Conheça a história dos nomes das franquias da NBA

Depois de escrever a notícia sobre a mudança de nome do New Orleans Hornets para New Orleans Pelicans, resolvi pesquisar a origem dos nomes das 30 franquias da NBA. Alguns fazem muito sentido como o do Houston Rockets (referência à NASA), do Phoenix Suns (referência ao sol escaldante da cidade), mas outros nem tanto. Los Angeles […]

Fonte:

Depois de escrever a notícia sobre a mudança de nome do New Orleans Hornets para New Orleans Pelicans, resolvi pesquisar a origem dos nomes das 30 franquias da NBA.

Alguns fazem muito sentido como o do Houston Rockets (referência à NASA), do Phoenix Suns (referência ao sol escaldante da cidade), mas outros nem tanto. Los Angeles Lakers e Utah Jazz, por exemplo, herdaram nomes da época em que as franquias eram de outras cidades. Lakers fazia sentido em Minneapolis, assim como Jazz casava perfeitamente com a cidade de New Orleans.

A origem dos nomes das 30 franquias da NBA

Publicidade

Atlanta Hawks: a franquia já teve outros três nomes – Tri-Cities Blackhawks (de 1950 a 1952), Milwaukee Hawks (de 1952 a 1956) e St. Louis Hawks (de 1956 a 1969). Em 1948, as cidades de Moline, Rock Island e Davenport, conhecidas como as cidades trigêmeas, receberam uma franquia da NBA. O time recebeu o nome de Blackhawks, em homenagem ao chefe de uma tribo de índios Sioux de mesmo nome. Quando o time foi para Milwaukee, em 1952, foi diminuído para Hawks. O nome permaneceu quando a franquia foi para Saint Louis e, eventualmente, para Atlanta.

Boston Celtics: o nome foi escolhido pessoalmente pelo dono da franquia, Walter Brown, em 1946, e faz referência ao grande número de irlandeses que se concentram na região de New England. Muitos irlandeses acreditam que são ancestrais dos povos antigos chamados Celtas. O apelido Celtics levou a melhor sobre Whirlwinds, Olympians e Unicorns.

Publicidade

Brooklyn Nets: Nets quer dizer rede, como a que compõe a cesta. O apelido rima com dois outros times da cidade, Mets (do beisebol) e Jets (do futebol americano). O nome foi mantido, mesmo com a mudança de New Jersey para Brooklyn. Em 1994, a franquia considerou mudar o nome para Swamp Dragons ou Fire Dragons para aumentar os seus esforços de marketing, mas resolveu manter o nome original.

Charlotte Bobcats: o apelido Bobcats, que significa Gatos Silvestres, venceu um concurso para escolher o nome da equipe, que começou suas atividades em 2004. Os outros finalistas no concurso foram Dragons e Flight.

Publicidade

Chicago Bulls: o dono original da franquia, Richard Klein, procurava nomes que refletissem a situação de Chicago como a capital mundial da carne. Klein pensava em Matadors ou Toreadors quando seu filho pequeno falou “Pai, isso é besteira (bull em inglês)!” O nome é mantido desde o início da franquia, em 1967. Durante muito tempo, a cidade de Chicago ostentou o maior curral do mundo.

Cleveland Cavaliers: os torcedores elegeram o nome em uma pesquisa feita por um jornal da cidade, em 1970. Cavaliers são homens destemidos, que nunca recusam um desafio. Os outros nomes finalistas no concurso foram Jays, Foresters, Towerse e Presidents.

Publicidade

Dallas Mavericks: uma estação de rádio da cidade fez um concurso para escolher um nome para o time, em 1980. No Texas, a terra dos cowboys, o nome do time de Dallas é uma homenagem à vida no campo. O Maverick é o cowboy solitário das pradarias.

Denver Nuggets: inicialmente, quando participou da ABA (American Basketball Association), a equipe adotou o apelido Rockets. Só que, em 1976, quando time de Denver chegou à NBA, o nome Rockets já era usado pela franquia de Houston. Daí surgiu a necessidade de escolher outro apelido, e Nuggets foi o vencedor após a realização de um concurso. O nome se refere à tradicional mineração na cidade de Denver e à Corrida do Ouro, em 1850.

