Como no futebol, comissário sugere rebaixamento na NBA

Punição seria para os dois piores times que perdessem de propósito

futebol rebaixamento comissário NBA Fonte: Karim Sahib / AFP

A marca NBA está cada vez mais popular no mundo e, pensando em seu produto, o comissário Adam Silver sugeriu que a liga tivesse rebaixamento, como acontece no futebol. De acordo com o jornalista Baxter Holmes, da ESPN, Silver está atento ao que acontece com equipes perdendo de propósito. Ou seja, ele quer acabar com o tank.

Para o próximo Draft, o francês Victor Wembanyama surge como o principal favorito a ser a primeira escolha. Então, diversos times estariam com o foco voltado para a loteria. Pelas regras da NBA, as equipes com menos vitórias ao fim de uma temporada possuem mais chances de subir no recrutamento, mas Silver quer evitar a desvalorização das franquias e do próprio esporte.

Publicidade

“Nós demos um aviso aos times”, afirmou Silver aos seus funcionários. “Então, nós vamos prestar mais a atenção no problema durante a temporada”.

A proposta do comissário, de olho no mercado internacional, seria introduzir o rebaixamento aos times que perdessem por querer na NBA, similar ao futebol. Assim, as duas piores franquias cairiam para a G League, enquanto duas equipes da liga de desenvolvimento subiriam.

Publicidade

“É algo que nós precisamos observar”, disse. “O Draft é, em princípio, um sistema bom, mas eu entendo, especialmente quando tem um jogador que aparece em cada geração, como temos agora”.

Leia mais

Apesar de Silver não mencionar Wembanyama, o atleta vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Recentemente, ele atuou com o seu time, o Metropolitans 92 contra o Ignite, da G League. Diversos jogadores da NBA foram acompanhar e saíram de lá impressionados.

Publicidade

O que o comissário não quer, de forma alguma, é ter apenas 20 times competindo. Ele gostaria de utilizar o futebol europeu como solução imediata ao tank. Mas Silver desistiu, pois o rebaixamento poderia desestabilizar a NBA.

“Mas no fim, poderia não funcionar, pois seria contra o nosso modelo de negócio. E mesmo que subíssemos dois times da liga de desenvolvimento, eles não conseguiriam competir na NBA”, concluiu.

Times que partiram para a reconstrução

O Oklahoma City Thunder escolheu Chet Holmgren no último Draft, mas o atleta sofreu uma lesão no pé e está fora da temporada 2022/23. Portanto, o que se especula é que a direção iria fazer de tudo para não competir mais uma vez para ter mais chances na loteria.

Publicidade

Outro time que foi para a reconstrução é o Utah Jazz. Após várias temporadas caindo nos playoffs, a diretoria trocou Rudy Gobert e Donovan Mitchell, além de outros titulares. Sobrou apenas Mike Conley. No entanto, a equipe de Salt Lake City já venceu os seus dois primeiros compromissos na atual campanha. Aliás, contra candidatos ao topo do Oeste, como Denver Nuggets e Minnesota Timberwolves.

Na noite de sexta-feira, por exemplo, o Indiana Pacers e San Antonio Spurs duelaram até o último momento, mesmo com elencos que não devem brigar por pós-temporada. De fato, é o que Adam Silver quer.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários