Joel Embiid completará dois anos como jogador da NBA em dois meses, mas ainda não conseguiu disputar uma partida oficial sequer na carreira profissional. Uma fratura no pé direito afastou a terceira escolha do draft de 2014 das últimas duas temporadas inteiras e, para evitar mais lesões, a ordem no Philadelphia 76ers segue tratar o assunto com cautela. O novo presidente de operações do time, Bryan Colangelo, incorporou o discurso habitual ao comentar a possibilidade de retorno do pivô.
“Nós não queremos correr para recolocar Joel em quadra, mas eu estou encorajado pelo progresso que vi. Nada será feito para acelerar a recuperação, se não estiver preparado. Ele está ansioso para finalmente jogar, mas já estamos prontos para seguir em frente – com ou sem seu reforço”, assegurou o executivo recém-contratado, em entrevista à rádio Sirius XM.
O Sixers constatou os avanços da recuperação de Embiid ao longo da semana, com o retorno do atleta de 22 anos aos treinos sem contato. A liberação para voltar a jogar basquete veio depois de avaliação especial em um hospital especializado em medicina esportiva no Qatar. Correndo tudo como planejado, a franquia pretende contar com o jovem pivô no início da próxima temporada – para, finalmente, fazer sua aguardada estreia na NBA.