Publicidade

Detroit Pistons: o time iniciou suas atividades em 1948, na cidade de Fort Wayne, no Estado de Indiana, e era chamado de Zollner Pistons. Pistons, traduzindo para o português, significa pistões. Frank Zollner, primeiro dono da franquia, deu esse apelido ao time porque era o nome de sua fábrica. Quando a franquia se mudou para a cidade de Detroit, capital automobilística dos Estados Unidos, ele tirou seu nome, mas manteve o Pistons.

Golden State Warriors: o time começou como Philadelphia Warriors (1946-1962) e depois virou San Francisco Warriors (1962-1971). Após a mudança para Oakland, a franquia manteve o Warriors, mas passou a se chamar Golden State, que é o apelido oficial do Estado da Califórnia. Alguns afirmam que o nome Warriors tem uma ligação histórica com os índios Delaware, que habitavam a Pennsylvania antes dos britânicos expulsá-los.

Publicidade

Houston Rockets: o time começou como San Diego Rockets, em 1967, e o nome é uma referência ao apelido da cidade “A Cidade em Locomoção”. Quando a franquia foi para Houston, em 1971, o nome foi mantido por um motivo óbvio: a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) tem sua sede na cidade texana.

Indiana Pacers: Pacers significa ritmo veloz, em referência à tradição de competições automotivas de Indiana, casa da famosa 500 Milhas de Indianapolis. O apelido acompanha a franquia desde a sua criação, em 1967.

Publicidade

Los Angeles Clippers: Clippers era um navio muito usado no século 19. Quando o time foi para San Diego, em 1978, uma cidade situada no litoral do Oceano Pacífico, o nome Clippers foi escolhido. Mesmo com a mudança para Los Angeles, em 1984, o apelido foi mantido.

Los Angeles Lakers: o apelido Lakers vem da época em que o time era sediado em Minneapolis (1948-1960), onde existem dez mil lagos naturais. A franquia mudou para Los Angeles em 1960 e o nome foi mantido.

Publicidade

Memphis Grizzlies: o nome vem da época em que a franquia era sediada em Vancouver, no Canadá. Em 1994, ano de fundação da equipe, os donos da franquia pretendiam chamá-la de Mounties, que seria uma homenagem à polícia montada do Canadá. Só que o nome Grizzlies, que quer dizer Urso Pardo, animal nativo da região, venceu um concurso promovido por um jornal de Vancouver. A franquia se mudou para Memphis em 2001 e o apelido foi mantido, mesmo com a proposta da FedEx (empresa de entregas, que é sediada em Memphis) para que o time se chamasse Express. A empresa chegou a oferecer 120 milhões de dólares para que a franquia mudasse de nome, mas a NBA não aceitou.

Miami Heat: o apelido tem origem devido ao calor intenso da cidade de Miami. O nome foi escolhido entre mais de 20 mil sugestões enviadas por torcedores da cidade, em 1988, ano de fundação da franquia. Algumas dessas sugestões eram Sharks, Tornadoes, Beaches e Barracudas.

Publicidade

Milwaukee Bucks: Bucks é um tipo de cervo muito comum em Wisconsin, Estado que tem tradição na caça animal. O nome foi escolhido em um concurso e é mantido desde a criação da franquia, em 1968.

Minnesota Timberwolves: o curioso é que o nome Timberwolves não foi o vencedor de um concurso realizado na cidade. O nome ganhador foi Blizzards. Só que a direção da franquia preferiu o nome Timberwolves porque o Estado de Minnesota possui mais de 48 matilhas de lobos livres. O nome é mantido desde a criação da franquia, em 1989.

Publicidade

New Orleans Hornets: o nome Hornets (um tipo de vespa) foi escolhido na época em que a franquia era sediada em Charlotte (1988-2005). A direção da franquia, que queria chamar o time de Spirits (o nome foi rejeitado pelos torcedores), fez um concurso e o nome Hornets foi o vencedor. O apelido se deve a uma famosa batalha ocorrida perto de Charlotte, durante a Revolução Americana. Na época, um soldado britânico classificou a cidade como “um ninho de vespas”.

New York Knicks: o apelido Knicks é uma abreviação de Knickerbockers, um tipo de calça usada por holandeses que chegaram à América no final do século 19. Muitos deles se estabeleceram em Nova York, onde um desenho do Pai Knickerbocker se tornou um dos símbolos da cidade. Com base nisso, o fundador da franquia, Ted Irish, decidiu colocar o nome da equipe de Knickerbockers.

