Chris Webber e Ben Wallace são dois dos ex-jogadores da NBA que poderão ser eternizados no templo máximo do basquete neste ano. A dupla é destaque na lista de 13 ex-astros, treinadores e árbitros finalistas a uma vaga na classe de 2019 do Hall da Fama. O Naismith Memorial deverá confirmar os eleitos em uma cerimônia no início de abril, durante o Final Four da NCAA.
“Ser indicado para o Hall da Fama é uma tremenda honra e estamos orgulhosos de reconhecer um grupo extraordinário de homens e mulheres que impactaram o jogo que amamos. Nós damos parabéns para cada um dos finalistas e estamos ansiosos para revelar os integrantes de uma nova classe de eleitos nos próximos meses”, declarou o diretor do Hall da Fama, Jerry Colangelo.
Além de Webber e Wallace, outros oito profissionais do basquete masculino foram lembrados pelo Naismith Memorial: cinco ex-jogadores (Marques Johnson, Bobby Jones, Sidney Moncrief, Paul Westphal e Jack Sikma), dois ex-treinadores (Eddie Sutton e Bill Fitch) e um ex-árbitro da NBA (Hugh Evans). Johnson, Westphal, Sikma e Wallace estão entre os finalistas pela primeira vez.
Duas das omissões mais sentidas na lista masculina, que foi composta por mais ex-jogadores, foram o ex-técnico Rudy Tomjanovic e o ex-armador Chauncey Billups, ídolo do Detroit Pistons ao lado de Wallace.
As outras três finalistas fizeram história no basquete feminino: uma ex-treinadora (Leta Andrews), uma técnica ainda em atividade (Barbara Stevens) e a ex-atleta Teresa Weatherspoon. Todas já foram indicadas como finalistas anteriormente e, caso siga uma escrita recente, somente uma das três lendas do basquete deverá estar entre as eleitas anunciadas em abril.
Os 13 finalistas pelo comitê norte-americano de honra agora vão ser submetidos à votação derradeira da comissão, um corpo de 24 votantes que selecionam, a cada ano, os integrantes das classes de eleitos. É preciso receber 75% de aprovação dentro desse comitê – ou seja, aprovação de 18 dos 24 membros – para ser um dos novos “imortais” do basquete.
Além dos eleitos entre os 13 finalistas, o anúncio de abril também incluirá o nome dos selecionados para estarem no Hall da Fama diretamente pelos cinco comitês especiais: dos pioneiros afro-americanos, internacional, dos contribuintes do jogo, dos veteranos (que incorporou o antigo comitê da A.B.A) e das veteranas (uma novidade deste ano). Cada um deles tem uma vaga garantida entre os eleitos.
A cerimônia do Naismith Memorial para introdução dos novos “HoFers” acontece em 07 de setembro na sede do Hall, na cidade de Springfield (Massachussets). Será o ponto final de um fim de semana de festividades para celebrar a carreira de todos os eleitos. Conheça em mais detalhes, agora, cada um dos 13 finalistas do comitê de honra norte-americano do Hall da Fama 2019: