A direção do Boston Celtics terá grandes decisões a serem tomadas nos próximos meses. Após o time obter a primeira escolha no draft, Danny Ainge acredita em mudanças significativas no elenco para a próxima temporada. A derrota para o Cleveland Cavaliers na final do Leste mostrou urgência para a equipe que quer subir de patamar.
“Acho que não importa o que acabamos de conseguir. Se nós tivéssemos perdido o sétimo jogo contra o Wizards, eu não acho que seria diferente do que agora [perder na final do Leste]. Eu sei que temos um time bom. Mas eu sei que nós não somos ótimos. Eu sei que temos muito mais a fazer e, você sabe, o próximo passo é muito mais difícil”, afirmou Ainge ao jornalista Steve Bulpett, do Boston Herald.
O Celtics chegou às finais do Leste depois de superar o Washington Wizards em sete jogos e encarou o Cavs, que vinha de descanso por mais de uma semana. Para piorar a situação, o armador Isaiah Thomas sofreu uma contusão no quadril que o tirou do resto dos playoffs. A equipe de Massachusetts ganhou um dos cinco jogos disputados contra os atuais campeões da NBA e não encontrou muitas formas de reação, nem mesmo quando Thomas esteve em quadra, com exceção ao terceiro embate da série.
“Decisões muito, muito difíceis serão tomadas em breve”, disse. “Nós temos bons jogadores, mas agora precisamos de alguns que sejam ótimos. Temos muita profundidade no elenco e temos caras que querem jogar, que merecem jogar. Eu não acho que o grupo é tão balanceado quanto precisa ser. Então, sim, nós teremos decisões muito difíceis a partir de agora. E será difícil na agência livre e em quem deveremos direcionar o dinheiro, decisões difíceis no draft, nas oportunidades de trocas, nada diferente do que os períodos de trade deadline”.
Nomes como Carmelo Anthony, Jimmy Butler e Gordon Hayward, são os mais especulados. No entanto, apenas o último pode tornar-se agente livre, já que possui cláusula que pode optar por sair de seu contrato com o Utah Jazz. No caso do New York Knicks, apenas em uma troca. Phil Jackson, inclusive, chegou a confirmar a intenção de negociar o seu astro.
Recentemente, o armador Markelle Fultz, principal candidato a ser escolhido pelo Celtics, afirmou que faria uma grande dupla com Thomas. Ainge negou que o time estaria pensando em trocar o camisa 4, mas sabe que uma renovação com ele pode ser complicada. Thomas terá contrato expirante em 2017-18, no valor de apenas US$ 6.2 milhões.
“O tempo vai dizer, mas temos potencial para realizarmos mudanças significantes. Mas talvez, menos mudanças ou mais. Muito vai depender do que vamos fazer no draft e nas negociações da agência livre. Tem muita coisa que nós não sabemos ainda. Agora é hora de conversarmos e seguirmos o planejamento. Mas nada está certo. Será uma época muito empolgante para o nosso time, mas também muito atarefada”, concluiu.