A volta do veterano Chauncey Billups para o Detroit Pistons pegou muita gente de surpresa. O armador, que está prestes a completar 37 anos, vai ser o atleta mais experiente do elenco e referência para os jovens companheiros de elenco na disputa por uma vaga nos playoffs. Após 16 temporadas, ele se prepara para iniciar uma nova – e, provavelmente, última – fase de sua carreira.
“Conquistei tudo o que podia no basquete e não tenho mais nada a provar. O que eu queria era encerrar a minha carreira atuando na minha posição e fazendo o que sei”, afirmou o jogador, em entrevista a Marc J. Spears, do site Yahoo! Sports. Billups foi campeão da NBA e MVP das finais da liga em 2004, atuando pelo mesmo Pistons.
Antes de assinar com a franquia de Detroit, o armador havia atuado duas temporadas pelo Los Angeles Clippers. Foram 42 jogos pelo time, todas como titular. Ele não guarda ressentimentos do período, mas tem uma grande ressalva sobre sua passagem pela franquia angelina.
“Não estava desapontado lá, mas não queria jogar na posição dois. Fiz aquilo porque era o jeito de estar em quadra, pois estava atuando com o melhor armador da NBA, Chris [Paul]. Nunca me vi como um ala-armador. Nunca quis jogar assim”, disse o veterano, que teria sido contratado pelo Clippers a pedido do astro da equipe.
Billups compreende que a aposentadoria está muito próxima e apenas agradece pela chance de terminar sua trajetória profissional no lugar em que mais foi bem sucedido. “Sempre quis me aposentar pelo Pistons. Foi onde atuei por mais tempo e no auge. Sempre quis ser lembrado como um Piston e, agora, tenho a possibilidade de encerrar minha carreira aqui”, finalizou.