2- Manute Bol (2,31m)

Nathaniel S. Butler/AFP
Manute Bol marcou época em seus dez anos na liga. Não só por ser um dos jogadores mais altos de todos os tempos da NBA e ser o segundo colocado em médias de tocos na liga (3.34 por jogo), mas por saber arremessar de três. Claro, nem se compara com os pivôs de hoje, que arremessam em todas as partidas, mas Bol acertou 43 cestas de longa distância em uma época em que quase ninguém o fazia.
O mais curioso é que Bol jogou ao lado de Muggsy Bogues no Washington Bullets (hoje, Wizards), formando a dupla dos extremos. Enquanto Bol era o mais alto de todos os tempos, Bogues era o mais baixo, com apenas 1,61 metro.
Em duas oportunidades, Bol bloqueou 15 arremessos, sendo um deles o seu único tripl0-duplo da carreira: dez pontos, 19 rebotes e 15 tocos contra o Indiana Pacers, em fevereiro de 1987.
Ativista, Bol afirmou que gastou boa parte de seus salários na NBA para ajudar causas de seu país, que vivia em guerras, o Sudão. Portanto, fora das quadras, ele foi ainda maior. Em 2010, aos 47 anos, o ex-jogador faleceu, em decorrência de insuficiência renal aguda.
Seu filho, Bol Bol, joga no Orlando Magic e renovou recentemente seu contrato com o time da Flórida.