O Campeonato Paulista de 2020 inicia-se nesta quinta-feira (1) e, enquanto não chega a nova temporada do NBB, o Jumper Brasil preparou um guia do principal campeonato estadual do Brasil.
Regulamento
A Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, no fim do mês de agosto, a distribuição dos grupos para o Campeonato Paulista de 2020. Serão dez clubes dispostos em duas chaves distintas. As dez equipes estão divididas em Chaves A e B e jogarão em turno único na fase classificatória. Quatro times de cada grupo se classificam para compor as Chaves C e D, que serão disputadas em um quadrangular sediado de turno único e completo. Classificarão as duas primeiras de cada chave, que jogarão a Final, em sistema de cruzamento olímpico (1C X 2D, 1D X 2C // perdedor x perdedor, vencedor x vencedor).
Chaves
Chave A: Sesi Franca, Mogi Basquete, Bauru Basket, Liga Sorocabana de Basquete (LSB) e Unifae São João da Boa Vista*
Chave B: São Paulo, Corinthians, Paulistano, Pinheiros e Basket Osasco
Primeira rodada
01/10 (quinta-feira): Bauru Basket x Sesi Franca – 19h30
02/10 (sexta-feira): Mogi Basquete x Liga Sorocabana – 20h
03/10 (sábado): Basket Osasco x Corinthians – 19h
04/10 (domingo): Pinheiros x São Paulo – 11h
Confira os elencos e a análise de cada uma das dez equipes*
SÃO PAULO
Semifinalista na última edição do estadual, o São Paulo chega para o Campeonato Paulista de 2020 com amplo favoritismo na briga pelo título. A equipe comandada por Cláudio Mortari manteve a base e reforçou ainda mais seu elenco para a atual temporada. Com as novas contratações, pontos negativos do tricolor paulista na época anterior, como a falta de opções adequadas à rotação, sistema defensivo inconsistente e garrafão fragilizado, deixam de existir. Além disso, o clube são-paulino é o único paulista que não passou por reformulação e chega ao torneio com mais entrosamento que seus adversários. O fator Georginho de Paula, MVP do último NBB e também do Paulistão de 2019, também segue sendo fundamental. Todavia, a saída de Léo Meindl para o basquete europeu deve deixar, inicialmente, sequelas no sistema de jogo do time do Morumbi.
Elenco
Armadores: Georginho de Paula (24 anos, brasileiro) / Kenny Dawkins (33 anos, norte-americano) / Igor Araujo (20 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Corderro Bennett (32 anos, norte-americano)
Alas: Shamell (40 anos, norte-americano) / Isaac (30 anos, brasileiro) / Danilo (21 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Renan Lenz (30 anos, brasileiro) / Jefferson William (37 anos, brasileiro)
Pivôs: Lucas Mariano (27 anos, brasileiro) / Gerson (29 anos, brasileiro)
Técnico: Cláudio Mortari
Destaques: Georginho de Paula, Shamell, Corderro Bennett e Lucas Mariano
Ambição na temporada: título
BAURU BASKET
Após uma temporada de altos e baixos, o Bauru Basket vem forte e totalmente repaginado para a disputa do Campeonato Paulista de 2020 e, principalmente, o NBB 2020/21. Agora com o renomado Léo Figueiró no comando da equipe, o dragão realizou contratações pontuais e de suma importância. A reformulação bauruense ficou marcada, claro, pelo retorno do ídolo Alex Garcia, mas a chegada de nomes notáveis eleva cada vez mais o nível do elenco. Lucas Faggiano e Nick Wiggins, destaques do time do interior paulista na temporada anterior, são duas das baixas significativas que não farão parte do atual plantel do Dragão. Buscando não repetir os feitos recentes e regressar à glória, Bauru é um dos favoritos ao título estadual. Ainda assim, o time deve utilizar o torneio para aprimorar o elenco, que, no momento, não está entrosado.