Publicidade

Oklahoma City Thunder: o nome Thunder (Trovão) foi escolhido após a realização de um concurso na cidade, em 2008. Renegades, Twisters e Barons eram as outras opções no concurso. A franquia, originalmente sediada em Seattle (1967-2008), tinha o apelido de SuperSonics.

Orlando Magic: o apelido foi escolhido através de votação popular e é uma homenagem à Disneylândia. O nome é mantido desde a criação da franquia, em 1989. Outros apelidos considerados na votação foram Challengers, Floridians, Juice, Orbits, Astronauts, Aquamen e Sentinels.

Publicidade

Philadelphia 76ers: o nome faz alusão à assinatura da Declaração de Independência dos EUA na cidade, em 1776, e permanece na franquia desde que ela deixou Syracuse e foi para a Philadelphia (1963). Em Syracuse, a equipe tinha o apelido Nationals.

Phoenix Suns: o apelido foi escolhido através de um concurso que contou com quase 30 mil sugestões, entre elas Scorpions, Rattlers e Thunderbirds. Suns se refere ao sol muito quente de Phoenix. O nome é mantido desde a criação da franquia, em 1968.

Publicidade

Portland Trail Blazers: o apelido foi o segundo mais votado em um concurso popular realizado em 1970, ano de criação da franquia. O mais votado foi Pioneers, só que esse nome já era usado pela Universidade Lewis & Clark. Trail Blazers é uma menção aos desbravadores do Oeste norte-americano.

Sacramento Kings: a franquia começou como Rochester Royals (1948-1957), depois virou Cincinnati Royals (1957-1972), Kansas City-Omaha Kings (1972-1975), Kansas City Kings (1975-1985), até chegar a Sacramento. O nome Kings foi escolhido pelos fãs de Kansas City e mantido quando a franquia se transferiu para a capital da California, em 1985. O apelido genérico se refere a um monarca, mas os Estados Unidos nunca tiveram uma monarquia.

Publicidade

San Antonio Spurs: a franquia, que começou como Dallas Chaparrals (1967-1970), foi chamada ainda de Texas Chaparrals (1970-1973). Em 1973, o time passou a se chamar San Antonio Gunslingers. Mas antes de disputar o primeiro jogo como Gunslingers, veio uma nova mudança. A origem do nome atual da franquia é controversa. Alguns dizem que o apelido Spurs foi escolhido em um concurso. Esporas são objetos pontiagudos usados ​​em botas para controlar cavalos, e o Texas é a terra dos cowboys. Outros dizem que o apelido foi dado pelo próprio dono da equipe na época, o bilionário Red McCombs, já que ele nasceu na cidade de Spur, no Texas.

Toronto Raptors: o nome foi escolhido após um concurso feito por uma grande empresa de marketing na cidade canadense, em 1994. O apelido ganhador é uma referência ao filme Jurassic Park, que fez bastante sucesso na época. Outros nomes finalistas no concurso eram Bobcats e Dragons.

Publicidade

Utah Jazz: o nome Jazz  foi escolhido na época em que a franquia era sediada em New Orleans (1974-1979), cidade que é conhecida por ser o berço do gênero musical Jazz. Quando o time se mudou para Salt Lake City, no Estado de Utah, em 1979, o nome perdeu o sentido, mas foi mantido desde então.

Washington Wizards: originalmente, a franquia era chamada de Chicago Packers (1961-1962). Depois mudou para Chicago Zephyrs (1962-1963), Baltimore Bullets (1963-1973), Capital Bullets (1973-1974) e Washington Bullets (1974-1997). Só que em 1997, o então dono da equipe, Abe Pollin, resolveu mudar de nome porque Bullets tinha uma conotação violenta. A gota d’água foi o assassinato de seu amigo de longa data, o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin. Foi realizado um concurso e o nome Wizards o mais votado. As outras opções eram Dragons, Express, Stallions e Sea Dogs.

Publicidade

Já imaginaram se tivéssemos hoje as franquias Boston Unicorns, Brooklyn Swamp Dragons, Miami Barracudas e Orlando Aquamen?

Últimas Notícias

Comentários