https://www.youtube.com/watch?v=oUyG8DNLuv8
Cristiano Felício terá a chance de ser o oitavo brasileiro na próxima temporada da NBA. O ala-pivô, que disputa a Liga de Verão de Las Vegas pelo Chicago Bulls, assinou com a franquia neste domingo e participará da pré-temporada com o elenco de Illinois. Segundo a assessoria do atleta, o contrato tem duração de dois anos. É provável que o vínculo não seja totalmente garantido.
“Nós estamos impressionados com o empenho e potencial de Cristiano. Estamos ansiosos para tê-lo conosco, trabalhando ao nosso lado, em nossos treinamentos de pré-temporada”, declarou o gerente-geral Gar Forman, elogiando o brasileiro, por meio de nota oficial.
Felício era agente livre por não ter sido selecionado no draft de 2014, quando foi automaticamente elegível. Um dos principais prospectos brasileiros, ele ganhou visibilidade extra ao integrar o elenco do Flamengo que participou de três partidas da pré-temporada da NBA no ano passado. O rubro-negro perdeu os jogos contra Orlando Magic, Memphis Grizzlies e Phoenix Suns, mas o jogador de 23 anos teve boas atuações nos EUA.
“Eu vim para cá com o objetivo de mostrar meu basquete, dar meu melhor para aproveitar essa oportunidade. Queria apenas fazer uma grande Liga de Verão e já recebi essa notícia maravilhosa. Fiz bons treinos em Chicago e estou muito feliz”, comemorou o ala-pivô, eleito melhor atleta de garrafão da edição de 2014 do Eurocamp, evento com alguns dos melhores prospectos do mundo realizado em Treviso, na Itália.
O brasileiro vai ter dificuldades para manter-se no elenco do Bulls diante de uma rotação de garrafão bastante inchada. Joakim Noah, Pau Gasol e Taj Gibson são donos de grandes salários garantidos. O ala Nikola Mirotic e o calouro Bobby Portis também ganharão espaço atuando como alas-pivôs. Além disso, o australiano Cameron Bairstow possui vínculo não garantido previamente assinado.
Natural de Pouso Alegre (Minas Gerais), Felício foi formado na base do Minas Tênis Clube e estava no Flamengo até a temporada passada. O jovem ganhou os títulos do NBB, Liga das Américas e Copa Intercontinental pelo time carioca, em 2014. Na última edição do NBB, ele acumulou médias de 5.4 pontos e 4.4 rebotes atuando quase 15 minutos de ação em 39 partidas disputadas.