O Brasil derrotou o Canadá no sábado (10), por 86 a 76 e garantiu vaga na final da Copa América de basquete, que está sendo realizada no Recife. Jogando em casa, a seleção chega à decisão do torneio de forma invicta e terá pela frente a Argentina já nesse domingo (11), às 20h40 (horário de Brasília).
Será a sétima final disputada pelo Brasil desde a criação do torneio em 1980. Ao todo, são quatro títulos conquistados: 1984, 1988, 2005 e 2009. Dessa forma, a seleção é a segunda maior vencedora da AmeriCup, atrás apenas dos Estados Unidos com sete triunfos.
Para chegar à final da Copa América 2022, o Brasil superou a Colômbia, o Uruguai e o Canadá na fase de grupos. Posteriormente, nas quartas de final, passou pela República Domincana pelo placar de 80 a 68. Então, na semifinal, encarou novamente o time canadense e, mais uma vez, foi melhor.
Por outro lado, também invicta, a Argentina venceu os três primeiros jogos no grupo B, passou com facilidade pela Venezuela nas quarta de final e, na semifinal, derrotou os Estados Unidos – que foi sem nenhuma estrela para a competição.
Assim, Canadá e EUA fazem a decisão do terceiro lugar também neste domingo, às 17h10 (horário de Brasília).
Leia mais:
- Como estão os jogadores da NBA no EuroBasket e Copa América
- Didi Louzada é dispensado pelo Blazers
- Bruno Caboclo assina contrato com o Boston Celtics
O técnico Gustavo de Conti convocou o time principal para a janela que incluiu partidas válidas pelas qualificatórias para a Copa do Mundo e a AmeriCup. No entanto, nomes como Bruno Caboclo e Raul Neto (ambos jogadores da NBA), pediram dispensa. Então, com exceção dos atletas do Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, a seleção foi com força máxima.
O Brasil, no entanto, foi mal nos jogos classificatórios para o mundial, com duas derrotas para Porto Rico e México. Como resultado, a vaga para a competição que será disputada Indonésia, Japão e Filipinas, ficou distante. Em contrapartida, na Copa América, a seleção segue 100%.
O principal jogador brasileiro na AmeriCup é Léo Meindl. O ala, que disputou a Summer League 2022 pelo Phoenix Suns, é o cestinha da equipe com 12,8 pontos por partida. Além disso, ele é o líder em rebotes, com 5,8 por jogo e o melhor em eficiência (13,6). Ademais, Marcelinho Huertas é o garçom brasileiro no torneio, com 5,2 assistências em média.
Por fim, destaques também para Yago Mateus que é o segundo maior pontuador (11,8 pontos) e o segundo melhor assistente (três por jogo). Além do ex-jogador do Flamengo, Cristiano Felício soma 10,2 pontos e 5,6 rebotes por partida.
A grande final da Copa América terá transmissão do SporTV 2, às 20h40 (horário de Brasília).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram