Cleveland Cavaliers demite técnico JB Bickerstaff

Treinador deixa a franquia após cinco temporadas

Bickerstaff técnico Cleveland Cavaliers Fonte: Reprodução / X

De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, JB Bickerstaff não é mais técnico do Cleveland Cavaliers. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23). Ele esteve por quatro anos e meio na equipe, sendo o treinador do final do processo de reconstrução e dos primeiros dois anos com Donovan Mitchell. No entanto, não resistiu à eliminação para o Boston Celtics na segunda rodada dos playoffs de 2023/24.

O treinador, de 45 anos, termina como o quinto a mais vencer jogos por Cleveland na função. Ele assumiu o comando no fim da temporada 2019/20, após o fim da passagem do interino John Beilein. Depois de uma campanha de apenas 22 vitórias em 2020/21, ele teve bom retrospecto desde então, com 143 vitórias e 103 derrotas desde 2021/22, o que incluiu duas participações nos playoffs e outra no play-in.

Entretanto, a insatisfação com seus ajustes durante os playoffs da última temporada resultou no início dos boatos de uma possível demissão. Após obter o mando de quadra, ele foi eliminado ainda na primeira rodada, em cinco jogos, para o New York Knicks. Ainda assim, foi mantido no cargo depois disso.

Publicidade

A nova temporada teve ainda mais problemas com várias lesões de seus principais atletas. Donovan Mitchell, Darius Garland, Evan Mobley e Jarrett Allen disputaram apenas 28 partidas juntos durante a campanha de 2023/24.

Mesmo com as contusões, a equipe se levantou e novamente conseguiu o mando de quadra na Conferência Leste. A equipe teve dificuldades em passar pelo Orlando Magic na primeira rodada, em sete jogos. Então, acabou eliminada pelo Celtics em cinco confrontos.

Publicidade

Leia mais sobre o Cavaliers!

Segundo Wojnarowski, o Cavs deve buscar uma mudança de abordagem,. Cleveland teve uma defesa de elite nos últimos dois anos. Mas sofreu do ponto de vista ofensivo.

Assim, o time tem uma pequena lista de candidatos para tentar resolver o problema. O assistente James Borrego, do New Orleans Pelicans, que trabalhou por muitos anos no Charlotte Hornets, é um dos nomes cotados. Da mesma forma, o assistente Kenny Atkinson, do Golden State Warriors, que foi técnico principal no Brooklyn Nets há alguns anos pode ser um alvo.

Publicidade

Esperado

Nos bastidores, a queda de Bickerstaff como técnico do Cleveland Cavaliers já era esperada. Afinal, logo após a eliminação para Boston, um artigo de Shams Charania, do site The Athletic, já indicava que ele corria sérios riscos de demissão.

De acordo com o jornalista, os próprios jogadores perderam a fé no treinador.

“Cleveland melhorou sob seu comando. Ele ajudou todos os atletas a evoluírem. Mas foram dois anos em que o time derrapou após o All-Star Game. E o pior é que todos os jogadores perceberam isso. O astro Donovan Mitchell e outros nomes importantes, já não tinham confiança de que ele era o nome certo para levá-los ao topo”, explicou.

Publicidade

“De forma justa ou não, os atletas já estavam se questionando há muito tempo sobre isso. Seja nas estratégias, gestão de jogo e do grupo, treinos ou até falas, havia muita insatisfação com Bickerstaff. Para muitos, ele não lidou bem com a pressão do último ano. Então, sua demissão também foi uma resposta para isso”, concluiu.

Mais mudanças

A temporada 2023/24 foi de fato, um divisor de águas no Cavaliers. Além da saída do técnico, existem rumores sobre nomes importantes que também podem deixar a franquia.

O time segue na busca pela extensão de Donovan Mitchell. O astro é elegível para assinar por mais quatro anos com US$208 milhões em salários. Caso aconteça, há uma grande chance de que Darius Garland seja trocado.

Publicidade

O mesmo acontece no garrafão. Rumores indicam que alguns jogadores não gostaram do esforço de Jarrett Allen, que se lesionou e não voltou nos últimos playoffs.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários