Começa a temporada 2019/20 da Euroliga feminina

Serão 31 jogadoras da WNBA na competição

Fonte: Serão 31 jogadoras da WNBA na competição

Por Cainã Lima

A Euroliga, principal campeonato feminino do basquete FIBA, começou no último dia 16, cerca de uma semana após o término da WNBA, que teve o Washington Mystics sagrando-se campeão contra o Connecticut Sun.

Contudo, há pouco ou quase nenhum descanso para inúmeras atletas que estiveram nos playoffs e disputaram a temporada regular da WNBA. Há 31 atletas da liga mais forte do planeta disputando a Euroliga nesta temporada.

Publicidade

Formato da competição 

Seis times concorrem na etapa qualificatória para juntar-se a outras 14 classificadas anteriormente. Eles são divididos em três grupos com duas equipes cada que se enfrentam em jogos de ida e volta, qualificando assim três times para a Euroliga feminina e os outros três para a disputa da temporada regular da EuroCup. Após a breve fase de qualificatórias é realizado o sorteio para a formação de dois grupos compostos por oito equipes cada, que se enfrentam em turno e returno. Dois pontos são computados a cada vitória e um por derrota. Avançam as quatro equipes melhores colocadas em cada grupo para as quartas-de-finais, que ocorrem no formato de melhor de três jogos, da seguinte forma:

Publicidade

1 o do A x 4 o do B
2 o do B x 3 o do A
2 o do B x 3 o do A
1 o do B x 4 o do B

As quatro vencedoras avançam para o Final Four, que opera no formato de jogos eliminatórios, que ocorrem em uma cidade predeterminada pela FIBA Europa.

A atual bicampeã da Euroliga é a UMMC Ekaterinburg, equipe da Rússia liderada pela pivô norte-americana Brittney Griner (Phoenix Mercury), detentora do prêmio de MVP de 2018/19. A equipe ainda conta com outras atletas da WNBA: Allie Quigley, Kayla McBride, Courtney Vandersloot, Emma Meesseman, Maria Vadeeva e Jonquel Jones, além das estrelas europeias Alba Torrens (Espanha) e Nika Baric (Eslovênia)

Publicidade

Primeira rodada

Castors Braine (BEL) 79 x 87 UMMC Ekaterinburg (RUS)

https://youtu.be/h0J_-fSjumA

A favorita UMMC Ekaterinburg estreou com vitória fora de casa. O trio Vadeeva, Griner e Quigley combinou para 60 pontos e foi o destaque do jogo.

Publicidade

Dynamo Kursk (RUS) 79 x 64 ASVEL Lyon (FRA)

https://youtu.be/KRyL7EU76MY

O Dynamo e o Lyon, equipe da brasileira Clarissa dos Santos, enfrentaram-se em Kursk. O destaque ficou por conta da armadora russa Natalia Zhedik, que acertou cinco bolas do perímetro no último quarto e foi a cestinha da partida, com 19 pontos. A ala norte-americana DeWanna Bonner também teve boa atuação: 18 pontos, sete rebotes e quatro roubadas de bola.

Publicidade

Pelo ASVEL, a brasileira Clarissa contribuiu com oito pontos, seis rebotes e três assistências.

Montpellier (FRA) 53 x 66 Sopron Basket (HUN)

https://youtu.be/5pVd3uNkwU0

Famila Schio (ITA) 51 x 47 Arka Gdynia (POL)

https://youtu.be/q286s1MBTks

Çukurova (TUR) 53 x 69 Nadezhda Orenburg (RUS)

Publicidade

https://youtu.be/CIZ0XCi3nEw

Fenerbahçe (TUR) 86 x 82 Girona (ESP)

https://youtu.be/Zi3UDp2XrOk

TTT Riga (LET) 66 x 73 USK Praha (TCH)

https://youtu.be/I-x-ZgGx9ik

Reyer Venezia (ITA) 73 x 63 Bourges Basket (FRA)

Publicidade

https://youtu.be/CfEA255gOLs

Últimas Notícias

Comentários