Você sabe quais são os dez jogadores com mais pontos na história dos playoffs da NBA? Aproveitando que a pós-temporada se aproxima, o Jumper Brasil preparou uma lista com os líderes na estatística. Existe alguém que nunca ganhou um título e está na lista? Apenas dois, aliás, ainda estão em atividade.
10. Tony Parker – 4.045 pontos
Uma das lendas do San Antonio Spurs, o francês Tony Parker é o segundo armador com mais pontos na história dos playoffs. Em 18 temporadas na NBA, apenas em uma ele ficou de fora da pós-temporada – na sua última, pelo Charlotte Hornets.
Foram quatro títulos, 226 partidas, sendo 213 como titular. Como resultado, sua média de pontos foi de 17.9, por jogo. A melhor campanha: 2006/07, quando levou o título e, de quebra, o prêmio de MVP das finais.
Parker se destacou de fato como um armador clássico. Sua baixa estatura parecia não importar, com ele conseguindo pontuar de várias maneiras, graças à sua brilhante movimentação.
9. Jerry West – 4.457 pontos
O logo da NBA, Jerry West, é o armador com mais pontos na história da pós-temporada. Em 153 jogos nos playoffs, ele alcançou a marca de 4.457 pontos, sendo todos como jogador do Los Angeles Lakers.
Em 13 participações, entre 1960 e 1974, West se destacou como um dos mais dominantes pontuadores da época. Na pós temporada de 1965, ele atingiu média de 40.6 pontos. Ainda assim, na final, os angelinos perderam para o rival Boston Celtics.
Assim, o primeiro e único troféu da carreira da lenda foi em 1972. Aos 33 anos, já mais como um passador, em vez de um pontuador, ele conquistou o título.
Chama a atenção que ele foi MVP das finais, mas não naquele ano. West é o único na história a vencer o prêmio, mas não ser campeão. Isso aconteceu em 1969, quando ele atingiu média de 30.9 pontos, mas perdeu, mais uma vez, para o Celtics.
8. Kevin Durant – 4.559 pontos
Kevin Durant é um dos dois jogadores em atividade desta lista. Seu talento como pontuador é conhecido desde que chegou à NBA. Esteve nos playoffs em 11 oportunidades, acumulando 155 partidas. Todas, aliás, como titular.
Apesar da maioria com a camisa do Oklahoma City Thunder, o ala-pivô teve mais destaque no Golden State Warriors. Sobretudo porque, em três temporadas, levou o título em duas delas, sendo MVP das finais em ambas.
Também pelo time californiano, Durant teve sua melhor pós-temporada como pontuador. Em 2019, quando lesionou o tendão de Aquiles, o ex-Warriors teve média de 32.3 pontos por partida.
Além das equipes citadas, acumula também duas participações pelo Brooklyn Nets. Por fim, no Phoenix Suns, será que Durant consegue ganhar novas posições na lista?
7. Karl Malone – 4.761 pontos
Karl Malone é o maior pontuador da história dos playoffs sem um título. Ele tentou durante 19 temporadas, sendo uma pelo estrelado Lakers, mas nunca conseguiu o sonhado troféu. Ainda assim, em 193 partidas, alcançou a expressiva marca de 4.761 pontos.
Apesar de uma final com o Lakers, na sua última temporada, seu maior destaque foi com a camisa do Utah Jazz, onde é ídolo máximo, ao lado do companheiro John Stockton. Juntos, então, chegaram a duas finais, em 1997 e 1998. O azar: cruzaram com o lendário Chicago Bulls de Michael Jordan.
Além disso, foi um pontuador dominante e também era excelente em rebotes com média de 10.7 por partida.
6. Tim Duncan – 5.172 pontos
Tim Duncan é o maior ídolo da história do Spurs. E não é à toa. O histórico ala-pivô chegou à NBA e, logo na sua segunda temporada, foi campeão. Assim, aos 22 anos, conquistou o prêmio de MVP das finais.
Posteriormente, foram mais quatro anéis e outros dois prêmios de melhor das finais. Em toda sua carreira na pós-temporada, acumula 251 partidas e 5.172 pontos.
Sua melhor campanha nos playoffs foi em 2003, quando atingiu médias de 24.7 pontos e 15.4 pontos, por partida. Na ocasião, conquistou seu segundo Larry O’Brien.
Leia mais!
