Chicago Bulls tem temporada melancólica e pode partir para trocas

Time de Illinois teve mais uma campanha abaixo das expectativas e deve passar por mudanças

Chicago Bulls trocas temporada Fonte: JEFF HAYNES / AFP

A temporada do Chicago Bulls foi muito abaixo do que se esperava e, agora, o caminho natural é o de trocas. Com muitas decisões a serem tomadas nas próximas semanas, é preciso olhar para os seus agentes livres. Além disso, DeMar DeRozan vai entrar em seu último ano de contrato. No fim das contas, a equipe decepcionou e não poderia estar em uma situação pior.

Fora dos playoffs e sem escolha de Draft na primeira rodada, o Bulls tem de lidar com outro problema: Lonzo Ball. Ainda aguardando pelo armador, o time precisa saber quem vai coordenar ofensivamente. Mas o tempo passou desde a última vez que ele esteve em quadra. E muito.

Publicidade

Apenas para deixar claro: com Lonzo, o Bulls chegou a liderar o Leste em 2021/22. Desde então, a campanha é mediana (ou abaixo disso). Não que ele seja o melhor jogador de todos os tempos, mas é que ele fazia a diferença. Seja na distribuição, no arremesso e na defesa, ele era o “combo” que a direção ficou procurando. E não encontrou.

Tentou com Ayo Dosunmu em um primeiro momento, mas acabou se virando com Patrick Beverley. E eles não são o que a equipe realmente precisa. Pelo menos, com o elenco atual. Dosunmu ainda tem campo para evoluir ofensivamente, mas já é chato o suficiente na defesa.

Publicidade

Lonzo passou por uma terceira cirurgia no joelho! E agora? Como será que ele vai voltar às quadras? Aliás, quando?

Sua última partida aconteceu em janeiro de 2022.

Leia mais

Então, como não existe nenhuma ideia de sua disponibilidade e de como Ball estará, o que se especula é que o Chicago Bulls faça trocas para a próxima temporada na posição. Em janeiro, por exemplo, a direção conversou com o Toronto Raptors sobre Fred VanVleet. Em quadra, faria sentido para a equipe, pois é um defensor, organizador e arremessador como Lonzo. E os dois até poderiam jogar juntos, seja lá quando acontecer.

Publicidade

Mas o problema é que VanVleet deverá abrir mão de seu último ano de contrato e, então, assinar um novo compromisso e ser trocado. Ou seja, é o sign and trade. E o armador não quer menos do que US$30 milhões anuais. Portanto, seria necessário que o Bulls enviasse expirantes. Não seria uma negociação fácil, portanto.

E, agora, o Raptors não precisa de um pivô. Embora Jakob Poeltl seja agente livre, a equipe canadense vai fazer de tudo para manter. Afinal, Toronto “pagou” com escolhas de Draft ao San Antonio Spurs para ter o atleta.

DeRozan fica?

Peça importante do Chicago Bulls, o astro DeMar DeRozan deve ser um nome forte nas trocas para a próxima temporada. De acordo com rumores recentes, tudo poderia depender de como a equipe iria nos playoffs. Entretanto, com a desclassificação no play-in e por não ter escolha de primeira rodada no próximo recrutamento, sua permanência é incerta.

Publicidade

Existe a chance de DeRozan sair em troca. Até por ele entrar em seu último ano de contrato (US$28.6 milhões) e o time partir por outras opções mais jovens. Um dos objetivos do Bulls seria OG Anunoby, um dos melhores defensores da NBA atualmente. Portanto, não se assuste caso Chicago e Toronto fizerem alguma negociação na offseason. Daí, VanVleet poderia chegar, também.

Mas ainda existem outros times que “gostam muito” do atleta. De acordo com o jornalista Sam Smith, insider do Bulls no site oficial da liga, a equipe pode envolver o ala em uma troca. A ideia seria “rejuvenecer” o elenco. Aí, até Nikola Vucevic também poderia sair.

Publicidade

Foco em LaVine

Embora DeRozan seja “o preferido” do técnico Billy Donovan, Zach LaVine poderia ser o novo foco do Bulls. Ou seja, a equipe tentaria construir um elenco em sua volta. Até por ser mais jovem, LaVine ganhou ainda mais forças com a diretoria após suas performances após o All-Star Game. Para a direção, ele foi o principal responsável por dar sobrevida ao time na temporada.

No dia 16 de março, Chicago tinha 31 vitórias e 37 derrotas. Então, a equipe venceu nove dos últimos 14 jogos e garantiu vaga no play-in. LaVine, para a direção, foi quem fez o Bulls chegar lá. E contra o Raptors, na repescagem, ele foi o protagonista da virada, com 39 pontos. Nem tanto diante do Miami Heat, todavia.

Publicidade

Mas LaVine estendeu seu contrato na última offseason. Portanto, seria estranho o Bulls pensar em alguma troca envolvendo ele um ano depois.

Formação do elenco

Tudo depende de como a diretoria vai encarar os contratos de Nikola Vucevic e, especialmente, DeMar DeRozan. Coby White sempre esteve em rumores de trocas, seguiu na equipe, mas vai para um ano decisivo sobre seu acordo. Alex Caruso tem um salário atrativo para negociações e o mercado ama seu esforço defensivo.

Publicidade

Além deles, Ayo Dosunmu e Patrick Beverley são agentes livres, enquanto Marko Simonovic não tem contrato garantido para a próxima campanha. Portanto, muita coisa deverá acontecer a partir do fim de junho. A franquia quer brigar pelos primeiros lugares e, não por menos, tem Arturas Karnisovas como o GM.

“Existem muitos times que queriam fazer trocas na trade deadline, mas a maioria não quis dar um passo para trás, como a gente”, disse Karnisovas, após o período de trocas. “Então, nós tentamos melhorar nosso time, mas a que custo? Se o preço não está bom para a gente, então vamos pensar no próximo estágio. A mediocridade e ser mediano não é bom para o nosso grupo. Mas vamos ver como será na noite do Draft e na agência livre”.

Publicidade

Ele afirmou, na época, que pretende ser agressivo caso o atual elenco não funcionasse como deveria. Então, é bem provável que mudanças profundas podem ocorrer.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários