pontos ao longo da campanha. Ele registra médias de 36.3 pontos, 6.5 rebotes, 7.5 assistências e 2.1 roubos de bola em 75 partidas na temporada. Antetokounmpo, por sua vez, vem anotando 27.4 pontos (57.7% FG), 12.5 rebotes, 5.9 assistências, 1.5 tocos e 1.3 roubos de bola por noite.