Como uma temporada ruim do Lakers pode aposentar tantos jogadores?

Após um ano terrível, o time californiano sequer foi ao play-in

jogadores aposentar Lakers temporada Fonte: Noah Graham / AFP

Nove atletas que passaram pelo Los Angeles Lakers em 2021/22 estão sem time para a atual campanha. A temporada ruim do Lakers pode ter sido determinante aposentar tantos jogadores. Sinceramente, nunca vi nada parecido, mas a reclamação sobre a idade daquele elenco ganha justificativa. É natural que dois ou três nomes encerrem suas carreiras após um ano, mas nove? E nem foi por decisão deles, pois todos gostariam de seguir na NBA.

Começo com o melhor deles, Carmelo Anthony, que apesar de aparecer em rumores por diversos times na agência livre, segue fora da liga.

Publicidade

Carmelo Anthony

É bom entender que Anthony (37 anos) esteve muito próximo de deixar a NBA quando foi trocado do Houston Rockets para o Chicago Bulls, em 2018/19. Aliás, talvez você nem se lembre da passagem dele pelos dois times. Primeiro, porque foram só dez jogos na equipe texana. Depois, ele sequer atuou pelo Bulls, dispensado dez dias após a negociação.

Quando a temporada 2019/20 começou, Anthony procurava um time para seguir e ele só conseguiu vaga no Portland Trail Blazers depois de 14 jogos. Até então, o Blazers tinha apenas cinco vitórias. No fim, ele foi tão bem que ganhou um novo contrato e, mesmo como reserva, fez uma campanha decente em 2020/21. Então, veio a chance de jogar ao lado de seu amigo LeBron James no Los Angeles Lakers.

Publicidade

E Anthony começou bem, com 20 pontos ou mais em cinco dos primeiros 11 jogos. O Lakers tinha sete vitórias, então parecia tudo bem. No entanto, as coisas mudaram.

E para pior.

Desde o bom início, ele teve os mesmos 20 pontos ou mais em apenas outros seis embates. Ou seja, cinco nos primeiros 11 e seis nos últimos 58.

Eca!

Mas nem era por culpa dele. A cada jogo, o técnico Frank Vogel, com tanta pressão por resultados que não vinham, mudava os planos.

Publicidade

Obviamente, Anthony foi embora, mas deixou saudades em um time que simplesmente não consegue acertar de três.

Trevor Ariza

Tudo bem, Trevor Ariza nunca se firmou em lugar algum. Sempre teve espaço na NBA pela defesa e arremesso de três, mas estava com 36 anos quando o Lakers o chamou. Era sua segunda passagem pela equipe de Los Angeles, então ele sabia o que estava para enfrentar.

Publicidade

Mas Ariza ainda era um jogador que ajudava. Foi assim no ano anterior no Miami Heat (27 dos 30 jogos como titular), enquanto produzia 35% dos arremessos de longa distância. Então, fazia sentido para o Lakers ter jogadores assim no elenco, mas ninguém imaginava que a temporada faria ele se aposentar.

Não deu certo desde o início para ele, pois estava lesionado e perdeu boa parte da campanha. Quando retornou às quadras, Ariza era só um esboço do que já foi.

Foram só 24 jogos (16 derrotas), 27% de aproveitamento em três pontos e a defesa passou longe do que se desejava.

Publicidade

Dwight Howard

Achismo puro, tá? Mas Dwight Howard ainda tinha espaço na NBA. Talvez, Howard seja obrigado a se aposentar simplesmente porque o Lakers montou um grupo de jogadores velhos para a última temporada.

Adivinhe?

Ninguém foi atrás dele na agência livre.

Mas aqui tem um pouco de culpa dele. Desde que saiu do Orlando Magic, Howard passou por seis equipes, com três passagens diferentes pelo Lakers. Ele não é um cara “fácil” e, basicamente, não deixou nenhum de seus times pela porta da frente.

Publicidade

Howard não teve seu contrato com o Lakers renovado após o título, mas bem que poderia. Então, após um ano no Philadelphia 76ers, ele voltou para fazer o mesmo papel: um defensor de garrafão com limite de minutos.

Natural que fosse assim, até pela idade (36).

Só que atletas como Howard, que não arremessam de três, são cada vez mais raros na liga. Se você somar todos os contras, é difícil os prós ganharem. Ainda assim, ele poderia seguir.

Agora, ele vai levar seus talentos para o Taoyuan Leopards, de Taiwan.

Publicidade

Rajon Rondo

Vá lá, Rondo não ficou a temporada toda, mas retornou ao Lakers para ser o reserva de Russell Westbrook. Não deu certo, claro. Dois armadores sem arremesso de três consistente, então não tinha como funcionar. Mas Rondo tem (ou tinha) um caso curioso. Foram 37.6% de aproveitamento no Chicago Bulls, 43.2% pelo Los Angeles Clippers, 37.8% com o Atlanta Hawks, mas quando voltou, teve 26.7%.

Ou seja, ele vinha melhorando no quesito antes de voltar ao Lakers. E, depois que saiu novamente, desta vez para o Cleveland Cavaliers, 39.7%.

Então, tenho uma teoria: Rondo era um agente infiltrado do Boston Celtics.

Mas, de verdade, a pressão no Lakers é diferente.

Publicidade

Avery Bradley

Assim como Howard e Rondo, Avery Bradley foi embora e voltou ao Lakers. No entanto, Bradley poderia seguir na equipe. Foram 39% de aproveitamento em três, boa defesa, mas ele perdeu espaço para Malik Monk durante a última campanha.

Claro, o Lakers precisava pontuar de alguma forma e Monk oferecia algo que Bradley não era exatamente um especialista. Embora ele tenha tido momentos como cestinha no fim de sua passagem pelo Boston Celtics, além de Detroit Pistons e Memphis Grizzlies, Monk fazia mais sentido naquele momento.

Publicidade

Mas para 2022/23, foi estranho Bradley não aparecer em nenhum outro time. E nem é idade, pois hoje, ele está próximo de fazer 32 anos. Então, o jogador tinha mais uma temporada, pelo menos, para mostrar no Lakers antes de se aposentar.

DJ Augustin

O Lakers trocou de pneus com o carro andando. Após Rondo ir para o Cavaliers, o time testou alguns armadores ali. Entre eles, DJ Augustin. Embora Augustin não tenha feito um papel ruim, sua adição pouco resolvia os problemas da equipe. Claro que ele é (ou era) um armador seguro, com poucos erros de ataque, boa visão de quadra e bom arremesso de três (42.6% em 22 jogos), mas Los Angeles estava tão desorganizado que não daria certo.

Publicidade

Hoje, próximo de completar 35 anos, parece longe de seguir na NBA.

Wayne Ellington

Outro “andarilho”, Wayne Ellington chegou ao Lakers para ser um reserva que arremessasse de três, mas sua defesa… Ellington está com 34 anos, após passar por nove equipes na liga. Eu tinha a impressão de que ele ainda arrumaria um contrato de veterano, mas não foi o que aconteceu.

Publicidade

Kent Bazemore

Bem, Kent Bazemore tem 33 anos, é um jogador razoável para a composição de elenco e até parecia que ia jogar em 2022/23, mas o Sacramento Kings o dispensou antes do início da temporada.

Isaiah Thomas

Foram apenas quatro jogos em uma segunda passagem pelo Lakers, mas sem sucesso. Depois, fez uma partida pelo Dallas Mavericks e ficou até o fim da temporada no Charlotte Hornets. Aos 32 anos, o duas vezes All Star está fora da NBA.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários