Visivelmente incomodado desde quando Donald Sterling abusou dos termos racistas com sua namorada, o astro Chris Paul promete boicotar a temporada 2014-15 caso o mesmo siga no comando do Los Angeles Clippers. Ele informou ao técnico Doc Rivers que não aceita jogar se Sterling estiver no comando, segundo o jornalista Jeff Goodman, da ESPN.
“É algo que Doc [Rivers] e eu estamos conversando ultimamente”, disse Paul. “Algo precisa acontecer para mudar. Quanto mais cedo, melhor. Nós vamos falar sobre isso. Vou me reunir com Doc, Blake [Griffin], DJ [DeAndre Jordan]. É inaceitável”.
Em abril, Sterling chegou a ser banido pela direção da NBA e uma das punições era de que ele seria obrigado a vender a franquia. Magic Johnson, ídolo do rival da cidade, o Los Angeles Lakers, chegou a manifestar interesse pela compra, mas a insistência do atual proprietário de manter-se no poder, afastou a possibilidade.
“Não posso dizer que ele vai ficar com a equipe, mas também não tenho como dizer que ele não vai”, afirmou o comissário Adam Silver. “Ele está se preparando para processar a NBA com um valor muito alto e nós precisamos nos defender. O que eu posso garantir é que estamos fazendo de tudo para que ele não esteja mais aqui”.
Silver prometeu aos jogadores e toda a comissão técnica do Clippers que se quiserem deixar seus contratos, os casos serão analisados. Steve Ballmer, antigo CEO da Microsoft, foi quem chegou mais próximo de conseguir tirar Sterling do comando do time. Ele ofereceu US$ 2 bilhões para a esposa de Donald, Shelly, e tudo parecia caminhar para um final feliz. Ballmer, que já havia tentado comprar o Sacramento Kings, o Minnesota Timberwolves e o Milwaukee Bucks, sempre procurando levar alguma franquia de volta para Seattle.
Caso tenha 75% de aprovação dos outros donos de times, a NBA pode tomar o controle por Sterling ter violado regras do contrato.
“Eu já falei com vários outros mandatários e tenho o apoio total de todos. Espero ter o suporte necessário para remover Donald da NBA”, disse Silver.
Jogadores do Golden State Warriors e do Clippers ameaçaram deixar a quadra durante um jogo nos playoffs. A ideia era que todos os atletas fizessem o aquecimento e então, na hora em que a bola subisse, todos eles iriam para os vestiários.
A próxima temporada da NBA começa no dia 28 de outubro.