Está no ar a Coluna Baloncesto de 07/08/2021, enfatizando os acontecimentos envolvendo os clubes espanhóis, que formam a liga de basquete mais forte do mundo sob as regras da FIBA e cuja seleção masculina é a atual campeã mundial.
Mercado segue movimentado; Liga ACB tem calendário definido; clubes divulgam pré-temporada; seleção espanhola masculina fica sem medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Liga ACB
O calendário da temporada 2021/22 foi revelado, com seu início confirmado para o final de semana de 18 e 19 de setembro. O primeiro clássico entre Real Madrid e Barcelona está marcado para a 16ª rodada (penúltima do turno), na capital, no dia 2 ou 3 de janeiro. No returno, em Barcelona, o duelo será válido pela 28ª rodada, no dia 10 de abril. A fase de classificação terminará no dia 15 de maio. Confira AQUI o calendário completo.
O Valencia divulgou detalhes da sua pré-temporada, que começará no dia 16 de agosto. O primeiro amistoso será no dia 27, contra o Zaragoza, em Teruel. Depois pega o Manresa, dia 31, em Salou. No dia 4 de setembro o adversário será o Breogán, em Vigo.
O Zaragoza retorna aos trabalhos no dia 11 de agosto e fará sua preparação na localidade de Benasque. No dia 20 faz seu primeiro amistoso, contra o Manresa, em Fraga. Dia 27 pega o Valencia, em Teruel. No dia 4 de setembro terá pela frente o Bilbao, em Pamplona. Dia 8, na Catalunha, enfrentará o Fuenlabrada. E no dia 10 disputa o “Trofeo Ibercaja Ciudad de Zaragoza – Memorial José Luis Abós” diante do San Pablo Burgos.
A pré-temporada do San Pablo Burgos arranca no dia 9, visando a Liga ACB e a Champions League. Serão seis amistosos, sendo o primeiro dia 24, em Burgos, contra o Fuenlabrada. Dia 27, em Gijón, pega o Bilbao. Dia 31 novamente encara o Fuenlabrada, desta vez em Fuenlabrada. Dia 3, em Madri, terá pela frente o Gran Canaria. Dia 8 faz sua apresentação oficial para seus torcedores, contra o Porto-POR, e no dia 10 visita o Zaragoza. O clube anunciou a contratação do húngaro Adam Somogyi, de 1,93m e 21 anos. Ele, que pode atuar como armador ou ala-armador, assinou por um ano, com possibilidade de renovação por mais dois.
O Tenerife também anunciou a data de sua volta, com o elenco dividido em três grupos para realização de exames médicos, entre os dias 10 e 12 de agosto. Dia 16 começam os treinos coletivos.
O Bilbao marcou o dia 9 como início da pré-temporada. O primeiro amistoso será em Gijón, dia 21, contra o Breogán. Dia 27, no mesmo local, irá encarar o San Pablo Burgos. Dia 1 de setembro, em Laredo, vai confrontar o Pau-Lacq-Orthez-FRA. Dia 4, em Pamplona, o adversário será o Zaragoza. Por fim, dia 12, enfrenta o Baskonia, em Santurtzi.
O Gran Canaria confirmou a realização de dois dérbis contra o Tenerife, ambos sem público, para os dias 26 (fora) e 31 (em casa). Depois, no dia 3 de setembro, encara o San Pablo Burgos, em Madri.
O Joventut Badalona retorna às atividades no dia 9. No dia 21, em Escaldes-Engordany, joga contra o Andorra. No dia 4 de setembro, pela Liga Catalã, vai enfrentar o Barcelona, em Manresa. No dia 5 faz a final ou disputa o terceiro lugar contra Manresa ou Andorra. No dia 10, pelo “Torneo EncestaRías”, encara o Breogán. No dia 12 decide o título ou o terceiro lugar contra Obradoiro ou Unicaja Málaga.
O Andorra anunciou a contratação de Mario Nakic, ala sérvio de 20 anos de idade e 2,02m de altura, que vem do Ostende-BEL e assinou por duas temporadas.
O armador norte-americano Shannon Evans, de 1,85m e 27 anos, é o novo reforço do Betis, procedente do Bahcesehir-TUR. O outro é o ala-armador tobaguiano Khadeen Carrington, de 1,93m e 25 anos, que vem do Monaco-FRA.
Seleção espanhola masculina
O selecionado do técnico Sergio Scariolo, atual campeão mundial, perdeu duas vezes seguidas e saiu dos Jogos Olímpicos de Tóquio sem medalha.
Na disputa do primeiro lugar do Grupo C, a Espanha sofreu uma derrota por 95 a 87 para a Eslovênia (20 x 24, 21 x 20, 27 x 26 e 27 x 17), depois de estar sempre à frente no placar e cair nos últimos minutos. Pela terceira vez seguida, destaque para Ricky Rubio (18 pontos e nove assistências), porém o cestinha foi o esloveno Cancar, com 22. Apesar de bem nos lances livres (14 certos em 16 arremessados), os espanhóis foram mal nas bolas de dois (apenas 13 convertidas em 31) e acertaram 16 de seus 38 arremessos de três.
Com o segundo lugar, a seleção espanhola encarou nas quartas de final os Estados Unidos, segundo do Grupo A. Mesmo com uma atuação monstruosa de Ricky Rubio (38 pontos), a Espanha saiu de quadra derrotada de virada, mais uma vez: 81 x 95 (21 x 19, 22 x 24, 20 x 26 e 18 x 26). O selecionado europeu acertou 21 de suas 39 nas bolas de dois, apenas oito dos 24 arremessos de três, 16 dos 20 lances livres e supremacia nos menos rebotes (41 x 30).
Assim, a Espanha põe fim à uma geração vitoriosa. Os irmãos Pau e Marc Gsol foram os primeiros a anunciarem a despedida da seleção. Desde 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, os espanhóis não medalhavam, seja em Olimpíadas, Mundiais ou Europeus.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER