8xBET

Coluna Baloncesto (28/11/20)

Vinicius Fernandes Batista conta como foi a semana dos clubes do basquete espanhol

Coluna Baloncesto (28/11/20) Fonte: Foto: Reprodução / Twitter do Valencia Basket

Coluna Baloncesto (28/11/20)

Está no ar a Coluna Baloncesto de 28/11/2020, enfatizando os acontecimentos envolvendo os clubes espanhóis, que formam a liga de basquete mais forte do mundo sob as regras da FIBA e cuja seleção masculina é a atual campeã mundial.

Os assuntos em destaque na semana foram: Barça e Real perdem na Euroliga; EuroCup e Champions League sem jogo; treinador demitido na Liga ACB; Alicante ainda invicto na LEB Oro.

Publicidade

EUROLIGA

A principal competição do continente teve sua 11ª rodada realizada, com duas vitórias e duas derrotas para os representantes espanhóis, todos atuando fora de casa. O Barcelona, que vinha de sete triunfos seguidos, foi superado pelo ASVEL Villeurbanne-FRA, no Astroballe, por 80 a 68 (25 x 19, 20 x 17, 20 x 17 e 15 x 15), com 17 pontos do cestinha David Leve. O aproveitamento nas bolas de três foi o grande diferencial. Os mandantes acertaram 13 de seus 21 arremessos, enquanto o time catalão teve dois acertos em oito lançamentos. Nikola Mirotic, com 14 pontos, foi o principal pontuador dos visitantes.

Publicidade

Outro a perder foi o Real Madrid, com 3.103 torcedores presentes na Megasport Arena, diante do CSKA-RUS, por 74 a 73, de virada (17 x 20, 18 x 18, 23 x 17 e 16 x 18). Partida espetacular de Mike James, cestinha, com 28 pontos (maior marca da rodada), incluindo uma jogada magistral a dois segundos do fim que valeu quatro pontos (cesta de três e a falta, com lance livre convertido). Trey Thompkins, com 15, foi quem mais pontuou para os madridistas, que tiveram Walter Tavares apanhando dez rebotes.

O Baskonia passou por cima do Olympiacos-GRE, em pleno Paz e Amizade, por 90 a 76 (23 x 15, 24 x 16, 20 x 27 e 23 x 18). Pierriá Henry anotou um duplo-duplo (17 pontos e 11 assistências), mas o cestinha foi Zoran Dragic, com 18. Os visitantes se saíram bem nas bolas de três (13 certas em 26 lançadas) e venceram o adversário pela primeira vez em seus domínios desde 2007. Com 15 pontos, Kostas Sloukas e Georgios Printezis foram os maiores pontuadores da equipe grega.

Publicidade

Com um ótimo segundo tempo, o Valencia derrotou o Fenerbahçe-TUR, por 90 a 86, de virada, (16 x 17, 17 x 26, 26 x 21 e 31 x 22), no Ulker Sports and Event Hall, com 20 pontos do cestinha Sam Van Rossom, sendo oito nos últimos 90 segundos. O Fener teve seis jogadores com dois dígitos: Dyshawn Pierre (18), Ali Muhammed (16), Lorenzo Brown (15), Danilo Barthel (14), Jarell Eddie (11) e Jan Vesely (10).

Assim, o Barcelona segue na liderança isolada, com oito vitórias e duas derrotas, e o Valencia subiu para o terceiro lugar, com sete triunfos e três derrotas. O Real Madrid é o sétimo colocado, com seis vitórias e cinco derrotas. O Baskonia foi para o décimo posto, com cinco vitórias e cinco derrotas.

Publicidade

Na 12ª rodada, o Valencia recebe o Alba Berlin-ALE, no dia 03. Dia 04 tem Anadolu Efes Istanbul-TUR x Baskonia, Zalgiris Kaunas x Barcelona e Real Madrid x ASVEL Villeurbanne-FRA.

EUROCUP

A semana teve alguns jogos adiados realizados, nenhum envolvendo clubes da Espanha. O Joventut Badalona lidera o Grupo A (5v e 2d); o Unicaja Málaga mantém a liderança no B (6v e 2d) e já está classificado à próxima etapa; o Andorra ocupa o quarto lugar do C (3v e 3d); e o Gran Canaria continua como vice-líder do Grupo D (6v e 2d), também garantido antecipadamente à fase seguinte.

Publicidade

CHAMPIONS LEAGUE

A fase de grupos da temporada 2020/2021 da única competição continental reconhecida pela FIBA, tem 32 clubes divididos em oito grupos, sendo quatro espanhóis. Eles jogam entre si em turno e returno e os dois primeiros de cada avançam às oitavas de final.

Publicidade

Em função do período de competição envolvendo as seleções, a bola só volta a subir no dia 08 de dezembro. Assim, o Tenerife (2v, 1d) é o vice-líder; o Zaragoza (2v) lidera invicto o Grupo D; o Burgos (2d) é o lanterna do Grupo F; e o San Pablo Burgos (1v, 1d) está empatado com todos os outros três times do Grupo H.

Liga ACB

O pivô Osas Ehigiator, do Fuenlabrada, de apenas 21 anos de idade, rompeu o tendão do joelho direito, precisará ser operado e ficará pelo menos seis meses em recuperação.

Curro Segura foi demitido do cargo de técnico do Real Betis. A diretoria do clube verdinegro anunciou a saída do treinador que estava na agremiação de Sevilla desde a temporada 2018/2019, quando conseguiu o acesso à elite.

Publicidade

Uma lesão muscular no adutor da perna direita fará o armador Jaime Fernández desfalcar o Unicaja Málaga por um mês.

O New York Knicks anunciou que adquiriu os direitos do armador Sergio Llull, de 30 anos, que atua no Real Madrid, mas que pertencia ao Houston Rockets.

O Joventut Badalona anunciou a renovação de contrato com o pivô sueco Simon Birgander, de 23 anos. Ele, que chegou ao clube em 2017, assinou novo acordo válido até junho de 2023.

Publicidade

LIGA LEB ORO

O Valladolid, campeão na temporada passada, continua isolado na liderança do Grupo A, mesmo folgando na rodada. O Grupo B tem como líder o Alicante, que virou sobre o Almansa, fora de casa, por 99 a 93 (23 x 31, 21 x 20, 31 x 20 e 24 x 22), e é o único invicto entre todos os participantes, com seis triunfos seguidos.

Publicidade

Segundo o regulamento, após turno e returno dentro dos grupos (um com nove equipes e outro com dez), até o dia 5 de março de 2021, os cinco primeiros de cada seguem na luta pelo acesso, onde valerão os resultados entre eles na primeira fase e os times de um grupo enfrentarão os do outro, em dez rodadas (novamente ida e volta), até 14 de maio. O primeiro colocado conseguirá o acesso direto à Liga ACB. Do segundo ao nono, em eliminatórias até o dia 13 de junho, brigarão pela outra vaga na elite.

Até a próxima Coluna Baloncesto!

 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:    

Publicidade

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

Últimas Notícias

Comentários