Elenco
Armadores: Alexey Borges (24 anos, brasileiro) / Larry Taylor (39 anos, norte-americano naturalizado brasileiro) / João Guizardi (16 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Alexei Patrício (23 anos, brasileiro) / Gabriel Silva (18 anos, brasileiro) / João Pedro Oliveira (18 anos, brasileiro)
Alas: Alex Garcia (40 anos, brasileiro) / Gui Deodato (29 anos, brasileiro) / Thales Simões (18 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Tyrone Curnell (32 anos, norte-americano) / Gabriel Jaú (22 anos, brasileiro) / Lucas Santos (18 anos, brasileiro)
Pivôs: Dikembe (21 anos, brasileiro) / João Pedro Demétrio (25 anos, brasileiro) / Emanuel (21 anos, brasileiro)
Técnico: Léo Figueiró
Destaques: Alex Garcia, Tyrone Curnell, Dikembe e Alexey Borges
Ambição na temporada: título
PAULISTANO
Aspirante a surpresa do campeonato, e apenas uma das diversas equipes que passaram por um processo de reformulação nesta intertemporada, o Paulistano terá em seu plantel uma mescla interessante entre jovens talentos e atletas experientes. As saídas de nomes importantes como Yago Mateus e Gelvis Solano abriram espaço para uma filosofia diferente daquela implantada nas últimas épocas. O retorno de Deryk e Du Sommer, a vinda de Cauê Borges e Jimmy, e, principalmente, a manutenção de peças importantes, dão à equipe de Régis Marrelli uma amplitude empolgante para esse início no estadual. O principal ponto positivo do elenco é o equilíbrio geral entre as funções. O time basicamente se completa, os estilos se encaixam. É um conjunto veloz, ágil e com bastante potencial de evolução.
Elenco
Armadores: Felipe Ruivo (22 anos, brasileiro) / Beto Fagundes (20 anos, brasileiro) / Matheus “Buiú” (19 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Cauê Borges (29 anos, brasileiro) / Deryk Ramos (26 anos, brasileiro) / Daniel Ifedi (17 anos, brasileiro)
Alas: Jimmy Dreher (30 anos, brasileiro) / Jonatan (21 anos, brasileiro) / Anderson Barbosa (20 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Vitão (23 anos, brasileiro) / Lucas Dória (23 anos, brasileiro)
Pivôs: Maique (27 anos, brasileiro) / Du Sommer (25 anos, brasileiro) / Rafael Araújo (20 anos, brasileiro)
Técnico: Régis Marrelli
Destaques: Cauê Borges, Deryk e Jimmy
Ambição na temporada: classificação para as semifinais
FRANCA BASQUETE
Atual campeão paulista, o SESI Franca enfrentará dificuldades nesta temporada. Afetado pela crise devido à pandemia do coronavírus no Brasil, o time francano manteve a comissão técnica de Helinho Garcia e, infelizmente, precisou reduzir seu orçamento em 40%, de modo que David Jackson, Luciano Parodi, Rafael Hettsheimeir e outros atletas de grande valia deixassem o elenco durante o período de manutenção. Danilo Fuzaro e André Góes, reforços recentes, juntam-se a quatro remanescentes da equipe adulta, com destaque para o ala-pivô Lucas Dias. O restante do plantel será formado por jogadores da boa base do clube, uma aposta válida para o torneio estadual, mas que comprometerá, inicialmente, a rotação.
Elenco
Armadores: Elinho Corazza (30 anos, brasileiro) / Adyel Borges (18 anos, brasileiro) / Paulo Barbosa (17 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Danilo Fuzaro (26 anos, brasileiro) / Vitor Narcizo (18 anos, brasileiro) / Leonardo Abreu (18 anos, brasileiro) / Felipe Nascimento (17 anos, brasileiro)
Alas: André Góes (33 anos, brasileiro) / Gui Abreu (21 anos, brasileiro) / Lucas Batista (19 anos, brasileiro) / Vitor Narcizo (18 anos, brasileiro) / Reynan dos Santos (16 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Lucas Dias (25 anos, brasileiro) / Márcio (17 anos, brasileiro) / Leonardo Craveiro (18 anos, brasileiro) / Kauã Mauad (16 anos, brasileiro) / Nathan Mariano (17 anos, brasileiro)
Pivôs: Guilherme Hubner (33 anos, brasileiro) / Edu Marília (18 anos, brasileiro) / Lucas Souza (17 anos, brasileiro) / Eduardo Elevi (18 anos, brasileiro)
Técnico: Helinho Garcia
Destaques: Danilo Fuzaro, Lucas Dias e André Góes
Ambição na temporada: classificação para as semifinais
MOGI BASQUETE
Entre os principais destaques do Mogi na última temporada, apenas três permanecem no clube: Fúlvio, Gruber e, claro, o técnico Guerrinha, eleito o melhor treinador do NBB 2019/20, no qual o time mogiano garantiu uma surpreendente quinta colocação em meio a um contexto amplamente complicado. Manutenções pontuais. Agora, Danilo Fuzaro, André Góes, Alexey e Paranhos, líderes do Jaguá na campanha passada, trocaram de equipe. E assim inicia-se mais um período de reconstrução em Mogi das Cruzes, que entrou tarde no mercado e ainda segue buscando novos reforços para completar o plantel e ampliar a rotação. Já contratados, Dominique Coleman e Wesley Castro devem ficar com a titularidade e agregar bastante ao esquema de Guerrinha no Campeonato Paulista. A utilização de jovens atletas também será uma opção.
