A revolução tecnológica que vivenciamos nos últimos anos levou a mudanças em diversos aspectos das nossas vidas. O esporte é mais uma das áreas em que a influência dos meios tecnológicos teve grande impacto, alterando a forma como jogos são jogados e como percebemos as partidas.
Um dos maiores exemplos é o uso do SportVU na NBA. Esta ferramenta consiste em um conjunto de câmeras conectadas a poderosos computadores, que rodam um software capaz de compilar e processar um grande número de informações durante as partidas. Vamos ver algumas das maneiras como ela influenciou o jogo.
Melhorou a precisão dos dados
A análise de dados é uma realidade nos esportes e na atuação de diversas empresas e setores inteiros há algum tempo. Mesmo antes da existência de poderosos softwares e computadores, ela já era levada a sério pelos atletas e times de ponta, em diversas modalidades esportivas.
Mas, antes da criação de uma ferramenta altamente precisa, havia uma grande dificuldade de se registrar com precisão o grande número de dados necessários para uma análise abrangente da partida. Com o avanço da inteligência artificial, da ciência de dados e da capacidade de memória e servidores, agora podemos aproveitar essas informações.
Diminuiu o tempo de processamento
E todos estes dados passaram a ficar disponíveis em tempo real, sem que fossem necessárias muitas horas ou até dias para o processamento dos dados. Isso aconteceu graças à velocidade dos processadores que compõem o hardware da ferramenta, e fez uma enorme diferença.
Diversos setores usam análise de dados, Big Data e até inteligência artificial e machine learning para processar uma grande quantidade de informações e agir em tempo real. Por exemplo, os cassinos online e plataformas de pôquer como o GGPoker conseguem administrar milhares de jogos ao mesmo tempo, variáveis, montantes e comportamentos.
Pense em uma partida de poker e o que está envolvido. Cada carta representa uma probabilidade e cada ação dos jogadores, que estão em vários lugares do mundo quando se joga em uma plataforma online, muda tudo. Tudo isso precisa ser absorvido e “entendido” por um computador inteligente.
O SportVU faz algo similar, absorvendo informações que antes eram completamente dispensadas e trazendo a ciência para o protagonismo. Equipes agora escolhem escalações, quais arremessos vão tentar e até quem irão contratar com base em dados e cálculos completamente novos. Tudo graças à ciência de dados.
Trouxe novas informações
Toda a capacidade das câmeras e computadores utilizados, possibilitou que novas informações fossem acrescentadas às análises dos jogos. As equipes passaram a contar com diversas informações novas, que se mostraram muito úteis no planejamento dos treinos, estratégias e táticas de jogo.
Com o SportVU, as equipes passaram a contar, por exemplo, com informações de precisão milimétrica sobre as posições de todas as pessoas na quadra, captadas 25 vezes a cada segundo. Registros que eram impossíveis para os olhos e mãos, passaram a ser corriqueiros e visualizados em tempo real, o que revelou uma imensa gama de informações novas.
Possibilitou análises mais abrangentes
A velocidade e a variedade de informações foram capazes de proporcionar uma análise muito mais abrangente e compreensiva do que acontecia em toda a extensão da quadra, e a todo momento, de forma instantânea. Um imenso volume de dados, processado e disponibilizado de forma simples, levou à possibilidade de associações que eram inimagináveis.
Isso fez com que as comissões técnicas tivessem à sua disposição aquilo que precisavam para determinarem quais as melhores ações no jogo atual e no futuro, com a comparação do desempenho da equipe e de atletas específicos em um amplo espaço de tempo.
Aumentou o nível técnico
E o impacto da tecnologia foi tão grande no esporte, que foi impossível para a NBA ignorar a sua importância. Inicialmente ela foi adotada de forma independente por alguns clubes, que pagavam com o próprio dinheiro pelo uso dela. Mas, com o tempo, a liga adquiriu o equipamento para ser utilizado em todos os jogos e por todas as equipes.
Isso levou a um aumento do nível técnico do campeonato, que pôde ser percebido por todos os profissionais envolvidos, e pelos torcedores. Saber exatamente, e em tempo real, onde é preciso melhorar, teve uma importância fundamental na capacidade de aprimoramento dos jogadores e dos times.
Há quem considere que o uso de tecnologias nos esportes acaba diminuindo um pouco a graça do espetáculo. Por outro lado, existem pessoas que acreditam que aparelhos como o SportVU se tornaram indispensáveis, e que não imaginam mais a possibilidade de assistir a um jogo de basquete sem acompanhar os dados fornecidos por ele.
Mas, seja qual for a sua posição, uma coisa é inegável: o SportVU mudou definitivamente a percepção dos jogos de basquete, e criou uma divisão entre aquilo que o esporte era e o que se tornou. Ele ofereceu mais e melhores dados e fez com que as equipes se adaptassem para utilizá-los para o desenvolvimento delas e, consequentemente, do esporte.