- LeBron James: “Colocamos o Lakers em condição de brigar pelo título”
- Melhor amigo de Michael Jordan diz que prefere jogar com LeBron James
- “Não me importo com legado na NBA”, dispara Kevin Durant
5. Shaquille O’Neal – 5.250 pontos
Um dos jogadores mais dominantes de toda a história, Shaquille O’Neal assustou seus adversários nos playoffs. Em 216 partidas, marcou 5.250 pontos, com as camisas de Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics.
Embora com destaque em muitas dessas equipes, ele cravou seu nome pelo Lakers. Com a camisa angelina, afinal, conquistou três títulos, sendo o MVP em todas estas finais.
Sua melhor pós-temporada foi no primeiro destes troféus, quando enfrentou o Indiana Pacers em uma série histórica de sete jogos. Certamente foi primordial para a conquista, ultrapassando a marca de 30 pontos em todos os duelos. Dessa forma, terminou com média de 30.7 naqueles playoffs. Shaq tem, ainda, um outro título, mas com a camisa do Heat.
4. Kobe Bryant – 5.640 pontos
O próximo da lista é outro grande ídolo do Lakers: Kobe Bryant. O dono das camisas 8 e 24, que foram eternizadas, atingiu 220 partidas na pós-temporada da NBA e se consagrou como um dos maiores pontuadores, com 5.640 pontos.
Bryant esteve com Shaq nas três conquistas citadas. Mas, sozinho, levou mais dois Larry O’Brien para a galeria do Lakers. Foram nestas duas conquista, aliás, que ele garantiu seus dois prêmios de MVP das Finais.
Sua última apresentação nos playoffs aconteceu em 2012. Aos 33 anos, ainda assim, alcançou números absurdos, com média de 30 pontos, em 12 partidas.
3. Kareem Abdul-Jabbar – 5.762 pontos
Kareem Abdul-Jabbar era, até pouco tempo atrás, o maior pontuador da história da NBA. E, nos playoffs, ele também é um dos maiores. Em 237 partidas, o pivô contabilizou 5.762 pontos, sendo a terceira maior marca de todos os tempos, na pós-temporada.
Eternizado, principalmente, como um ídolo dos Lakers, Kareem começou sua campanha nos playoffs com a camisa do Milwaukee Bucks. Por lá, conquistou o primeiro título da história da franquia, como também cravou uma expressiva média de 29.7 pontos, por partida.
A partir da temporada 1976/77, passou a vestir a camisa roxa e dourada e se consagrou como um dos grandes. Em 13 pós-temporadas, conquistou cinco títulos e atingiu uma média de 22.6 pontos.
2. Michael Jordan – 5.978 pontos
Considerado por muitos o maior jogador da história, Michael Jordan é o segundo desta lista. O ídolo do Chicago Bulls teve 13 pós-temporadas, sendo todas pela equipe de Illinois . Então, acumulou média de 33.4 pontos, durante suas 179 partidas, sendo a maior marca de todos os tempos.
Ao longo dessa campanha, o camisa 23 acumula várias atuações memoráveis. Ele possui, por exemplo, a maior pontuação em um só jogo, quando atingiu 63 pontos, em 1986. É inesquecível, também, quando Jordan estava com febre e fez 38 pontos no jogo cinco das finais de 1997.
Além de um pontuador dominante, Jordan se consagrou como um dos grandes campeões. Como um líder em todos os aspectos, então, dominou a década de 90 e levou seis troféus para a galeria do Bulls.
1. LeBron James – 7.631 pontos
Ninguém fez tantos pontos na história da NBA como LeBron James. Líder absoluto na temporada regular, o futuro hall da fama lidera, também, a estatística nos playoffs. Durante 266 partidas, James marcou absurdos 7.631 pontos.
A maior marca de James em um só jogo ocorreu em maio de 2018, quando alcançou 51 pontos diante do Golden State Warriors. Outras atuações impressionantes ocorreram nas finais de 2016, quando LeBron repetiu 41 pontos em duas partidas e liderou a virada histórica diante do Warriors.
Na época, ele conquistou seu único título com a camisa de Cleveland. LeBron tem, ademais, duas conquistas com o Heat e uma, mais recente, com o Lakers.
Por fim, na atual temporada, o astro corre para garantir sua equipe nos playoffs. Portanto, será que ele consegue tornar a marca ainda mais impossível de ser batida.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp