O Orlando Magic entrou em mais um processo de reconstrução de elenco na última temporada, ao negociar o pivô Dwight Howard com o Los Angeles Lakers. A atual prioridade da franquia é rejuvenescer o time e adquirir jovens talentos. Por isso, um dos veteranos que a imprensa da Flórida acredita estar na porta de saída da equipe seria o armador Jameer Nelson.
O atleta de 31 anos disputou suas nove temporadas na NBA pelo Magic e é um dos ídolos da torcida local. No entanto, a equipe pretende preparar o novato Victor Oladipo para ser o titular da armação em breve. O ala-armador de formação disputou a Liga de Verão na posição um e abriu a pré-temporada do time nesta semana atuando como o reserva imediato de Nelson.
“Eu estou aqui neste momento e quero ficar o máximo possível”, disse o veterano, que teve médias de 14.7 pontos e 7.4 assistências na campanha 2012-13. “Como já disse em outras oportunidades, eu amo jogar em Orlando. Mas entendo também como tudo funciona e que a NBA é um negócio. Agora, estou aqui e meu trabalho é ajudar esse time”.
Um fator que pode pesar a favor de negociar Nelson é o seu contrato: apenas US$2 milhões de seu salário são garantidos para a campanha 2014-15 e, assim, franquias podem economizar com sua dispensa na próxima offseason. No entanto, o armador diz já ter aprendido a conviver com a “ameaça constante” de sair de Orlando.
“Existe muita especulação de que serei trocado, mas isso já acontece há nove temporadas”, lembrou Nelson. “Não seria diferente agora. Sou profissional e tento fazer como J.J. Redick antes de, infelizmente, ir embora. Admiro a forma como ele se portou nos treinos e jogos, mesmo sabendo que seria trocado. Isso aqui é um negócio e essas coisas acontecem”.