Olivier Rioux é o adolescente mais alto do mundo e pode se tornar um futuro astro do basquete. De acordo com o Guinness Book, livro de recordes, não existe uma pessoa abaixo dos 17 maior que ele. Assim, ele inicia sua busca para ingressar ao esporte profissional.
“Com toda a família Rioux sendo alta, o jovem passou a infância em uma casa que acomodava a altura de todos. As mesas e o teto são mais altos que o normal. No entanto, a moldura das portas continuam normais. Desse modo, estão marcadas pelas inúmeras colisões com a cabeça de Olivier”, descreve o livro dos recordes.
Olivier, de 2,29 metros e 129 quilos, nasceu em Montreal, Canadá. De acordo com ele, seu pai tem 2 metros, a mãe tem 1,88 metro e o irmão tem pouco mais de 2 metros. Quando era mais novo, descobriu sobre a existência do recorde de pessoa mais alta do mundo. Então, esperava um dia conseguir isso.
Atualmente, ele joga seu primeiro ano na IMG Academy, escola localizada na Flórida. Steffen Visk, assistente técnico da equipe, disse que a aquisição do jovem foi animadora para o resto do time.
“Quando ele chegou e apertou minha mão fiquei muito animado. Pensei: ‘espero que ele fique aqui por quatro anos’”, relatou.
Um jogador dessa altura, se bem desenvolvido, pode ter sucesso na liga universitária. A altura média de pivôs na NCAA, afinal, é de 2 metros, de acordo com o portal NCSA Sports. Então, Olivier Rioux, o adolescente mais alto do mundo, é uma peça visada pelas universidades americanas.
Visk disse que é normal ver jogadores muito altos com pouco potencial. No entanto, o jovem de 17 anos é diferente.
Leia mais!
- Confira os jogadores mais altos da NBA na atualidade
- Conheça os jogadores mais altos da história da NBA
- Incrível! Próximo de estrear na NBA, altura de Victor Wembanyama impressiona
“Trabalho nesse meio há muito anos. Então, quando vi que ele tinha mais de 2 metros não liguei muito. Mas quando eu o vi jogar e sou sua idade, fiquei muito animado. É normal que pessoas como ele, que crescem muito rápido, tenham problemas de coordenação. Então, temos que meio que os ensinar novamente a ser explosivos”, contou o assistente.
Olivier concorda com essa afirmação do treinador. Segundo o atleta, seu maior problema no momento é não ter o costume de dobrar o joelho enquanto busca os rebotes. Por conta de sua altura, ele se acostumou a parar de pular.
Além disso, outros dois focos do jogador é desenvolver seu arremesso de longa distância e coordenação ao correr. Para Jeremy Schiller, técnico principal de basquete da IMG, o jovem pode alcançar seus objetivos com facilidade.
“Acho que enquanto Olivier continuar humilde e trabalhar duro, ele pode se tornar um dos melhores jogadores do mundo. No momento, ele é uma pessoa fácil de se ensinar e dá tudo de si para melhorar”, disse o comandante.
Até o momento, ele só tem uma oferta universitária, vinda da Stetson University, faculdade na Flórida. Além disso, ele não foi aparece nos rankings de companhia de olheiros, como a ESPN, por exemplo.
Por fim, de acordo com o site Basketball Real GM, ele poderá se candidatar ao Draft da NBA em 2029.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA