Charles Barkley: “Temos que estar preocupados com a situação da NBA hoje”

Lendário ala-pivô aponta ações de jogadores que podem trazer péssimas consequências para a liga

Charles Barkley nba hoje Fonte: Maddie Meyer/AFP

Não é segredo para ninguém que a lenda Charles Barkley está descontente com certas práticas da NBA hoje. O fracasso competitivo do All-Star Game, nesse sentido, não o surpreendeu. Mas, ao mesmo tempo, causa-lhe preocupação com os rumos que a liga vem tomando. O integrante do Hall da Fama acredita que todos devem ficar em alerta para =uma possível crise de imagem junto aos fãs.

“Nós temos que estar preocupados com a situação da liga hoje. Todos deveriam estar bem preocupados porque a única coisa que não podemos fazer é ‘alienar’ os nossos torcedores. Afinal, são eles quem fazem a roda girar. Compram os nossos produtos, assistem aos jogos. Então, se você irritá-los, vai ter que enfrentar as repercussões”, alertou o ex-ala-pivô, em entrevista ao analista Stephen A. Smith.

Publicidade

Barkley sente-se especialmente ofendido pela situação por causa do seu papel. A NBA, afinal, é uma construção histórica. A liga bilionária que vemos hoje, antes de tudo, é o resultado do trabalho de sete décadas de jogadores e executivos. O ídolo do Phoenix Suns faz parte dessa história. Por isso, ele pede que os atletas façam jus ao privilégio de competir nessa liga.

“Muita gente trabalhou bastante, antes de tudo, para colocar a NBA na condição atual. Os jogadores não estão ganhando tanto dinheiro hoje necessariamente porque sejam bons em esportes. Há alguns que são ótimos, certamente. No entanto, a maior parte deles simplesmente nasceu na época certa. O momento, digamos assim, está ao lado deles”, disparou um dos melhores jogadores da história da liga.

Publicidade

Leia mais sobre Charles Barkley

Grana no bolso

O maior problema de Charles Barkley com a NBA hoje está na postura dos jogadores em relação à disponibilidade. Vivemos a época do load management e, com isso, atletas passaram a sentir-se confortáveis em “pular” jogos. Não há mais necessidade de uma lesão, por exemplo, para justificar a ausência de alguém em quadra. Combinado aos salários astronômicos atuais, o ícone da liga acha que essa postura é prejudicial.

“Esses atletas, a princípio, fazem quatro partidas por semana. Veja, também não quero trabalhar alguns dias. Mas, em algum momento, os fãs vão questionar a razão de caras que ganham US$50 milhões por ano tirarem noites de folga. O cenário é bem simples: se eles não se importam, por que eu deveria me importar com os jogos? Basta”, explicou o lendário ala-pivô.

Publicidade

Barkley deixa claro que mantém a sua posição sobre a política de descanso de jogadores em condições de jogo. Ele não só condena, mas também acha um desrespeito. “Eu não acredito em load management, pois todo mundo está lesionado. Ter dores, em síntese, faz parte da vida de um atleta. Além disso, tenho certeza de que qualquer profissional com dores ainda tem que trabalhar”, completou.

Retribuição

Smith, durante a entrevista, trouxe um ponto interessante da sociedade dos EUA a ser avaliado. Os ganhos absurdos com uma postura cada vez menos engajada na liga não poderia ser uma resposta dos jogadores à história dos afrodescendentes no país? Ver isso como uma retribuição histórica, por exemplo? Barkley não acredita que isso deva ser considerado, pois outras pessoas são prejudicadas nesse processo.

Publicidade

“Como um homem preto, eu acho que é importante prover melhores condições para a minha comunidade. Mas, para isso, eu não quero enganar ninguém. Quero ter aliados enquanto não ‘alieno’ nenhuma outra pessoa. O racismo é um problema que existe e, infelizmente, sempre vai existir. Mas também há as pessoas que são pobres. Não acho certo enganá-las também”, finalizou o veterano.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários