Em nove temporadas na NBA, LaMarcus Aldridge sempre vestiu a camisa #12. E isto não vai mudar em San Antonio. O ex-atleta e ídolo do Spurs, Bruce Bowen, autorizou que o número seja “desapontado” temporariamente e entregue ao esperado reforço para que vista em sua passagem pelo time texano.
“Eu quero que LaMarcus se sinta parte da família. Se você pode ajudar, por que não? Afinal, não jogo mais”, disse o ex-ala, que utilizou o número por oito temporadas e recebeu a homenagem em 2012, em entrevista ao jornal San Antonio News-Express. A camisa será retirada mais uma vez assim que o astro deixar a equipe.
Bowen, tricampeão da NBA pelo Spurs (2003, 05 e 07), recebeu uma ligação do gerente-geral R.C. Buford para liberar a camisa #12 em favor do ala-pivô. Ele não apenas deu sua “benção” imediata, mas aposta que o gesto vai ser um passo importante na adaptação de Aldridge ao novo time.
“Eu espero que ter o número ajude LaMarcus a sentir-se confortável. Se estiver confortável, o céu é o limite para ele aqui. É uma coisa a menos com que terá de se preocupar”, avaliou o ex-especialista defensivo, que está aposentado desde 2009 e, hoje, trabalha como analista de estúdio da ESPN norte-americana.
Pelo Spurs, Bowen disputou 752 partidas no total e ficou conhecido por seu estilo muito físico de marcar. Ele foi eleito para o primeiro time de defesa da liga em cinco oportunidades e começou como titular os 82 jogos da equipe por cinco temporadas seguidas. Em campanhas regulares, ele possui médias de 6.4 pontos e 3.0 rebotes por jogo.
Além de Bowen, o Spurs tem outras seis camisas aposentadas em sua história. Tratam-se de homenagens aos ídolos Johnny Moore (00), Avery Johnson (6), James Silas (13), Sean Elliott (32), George Gervin (44) e David Robinson (50).