Cinco alas-armadores para ficar de olho em 2016-17

Gustavo Freitas analisa jogadores que vão mostrar serviço na nova temporada

Fonte: Gustavo Freitas analisa jogadores que vão mostrar serviço na nova temporada

Devin Booker

https://www.youtube.com/watch?v=Q6D988rbfPo

O jovem Devin Booker vai apenas para a sua segunda temporada na NBA, mas já é um dos melhores arremessadores da liga. O atleta do Phoenix Suns demorou a deslanchar, mas a contusão de Eric Bledsoe fez com que sua oportunidade aparecesse e ele não decepcionou. Após a parada para o Jogo das Estrelas, Booker obteve médias de 19.2 pontos, 4.1 assistências e 3.0 rebotes.

Publicidade

Mas como será na próxima temporada, já que Bledsoe estará inteiro, assim como Brandon Knight e o brasileiro Leandro Barbosa?

Booker precisou carregar o time na segunda metade da temporada passada, o que fez com que ele forçasse muitos arremessos e, não por menos, a qualidade caiu. Acertou apenas 28.7% em três pontos no período. Como seus colegas deverão entrar em quadra saudáveis, é bem provável que ele não vai ser obrigado a ter a responsabilidade do primeiro arremesso. Além disso, ele passa muito bem (4.9 assistências em março) para um jogador que jamais havia demonstrado essa característica no basquete universitário.

Publicidade

Ele ficou com 13.8 pontos, 2.6 assistências, 2.5 rebotes e um aproveitamento de 34.3% em três pontos, em cerca de 27.7 minutos de ação.

 

Tyler Johnson

Publicidade

Em apenas duas temporadas na NBA, Tyler Johnson mostrou no Miami Heat que é capaz de ser um bom jogador no futuro. A dúvida é: quando. Ele recebeu US$ 1.3 milhão nos dois primeiros anos da carreira, em sete partidas como titular. De repente, o Brooklyn Nets achou conveniente oferecer US$ 50 milhões por quatro temporadas como agente livre restrito. A questão é, que se o Heat encontrou ainda mais motivos para cobrir a proposta, e Dwyane Wade foi embora para o Chicago Bulls, então o jovem ala-armador precisa justificar seus vencimentos logo de cara. Sem dizer que lhe falta experiência e que ainda não está pronto, por favor. Ele tem de mostrar em 2016-17, números que compactuem com o seu novo salário.

Johnson não é alto para jogar na posição, é fato. Mas também não é um exímio passador ou organizador, o que faz com que sua presença em quadra esteja limitada a posição dois. Isso, sem contar que o Heat já possui um armador que deve aparecer bem nesta temporada (Goran Dragic) e conta com Beno Udrih para a reserva.

Publicidade

O atleta, no entanto, terá concorrência. Dion Waiters, ex-Cleveland Cavaliers e Oklahoma City Thunder, o especialista em três pontos, Wayne Ellington, e o jovem Josh Richardson, que ganhou espaço nos playoffs, vão brigar por tempo de quadra.

Em 2015-16, Johnson obteve médias de 8.7 pontos, 3.0 rebotes, e aproveitamento de 38% nos tiros de longa distância.

 

Victor Oladipo

https://www.youtube.com/watch?v=4zQ4FiUZW2o

Publicidade

No Orlando Magic, Victor Oladipo era um jogador com preocupações muito mais defensivas do que qualquer outra coisa. Tinha a obrigação de alternar a coordenação de jogadas com Elfrid Payton e teve uma queda no número de arremessos em 2015-16 em relação ao ano anterior. Mas a troca para o Oklahoma City Thunder, para jogar ao lado de Russell Westbrook, deverá facilitar as coisas para ele.

Oladipo terá mais espaço para atacar, em tese, já que Westbrook, sem Kevin Durant, deverá monopolizar boa parte das jogadas de ataque. Mas o atleta está em evolução, especialmente no arremesso de longa distância e deverá ficar mais plantado atrás da linha de três, aguardando o sinal verde para chutar.

Publicidade

No Thunder, Oladipo vai continuar sendo um especialista na defesa, até porque no perímetro da NBA, poucos são tão efetivos quanto ele e registrou cerca de 2.4 roubadas e 1.1 bloqueio por 100 posses de bola na temporada passada, números similares a Dwyane Wade na carreira, eleito três vezes para o segundo time ideal de defesa da liga e superiores ao que Avery Bradley (primeiro time ideal de defesa) fez em 2015-16.

Na última temporada, Oladipo obteve médias de 16.0 pontos, 4.8 rebotes, 3.9 assistências, 1.6 roubada e aproveitamento de 34.8% em três pontos.

 

Jordan Clarkson

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=OXe11HwGC6U

Que Jordan Clarkson é um talento a ser lapidado, todos já sabemos. Mas após a aposentadoria de Kobe Bryant, o jovem vai ganhar ainda mais espaço no Los Angeles Lakers nos próximos anos. Talentoso o suficiente para jogar como armador e ala-armador, Clarkson vai para a sua terceira temporada na NBA.

Publicidade

É bem verdade que, depois da chegada de D’Angelo Russell, o camisa 6 não precisa mais ser um organizador como fora em seu primeiro ano. Mas a capacidade de passar a bola e se posicionar para o arremesso de longa distância (nunca nos cantos da quadra), existe.

Acredita-se que o Lakers de 2016-17 será um time mais homogêneo e a expetativa é que o novo técnico da equipe, Luke Walton, aposte em formações mais baixas. Assim, Clarkson leva vantagem nessas situações, podendo até ser deslocado para a ala, como aconteceu em algumas ocasiões, quando estava em quadra com Lou Williams e Russell.

Publicidade

Em 2015-16, ele obteve médias de 15.5 pontos, 4.0 rebotes, 2.4 assistências, 1.1 roubada e um aproveitamento de 34.7% de três.

 
Zach LaVine

https://www.youtube.com/watch?v=nGAbrWkE21Q

Quando se pensa em um ala-armador que vai evoluir na próxima temporada, Zach LaVine é um dos primeiros nomes que lembramos. O atleta do Minnesota Timberwolves já demonstrou que pode brilhar na NBA além das enterradas. Sabe aquele jogador que cresceu em quase tudo de um ano para o outro? Então, esse é LaVine.

Publicidade

O atual bicampeão de enterradas melhorou (bastante) a qualidade do arremesso, as decisões com a bola e o posicionamento defensivo. LaVine é explosivo, sabe passar, arremessar de longa distância e evoluiu ainda no controle de bola.

Em 2015-16, LaVine obteve médias de 14.0 pontos, 3.1 assistências, 2.8 rebotes, e aproveitamento de 38.9% em três pontos, em cerca de 28 minutos.

 

Leia também: Cinco armadores para ficar de olho em 2016-17

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários