Chris Paul torna-se quinto atleta com mais assistências na NBA

Astro do Suns alcança marca de 10.145 passes decisivos na carreira e ultrapassa lenda Magic Johnson em ranking histórico da liga

Chris Paul assistências NBA Fonte: Gary Dineen/AFP

A espetacular carreira de Chris Paul teve mais um momento histórico nessa segunda-feira: ele tornou-se o quinto atleta com mais assistências na NBA em todos os tempos. Com os 13 passes decisivos distribuídos na vitória sobre o Milwaukee Bucks, o craque do Phoenix Suns alcançou a marca de 10.145 assistências como profissional e superou Magic Johnson para subir no ranking. Depois da partida, ele refletiu sobre a façanha com um tom emocionado e relembrando os seus primeiros passos no basquete.

“Quando entramos nessa liga, nunca se sabe como será a sua carreira ou quanto tempo vamos jogar. Um feito como esse, por isso, coloca tudo em perspectiva. Hoje, agradeço especialmente o meu pai: ele foi o primeiro homem a pôr uma bola em minhas mãos e sempre esteve comprometido com a família. Sou bem agradecido. E é incrível se viver experiências como essa compartilhando com um grupo tão sensacional de jogadores”, afirmou o armador, que ainda anotou 22 pontos na vitória por 128 a 127.

Publicidade

Após deixar Magic para trás, Paul agora está a menos de 200 assistências de passar os dois próximos atletas na lista: Mark Jackson (10.334) e Steve Nash (10.335). Espera-se que, no começo da próxima temporada, ele já ocupe a terceira posição do ranking – só atrás de Jason Kidd (12.091) e John Stockton (15.806). O astro Devin Booker foi o responsável pela cesta do passe histórico e sentiu-se honrado de fazer parte de um momento tão especial para um dos seus ídolos.

“Para mim, é difícil descrever com palavras o que aconteceu hoje. Nós estamos falando de Magic Johnson e Chris Paul. Eu sou um fã de basquete antes de qualquer coisa, há muitos anos, e fui inspirado por ambos para chegar até aqui. Vi vários vídeos dos dois para aprender a jogar e, hoje, tenho a sorte de ser companheiro de time de um deles. Viver esse momento e ainda ter sido o recipiente da assistência é algo que não tenho palavras para explicar”, reverenciou o jovem ala-armador.

Publicidade

O impacto e marca de Paul no Suns, porém, vai muito além do recorde dessa segunda: o armador chegou à franquia do Arizona na offseason e agora conduz uma base de elenco que nem se classificou para os playoffs nas últimas temporadas à segunda colocação do competitivo Oeste. É mais um capítulo de uma história que já vimos antes: ele melhora cada equipe para onde vai, desde o início da carreira. Para o técnico Monty Williams, Phoenix está aprendendo a ganhar jogos com o veterano craque.

Publicidade

“Eu não teria tempo para falar sobre tudo o que Chris tem feito por essa equipe. Trouxe uma mentalidade vencedora, em essência. Todos os jogadores ambicionam vencer aqui, mas, quando você vê alguém que já fez isso consistentemente trabalhando ao seu lado, começa a entender o caminho. É muito legal para esses atletas poderem observar como é estar em situações decisivas e espelhar-se no comportamento desse gênio elevando o nível de nosso time”, exaltou o treinador, um amigo de longa data do comandado.

Booker pegou a bola da assistência histórica e, como pede o protocolo, presenteou Paul no vestiário. Será uma lembrança para ser guardada para sempre. Por enquanto, porém, o veterano informa que a recordação vai ter uma parada especial antes de ser guardada em sua sala de prêmios. “A primeira coisa que farei é enviar essa bola para o Magic e pedir que autografe para mim. Porque, no fim das contas, nunca haverá outro armador como ele”, concluiu o futuro integrante do Hall da Fama.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários