Coluna Baloncesto (24/10/2020)

Vinicius Fernandes Batista conta como foi a semana dos clubes do basquete espanhol

Fonte: Vinicius Fernandes Batista conta como foi a semana dos clubes do basquete espanhol

Está no ar a Coluna Baloncesto de 24/10/2020, enfatizando os acontecimentos envolvendo os clubes espanhóis, que formam a liga de basquete mais forte do mundo sob as regras da FIBA e cuja seleção masculina é a atual campeã mundial.

Os assuntos em destaque na semana foram: Barça leva a melhor no superclássico contra o Real Madrid; Baskonia sem atuar na Euroliga novamente; Joventut Badalona ainda invicto na EuroCup; Champions League começa com triunfos dos espanhóis; Covid-19 causa adiamento de jogo na Liga ACB; falecimento na base do Zaragoza.

EUROLIGA

Publicidade

Na principal competição do continente, a semana teve o superclássico espanhol, entre Barcelona e Real Madrid, no Palau Blaugrana, nessa sexta-feira (23). Melhor para o Barça, que venceu por 79 a 72, com um ótimo primeiro tempo (18 x 14, 30 x 13, 16 x 25 e 15 x 20), mesmo sem ainda contar com o retorno do craque Nikola Mirotic. O cestinha foi o culé Kyle Kuric, com 15 pontos. Trey Thompkins foi o principal anotador merengue, com 14.

Também pela quinta rodada, o Valencia ganhou de virada do então invicto Zalgiris Kaunas, da Lituânia, em plena Zalgirio Arena, diante de 5.131 torcedores, por 94 a 82, devido a um ótimo terceiro quarto (22 x 27, 15 x 18, 30 x 12 e 26 x 25. Cinco jogadores valencianos anotaram mais de dez pontos: Bojan Dubljevic (16), Vanja Marinkovic (16), Nikola Kalinic (14), Klemen Prepelic (13) e Louis Labeyrie (12). Os visitantes foram bem nas bolas de três, com 14 acertos em 32 arremessos. Os maiores pontuadores da equipe anfitriã foram Augustine Rubit e Marius Grigonis, ambos com 12.

Publicidade

Campeão espanhol, o Baskonia teve sua partida contra o ALBA Berlin, da Alemanha, adiado porque o time alemão teve vários de seus jogadores testando positivo para Covid-19 e, assim, ficou sem o mínimo de oito atletas aptos para jogar. Na rodada passada já havia ocorrido a mesma situação diante do Zenit, da Rússia.

Assim, o Barcelona passa a dividir a liderança com o Bayern de Munique-ALE e o Zalgiris Kaunas-LIT, todos com quatro vitórias e uma derrota. O Valencia aparece em quarto, ao lado do Olimpia Milano-ITA, com três triunfos e um revés. O Baskonia é o oitavo, com duas vitórias e uma derrota. E o Real, com um triunfo e quatro derrotas, decepciona e é apenas o 16º (antepenúltimo) colocado. É o seu pior início na história da Euroliga.

Publicidade

Na sexta rodada, dia 29, o Valencia pega o CSKA-RUS, em Moscou, e o Real Madrid recebe o Bayern de Munique-ALE. No dia seguinte, duelo espanhol entre Baskonia e Barcelona, finalistas da última temporada na Liga ACB.

 

EUROCUP

Pelo Grupo A, o Joventut Badalona conquistou sua quarta vitória seguida e permanece na liderança isolada ao bater de virada o Veneza, da Itália, no Palau Olimpic de Badalona, diante de 1.258 espectadores, por 92 a 78, com um grande segundo tempo (24 x 26, 21 x 19, 28 x 20 e 19 x 13). Seis jogadores do time espanhol, comandado por Carles Durán, marcaram mais de dez pontos: Vladimir Brodziansky (cestinha, com 15), Ante Tomic (14), Nenad Dimitrijevic (14), Pau Ribas (13), Xabi López-Arostegui (13) e Conor Morgan (11). Os principais pontuadores dos visitantes foram Stefano Tonut e Andrea De Nicolao, ambos com 13.

Publicidade

Pelo Grupo B, o Unicaja Málaga ganhou a segunda consecutiva ao fazer 86 a 69 no Brescia, da Itália, diante de 552 torcedores no Martín Carpena, parciais de 24 x 12, 17 x 23, 16 x 19 e 29 x 15. 11º triunfo seguido do clube de Andaluzia em seus domínios no torneio continental. Darío Brizuela foi o principal pontuador, com 17 pontos e Adam Waczynski apareceu bem nas bolas de três (três convertidas em cinco arremessadas). No entanto, o cestinha foi Kenny Chery, dos visitantes, com 18 pontos.

Pelo Grupo C, no Basket Hall, com 937 presentes, mais uma derrota do Andorra, agora diante do Lokomotiv Kuban Krasnodar, da Rússia, por 61 a 76 (15 x 23, 12 x 14, 18 x 19 e 16 x 20). Os russos foram sempre superiores e tiveram dois jogadores com duplo-duplo: Kevin Hervey (cestinha com 17 pontos, além de 12 rebotes) e Alan Williams (10 pontos e 11 rebotes). O principal pontuador dos andorranos foi David Jelinek, com 13, sendo três bolas certas de três em cinco lançadas.

