Agora é oficial: DeMarcus Cousins está assegurado no elenco do Los Angeles Clippers até o fim da temporada. A franquia anunciou que o experiente pivô teve o seu segundo contrato de dez dias alongado e garantido pelo restante da campanha, nessa segunda-feira. A tendência é que ele receba o salário mínimo para veteranos (pouco menos de US$400 mil) por seus serviços nesse curto período.
O jogador de 30 anos chegou à equipe angelina no início do mês, para suprir a ausência de uma alternativa experiente na rotação de garrafão enquanto o congolês Serge Ibaka está fora de ação. Por isso, o veterano teve espaço imediato para jogar e já esteve em quadra nas últimas nove partidas do time. Ele ficou mais de dez minutos em quadra e anotou mais do que cinco pontos em seis desses jogos.
O técnico Tyronn Lue aprovou a participação de Cousins até agora e defendeu que seu contrato fosse estendido pelos próximos meses. “Sinto que DeMarcus já conseguiu nos ajudar nessa temporada e só tende a melhorar. Assim que souber todas as jogadas e o que estamos tentando fazer defensivamente, ele poderá ser uma peça de grande ajuda ao elenco nos playoffs”, avaliou o treinador campeão da NBA.
Apesar dos elogios e sólidas atuações, nada mudou nas condições em que o experiente atleta foi trazido. De acordo com Andrew Greif, do jornal Los Angeles Times, o ex-astro segue ciente de que será a terceira opção de pivô do Clippers quando a rotação estiver saudável –atrás de Ibaka e do jovem Ivica Zubac – e, salvo uma mudança drástica, os seus minutos tendem a ser esporádicos nos playoffs.
A possibilidade de sequer entrar em quadra nos playoffs, para Cousins, não incomoda porque não apaga o principal: os angelinos deram-lhe uma chance e sente-se bem na franquia. “É uma alegria vir trabalhar todos os dias, pois esse ambiente é agradável e todos trabalham duro. É meio maluco como todas as pessoas se dão bem aqui dentro. Essa é uma cultura única em uma organização de primeira linha”, elogiou o veterano.
O pivô iniciou a temporada com a camisa do Houston Rockets, mas, após apenas 25 jogos, teve seu contrato rescindido em comum acordo com a equipe – que rumou para uma reconstrução profunda em seu elenco. Seis vezes eleito all-star, Cousins acumula médias de 7.3 pontos e 5.2 rebotes em quase 13 minutos de ação nos seus nove jogos disputados pelo Clippers na temporada.