Conheça o primeiro time de defesa dos novatos da NBA

Lucas Torres aponta quinteto de calouros de melhor atuação no lado defensivo da quadra em 2019/20

Fonte: Lucas Torres aponta quinteto de calouros de melhor atuação no lado defensivo da quadra em 2019/20
Boa parte dos novatos de 2019/20 não terá a oportunidade de atuar na sequência da temporada da NBA, a partir do próximo dia 30/07 (sete das 14 escolhas de loteria, por exemplo, pertencem às 22 equipes convidadas para a cidade de Orlando).
 
Diante desse cenário, é justo que consideremos encerrada a disputa por nossas premiações anuais simbólicas como o ‘Primeiro Time de Defesa dos Calouros’.
 
Confira abaixo nossa seleção dos cinco novatos de melhor atuação no lado defensivo da quadra ao longo do ano:
 
 
Armador – Terence Davis (Toronto Raptors)
Estatísticas relevantes: impactou negativamente o aproveitamento médio dos adversários em 2.4% nos arremessos de quadra e 2.1% na linha dos três pontos; segundo melhor defensive rating entre os novatos que atuaram em ao menos 40 partidas.
Visão geral: dono de ótimo atleticismo e envergadura para um combo guard (2,06m), ganhou seu espaço na rotação do Raptors ao misturar sua habilidade de pressionar o homem da bola com a disciplina tática e precisão nas rotações exigidas pelo sistema de Nick Nurse. O fato de ter atuado quatro anos no College certamente contribuiu para que ele chegasse à NBA com melhor entendimento dos conceitos coletivos do jogo.
 
Ala-Armador – Luguentz Dort (Oklahoma City Thunder)
Estatísticas relevantes: impactou negativamente o aproveitamento médio dos adversários em 4.4% nos arremessos de quadra e 6.5% na linha dos três pontos; limitou James Harden a um aproveitamento de 2-13 como defensor primário da superestrela do Rockets no dia 20/01.
Visão Geral: extremamente físico (97 kg) e ativo para tirar seus adversários de seus lugares preferidos na quadra antes mesmo deles receberem a bola, se tornou titular e o principal defensor de perímetro do Thunder. Foi designado por Billy Donovan como stopper do principal jogador do perímetro adversário defendendo: James Harden (32.6 posses); Bogdan Bogdanovic (29.8); Andrew Wiggins (29.1); Kemba Walker (26.6); Zach LaVine (24.3); Davin Booker (24.1); Damian Lillard (20.5) – dentre outros.
 
Ala – Mathisse Thybulle (Philadelphia 76ers)
Estatísticas relevantes: liderou os novatos em desvios (2.5) e roubos (1.4) – além de impactar negativamente o aproveitamento médio dos adversários na defesa individual em 2.5% nos arremessos de quadra e 8.1% na linha dos três pontos.
Visão Geral: comprovou a hype de especialista de defesa – mostrando instintos espetaculares de antecipação fora da bola e usando sua envergadura de 2,14m e muita mobilidade lateral para ser um legítimo stopper das posições 1, 2 e 3. Potencial all defensive team perene na NBA.
 
Ala-Pivô – Brandon Clarke (Memphis Grizzlies)
Estatísticas relevantes: impactou negativamente o aproveitamento médio dos adversários em 7.2% em arremessos na área restrita e 2.6% na linha dos três pontos.
Visão Geral: uma aberração atlética ao combinar mobilidade e explosão vertical de elite, Clarke foi tão eficiente no perímetro quanto protegendo o aro. Literalmente alguém que pode defender as cinco posições em quadra – um sonho para treinadores que adotam sistemas de trocas defensivas.
 
Pivô – Daniel Gafford (Chicago Bulls)
Estatísticas relevantes: impactou negativamente o aproveitamento médio dos adversários em 11.1% em arremessos na área restrita, em 7.5% na linha dos três pontos e liderou a classe em média de tocos por jogo, com 1.3.
Visão Geral: um dos melhores atletas da classe, exibiu tremendo timing e velocidade de reação para ser um protetor de aro de elite logo em seu primeiro ano na liga. Além disso, mostrou que pode sobreviver a trocas contra jogadores menores no perímetro. Moderno, colocou pressão em Wendell Carter Jr. na briga para ser o ‘pivô do futuro’ do Bulls.

Últimas Notícias

Comentários