Publicidade

Pelo Grupo D, no Tofas Spor Salonu, com portões fechados, importantíssima vitória do Gran Canaria sobre o Bursaspor, da Turquia, por 94 a 76, ganhando os quatro quartos (33 x 18, 20 x 15, 27 x 23 e 18 x 16). Cinco jogadores alcançaram os dois dígitos: o cestinha John Shurna (18), Tomas Dimsa (16), Matt Costello (11), Javier Beirán (11) e Stanley Okoye (10). O time comandado por Porfi Fisac abusou dos arremessos de três: foram 42 ao todo, com 16 acertos (38,1% de aproveitamento). Oguz Savas, com 14 pontos, foi o principal pontuador dos mandantes.

Assim, o Joventut Badalona lidera o Grupo A, o Unicaja Málaga passa a dividir a liderança no B (3v e 1d), o Andorra ocupa o quarto lugar do C (1v e 3d) e o Gran Canaria continua como vice-líder do Grupo D (3v e 1d), atrás apenas do Trento, da Itália, líder invicto.

Publicidade

Na próxima rodada, o Joventut Badalona encara o Unics Kazan, na Rússia, no dia 28, mesmo dia em que o Unicaja Málaga visitará o Ulm, na Alemanha, e o Gran Canaria receberá o Trento, da Itália. Antes, no dia 27, o Andorra jogará em seus domínios diante do Lietkabelis, da Lituânia.

 

CHAMPIONS LEAGUE

A fase de grupos da temporada 2020/2021 da única competição continental reconhecida pela FIBA teve início no dia 20. São 32 clubes divididos em oito grupos, sendo quatro espanhóis. Eles jogam entre si em turno e returno e os dois primeiros de cada avançam às oitavas de final.

Publicidade

O Tenerife está no Grupo A, junto com Bakken Bears-DIN, Dinamo Sassari-ITA e Galatasaray-TUR. Na estreia, vitória de virada por 98 a 73 (23 x 25, 25 x 10, 28 x 15 e 22 x 23) sobre os dinamarqueses, em San Cristóbal de La Laguna, com 26 pontos do cestinha e melhor em quadra Giorgi Shermadini. O brasileiro Marcelinho Huertas, em 21 minutos, marcou nove pontos, apanhou dois rebotes e deu sete assistências. O principal pontuador dos visitantes foi Q.J. Peterson, com 24.

O Zaragoza forma parte do Grupo D, com Falco Szombathely-HUN, Nizhny Novgorod-RUS e Lublin-POL. Na estreia, vitória diante dos poloneses, fora de casa, por 86 a 85 (25 x 16, 19 x 22, 14 x 24 e 28 x 23), graças a uma cesta de três de D.J. Seeley no último segundo. Cinco jogadores do time aragonês marcaram mais de dez pontos: o cestinha Nicolás Brussino (21), Dylan Ennis (17), Jason Thompson (13), Robin Benzing (12) e Luka Rupnik (11). O principal pontuador dos mandantes foi Martins Laksa, com 17, e Armani Moore se destacou com 12 rebotes.

Publicidade

O Bilbao aparece no F, ao lado de Brose Bamberg-ALE, Fortitudo Bologna-ITA e Pinar Karsiyaka-TUR. E o campeão San Pablo Burgos foi sorteado no Grupo H e terá as companhias de Darüssafaka Tekfen-TUR, Filou Oostende-BEL e Happy Casa Brindisi-ITA.

 

ACB

O jogo San Pablo Burgos x UCAM Murcia, válido pela sétima rodada, foi adiado para o dia 1º de novembro devido à existência de quatro casos positivos de Covid-19 no time local.

No Manresa, o ala estoniano Janari Joesaar sofreu uma forte contusão no joelho esquerdo e será desfalque por algumas semanas.

Publicidade

O Gran Canaria cedeu o ala armador montenegrino Jovan Kljajic, de 19 anos, ao Bilbao até o fim desta temporada. Ele vem para o lugar de Tomeu Rigo, operado de uma ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo e que ficará sete meses em recuperação. Por outro lado, o clube chegou a um acordo com o italiano Amadeo Della Valle, que teve problemas com o treinador Porfirio Fisac e queria deixar os canários. O seu contrato foi rescindido e a tendência é que ele acerte com o Buducnost, de Montenegro. Tido como a principal contratação da temporada, o ala-armador vai embora depois de apenas quatro jogos, com média de 8,5 pontos e tendo errado todos os seus seis arremessos de três pontos lançados.

O Estudiantes faz sua melhor campanha em oito anos. O oitavo lugar na classificação é sua melhor posição desde a temporada 2012/2013, quando era comandado por Txus Vidorreta. Além disso, os três triunfos seguidos (contra Fuenlabrada, Gran Canaria e Real Betis) não eram conseguidos desde 2018, quando chegou a quatro (havia batido Burgos, Barcelona, Bilbao e Zaragoza).

Publicidade

A se lamentar a morte de Jorge Solana, de apenas 14 anos de idade, jogador das categorias de base do Zaragoza. As causas do falecimento não foram reveladas.

Até a próxima Coluna Baloncesto!

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:    

Publicidade

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

Últimas Notícias

Comentários