Charles Barkley, como comentarista, sempre foi conhecido pela conduta polêmica e crítica a vários jogadores da NBA. Mas nem a acidez do integrante do Hall da Fama estava imune ao talento de Manu Ginobili. O ex-jogador é um fã declarado do ídolo do San Antonio Spurs e, mesmo admitindo que já esperava o anúncio, lamentou profundamente a confirmação da aposentadoria do ala-armador argentino.
“Hoje, o ‘meu’ Manu aposentou-se. E o sentimento é como perder um membro da família. Ele sempre demonstrou a todos como o basquete deveria ser performado. Foi uma honra e prazer vê-lo em quadra. Vamos nos encontrar, em breve, no Hall da Fama”, desabafou o analista da TNT, em declaração ao jornal New York Times, logo após a notícia da despedida do craque ter sido divulgada.
Uma das provas da admiração de Barkley foi a popularização do grito “GINOBILI” a cada lance do argentino exibido pela TNT, que tornou-se uma marca registrada em suas participações no programa “Inside the NBA”. Entre tantos feitos na carreira, o ala-armador de 41 anos deixa as quadras como o único não-norte-americano a ter conquistado o título da NBA, da Euroliga e uma medalha de ouro olímpica.