James Harden parece ter se consolidado como o melhor scorer de sua geração, depois de ter conquistado o terceiro prêmio seguido de maior pontuador da temporada da NBA nesse ano. Mas, para Charles Barkley, esse reconhecimento já pode ser pouco diante da grandeza e excelência do craque do Houston Rockets. Para o polêmico ex-atleta, o astro é o jogador ofensivo individual mais impressionante que viu em uma quadra.
“Eu já disse isso antes e reforço: James é o melhor jogador no um contra um que vi em minha vida. Em minha vida inteira. Por melhores que Michael Jordan e Kobe Bryant tenham sido – e os dois foram melhores jogadores, mais completos –, o fato é que eles não eram tão bons arremessadores de três pontos quanto James”, analisou o membro do Hall da Fama, em sua participação semanal no programa NBA on TNT.
A declaração caiu como uma bomba entre os seus companheiros de estúdio, Shaquille O’Neal e Kenny Smith, que responderam imediatamente e começaram uma discussão com o colega. Smith, por exemplo, apontou que a superioridade do titular do Rockets nos arremessos de longa distância é algo circunstancial de tempos em que os tiros de três pontos são muito mais treinados e usados do que antigamente.
“Nós não sabemos se Michael e Kobe seriam melhores chutadores de três pontos do que James atuando hoje em dia, mas, de fato, sabemos que James é o melhor chutador dos três”, respondeu Barkley, recusando-se a fazer projeções. Harden possui aproveitamento de 36.3% nas tentativas de longa distância na carreira, enquanto Kobe registrou 32.9% de acerto e Jordan teve 32.7% de conversão em tais arremessos.
O’Neal, por sua vez, questionou o que acreditou ser uma lógica simplória do ex-jogador: relacionar a capacidade de pontuação no um contra um à habilidade como um chutador. “Pare com isso, Charles. Não diga em sua vida. Eu estou tentando te ajudar, pare agora. Você quer dizer que uma categoria define quem é o melhor de todos? Só porque James é melhor arremessador, ele é melhor scorer do que Michael e Kobe?”, perguntou.
Com essa declaração, Barkley aproxima-se de comentários recentes feitos pelo gerente-geral de Houston, Daryl Morey: ele defende que Harden é o melhor jogador ofensivo de todos os tempos, inclusive acima de Jordan, apoiado pela eficiência proporcionada por um maior volume de arremessos de três pontos.