O sérvio Vlade Divac certamente foi um dos melhores pivôs das décadas de 90 e 2000. Sua história ficou marcada no Los Angeles Lakers, e principalmente no Sacramento Kings, onde conseguiu sua única convocação para o Jogo das Estrelas, em 2000-01. Ao analisar a atual situação dos jogadores de sua antiga posição, Divac não teve dúvidas e cravou que DeMarcus Cousins, do Kings, é o mais talentoso já visto.
“Estou no basquete há muito, muito tempo, e eu tenho de dizer que ele é o cara de garrafão mais talentoso que eu vi”, afirmou. “Shaq não era talentoso, ele era forte. Eu era talentoso, mas não era forte”.
Entre 1999 e 2001, Shaquille O’Neal sempre superou Divac nos playoffs, e criou uma enorme rivalidade entre Lakers e Kings. Hoje, O’Neal é um dos sócios minoritários da equipe de Sacramento.
“Eu quero vê-lo como um líder desse time, um verdadeiro líder, que faça todo munto melhor”, disse. “Ele pode fazer isso passando, com a habilidade para pontuar. Ele pode fazer qualquer coisa”.
Cousins, de fato, faz sua melhor temporada da carreira, aos 24 anos. Chamado para o All Star game, o pivô participou ainda do Mundial de basquete, em 2014.
Em 2014-15, Cousins possui médias de 23.7 pontos, 12.3 rebotes, 3.3 assistências, com cerca de 46.7% de aproveitamento nos arremessos.