Elenco
Armadores: Fúlvio Chiantia (39 anos, brasileiro) / Cassiano Bueno (23 anos, brasileiro) / Gustavo Luiz (17 anos, brasileiro) / Gabriel Ziggy (18 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Guilherme Lessa (25 anos, brasileiro) / Luiz Colina (19 anos, brasileiro) / Pedro Marques (22 anos, brasileiro) / André Mattos (18 anos, brasileiro)
Alas: Dominique Coleman (31 anos, norte-americano) / Douglas Santos (22 anos, brasileiro) / Rafael Previatti (17 anos, uruguaio) / Renan Contiero (18 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Wesley Castro (24 anos, brasileiro) / Fabrício Russo (35 anos, brasileiro) / Ivan Neto (18 anos, brasileiro)
Pivôs: Luis Felipe Gruber (35 anos, brasileiro) / Felipe Cardoso (20 anos, brasileiro)
Técnico: Guerrinha
Destaques: Fúlvio, Dominique Coleman e Luis Felipe Gruber
Ambição na temporada: classificação para as semifinais
PINHEIROS
Mesmo após dispensar quase todo o plantel que disputou a última edição do Estadual e do NBB, o basquete do Pinheiros seguirá presente no cenário nacional, e desta vez focando no que tem de melhor: as categorias de base. Multicampeões, os garotos receberão, finalmente, a devida oportunidade na equipe adulta. Além dos jovens talentos, o time da capital paulista contará com dois atletas experientes no elenco. Humberto, prata da casa, e Guilherme Teichmann, que vestiu a camisa do Pinheiros no NBB 16/17, comandarão essa safra. E, claro, não há outro técnico tão qualificado e capaz de liderar esse elenco quanto o renomado e vencedor David Pelosini, há oito anos no clube pinheirense e já eleito três vezes como melhor técnico pela Federação Paulista de Basquete. A expectativa é de um estilo divertido e trabalho voltado a evolução constante dos jogadores durante a temporada.
Elenco
Armadores: Gabriel Campos (19 anos, brasileiro) / “Tico” Faria (17 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Danilo Sena (21 anos, brasileiro) / Valter Henrique (19 anos, brasileiro) / Elvis Viana (18 anos, brasileiro)
Alas: Jonas Buffat (20 anos, brasileiro) / Rafael Munford (22 anos, brasileiro) / Jamison Júnior (19 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Humberto Gomes (25 anos, brasileiro) / João “Mãozinha” (20 anos, brasileiro)
Pivôs: Guilherme Teichmann (37 anos, brasileiro) / Maicon Douglas (19 anos, brasileiro) / Daniel Aleixo (20 anos, brasileiro)
Técnico: David Pelosini
Destaques: Humberto, Guilherme Teichmann e Jonas Buffat
Ambição na temporada: classificação para a segunda fase
CORINTHIANS
Com a continuidade da equipe de basquete confirmada, o Corinthians adotou uma estratégia diferente para o Campeonato Paulista. A equipe corinthiana já anunciou a chegada de diversos reforços e também a manutenção de Ricardo Fischer e Kyle Fuller, estrelas do clube do Parque São Jorge. Porém, o Timão optou por disputar o estadual utilizando apenas os jovens atletas do plantel. A idéia do time alvinegro é dar espaço para os mais novos que poderão integrar a equipe principal no NBB sob o comando do novo treinador Demétrius Ferraciú. Vale lembrar que o elenco formado por garotos será comandado por Vitor Galvani, treinador que domina as categorias de base do Corinthians e esbanja juventude e conhecimento tático e técnico.
