Curry não será MVP em 2016-17

Gustavo Freitas analisa a mudança de rumos no Golden State Warriors

Fonte: Gustavo Freitas analisa a mudança de rumos no Golden State Warriors

https://www.youtube.com/watch?v=quI–kovXgI

Antes de começar, gostaria de frisar que Stephen Curry é um dos melhores atletas da NBA na atualidade e, que se você não consegue suportar essa ideia ou a que vou seguir abaixo, é melhor evitar o texto e jogar Pokémon Go. No entanto, se tem a mente aberta, fique por aqui.

Curry não vai vencer o prêmio de MVP da próxima temporada. Não que isso seja uma verdade absoluta, por favor. É só uma opinião. E vai que no fim da temporada, ele consegue levar o Golden State Warriors a uma campanha de 74 ou 75 vitórias e aí o pessoal vai tirar print. Não tenho problemas com isso.

Publicidade

Mas o fato é que, com Kevin Durant e Klay Thompson no time, tenho minhas dúvidas se ele será a primeira opção ofensiva. Acho que fica com o primeiro, até porque Durant não sairia de um time onde era a estrela, ao lado de Russell Westbrook, para ser o segundo ou o terceiro cara de um time campeão.

Sim, acho mesmo que o Warriors é o principal candidato ao título de 2016-17. Tem talento em todas as posições, boa reposição no banco e quatro astros. Isso sem contar com Steve Kerr, que faz um ótimo trabalho por ali.

Só que fica insustentável você ser o MVP de uma liga onde sujeitos como James Harden e o próprio Westbrook vão reinar sozinhos. Eu sei. Depende muito da colocação dessas equipes para que os jogadores tenham chances de conquistar a premiação. Kobe Bryant teve média de 35 pontos e não foi eleito em 2005-06, pois o Los Angeles Lakers foi apenas o sétimo na conferência Oeste daquele ano. Ganhou duas temporadas depois, quando disputou a final conta o Boston Celtics. Seu único MVP, aliás.

Publicidade

A não ser que um dos outros dois (Thompson e Durant) se machuque e perca boa parte da temporada, Curry não terá chances no tri. Acho que estou sendo o Capitão Óbvio nessa aqui, mas eu tive uma discussão (saudável) com um amigo esses dias e ele cravou que o camisa 30 era o principal candidato e eu rebati com esse argumento. No fim, sorrimos e bebemos uma dose de Martini com uma azeitona nadando ali.

Basta lembrar de Dwyane Wade, que era o dono do Miami Heat quando LeBron James chegou. Wade virou segunda opção e abraçou a ideia para ser campeão novamente. Para quem não se recorda, o Heat já havia conquistado um título antes de LeBron. Paul Pierce mandava no Celtics, mas o cestinha daqueles anos do trio era Ray Allen. Curry vai passar pelo mesmo, pois Durant é melhor e mais confiável.

Publicidade

Eu entendo que Curry seja um extraterrestre quando falamos sobre arremessos de três. Provavelmente, é o melhor de todos os tempos no quesito. Assombrou a NBA nos últimos dois anos, mas é isso. Com Durant ao seu lado, ele vira uma opção.

Publicidade

Não quero desmerecer o atual duas vezes MVP. Longe disso. Sequer questionei até agora o fato de ele não ter ido bem nas duas finais que disputou, até porque isso não tem nada a ver. Ele jogou lesionado na última, amigos.

E é pensando nisso que eu acho mesmo que o Warriors não vai sacrificar seus atletas na temporada regular. Kerr sabe que se tentar bater o próprio recorde de vitórias, pode acarretar em contusões. Ficou claro, para mim, que o time forçou a barra em alguns momentos. Poderia poupar seus principais astros, visando os playoffs. Não o fez e os 73 triunfos não serviram de nada, exceto para constar nos livros. Esse era o discurso do Chicago Bulls, de 1996-97.

Publicidade

 

Últimas Notícias

Comentários