Elenco
Armadores: Felipe Dalaqua (20 anos, brasileiro) / JP de Paula (18 anos, brasileiro) / Pedro Mancio (18 anos, brasileiro) / Gui Mangueira (18 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Vezarinho (24 anos, brasileiro) / Rafael Mencarini (18 anos, brasileiro)
Alas: Guilherme Cestari (19 anos, brasileiro) / Victor Henrique (19 anos, brasileiro) / Anderson Vinicius (19 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Lucas Siewert (23 anos, brasileiro) / Yan Djalo (18 anos, brasileiro) / Alexandre Ludwig (19 anos, brasileiro)
Pivôs: Lucas Cauê (22 anos, brasileiro) / Ítalo Honorato (19 anos, brasileiro) / Léo Brito (17 anos, brasileiro)
Técnico: Vitor Galvani
Destaques: Lucas Cauê, Lucas Siewert e Vezarinho
Ambição na temporada: classificação para a segunda fase
BASKET OSASCO
Reforçado, o Basket Osasco tem chances de se tornar uma grata surpresa nesse início de Campeonato Paulista. Campeão da Copa São Paulo de Basquete, torneio finalizado no último domingo (27), o time osasquense, comandado pelo experiente João Ricardo, tem um elenco com peças interessantes para a disputa de um estadual. Patrick Carioca, Thiaguinho, Gustavo Scaglia, Edu Mariano e Lupa são jogadores que já conquistaram espaço no cenário nacional e irão, com certeza, agregar bastante à Coruja.
Elenco
Armadores: Patrick Carioca (26 anos, brasileiro) / Thiaguinho Marcello (28 anos, brasileiro) / Tiago Pinheiro (17 anos, brasileiro)
Alas-armadores: “Robinho” Ítalo (25 anos, brasileiro) / Bruno Felipe (27 anos, brasileiro) / Gustavo Nascimento (20 anos, brasileiro)
Alas: Gustavo Scaglia (27 anos, brasileiro) / Edu Mariano (36 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Eliel Maldonado (24 anos, brasileiro) / Felipe Franklin (22 anos, brasileiro) / Pedro Silva (25 anos, brasileiro)
Pivôs: “Lupa” (30 anos, brasileiro) / Gabriel Mendes (23 anos, brasileiro) / Ygor Freitas (33 anos, brasileiro) / Everton Oliveira (27 anos, brasileiro)
Técnico: João Ricardo Lourenço
Destaques: Thiaguinho, Gustavo Scaglia e Lupa
Ambição na temporada: classificação para a segunda fase
LIGA SOROCABANA
Tecnicamente, o elenco é, sem dúvidas, um dos mais fracos de toda a competição e, por isso, não deve almejar grandes objetivos. O retorno de Murilo Becker é um deleite para a equipe de Sorocaba, que possui os experientes Rafael Castellon e Eric Laster como outros grandes destaques. Emprestados pelo Flamengo, os jovens Gabriel Machado e Matheus Weber serão fundamentais na rotação de Rinaldo Rodrigues. O conjunto limitado, contudo, acarretará em poucas variações que trarão pontos negativos ao clube no Campeonato Paulista.
Elenco
Armadores: Adler Ribeiro (20 anos, brasileiro) / Dilber Ribeiro (18 anos) / Gui Ruivo (20 anos, brasileiro)
Alas-armadores: Eric Laster (26 anos, norte-americano) / André Arcolino (23 anos, brasileiro) / Thiago Ramos (20 anos, brasileiro)
Alas: Rafael Castellon (35 anos, brasileiro) / Gabriel Machado (18 anos, brasileiro) / Lucas Faria (25 anos, brasileiro)
Alas-pivôs: Matheus Weber (20 anos, brasileiro) / Salatiel Hlawatsch (21 anos, brasileiro) / Caio Araujo (19 anos, brasileiro)
Pivôs: Murilo Becker (37 anos, brasileiro) / Jonathan Muller (24 anos, brasileiro) / João César (18 anos, brasileiro)
Técnico: Rinaldo Rodrigues
Destaques: Murilo Becker, Rafael Castellon e Eric Laster
Ambição na temporada: classificação para a segunda fase
* Não há informações sobre o elenco da UNIFAE/São João. A equipe do Jumper Brasil procurou os responsáveis pelo basquete da universidade, mas não obteve respostas. Existe a chance do clube não disputar o Campeonato Paulista de 2020.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete: