Por Vinicius Fernandes Batista
VTB United League
Treze equipes formam a VTB United League, conhecida como Liga de Basquete Profissional do Leste Europeu, envolvendo clubes da Rússia, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Cazaquistão e Polônia. Após 26 rodadas, os oito primeiros avançam ao mata-mata. Campeão e vice garantem vaga na Euroliga.
A 13ª rodada teve como destaque o triunfo do líder Khimki contra o atual heptacampeão (e vice-líder) CSKA Moscou. Por outro lado, o lanterna Tsmoki-Minsk, que tem apenas duas vitórias, perdeu outra vez.
Resultados
Unics Kazan 86 x 83 Avtodor
BC Astana 95 x 90 Enisey Krasnoyarsk
Khimki 96 x 80 CSKA Moscou
BC Kalev 70 x 92 Stelmet Zielona Gora
Tsmoki-Minsk 60 x 80 BC Zenit
Liga Adriática
Doze equipes formam a Primeira Divisão da Liga ABA, conhecida como Liga Adriática, envolvendo clubes da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia. Após 22 rodadas, os oito primeiros avançam ao mata-mata e o último colocado será rebaixado. O campeão garante um lugar na Euroliga.
A 14ª rodada teve como destaque as vitórias dos líderes Buducnost e Partizan, e a do atual campeão Estrela Vermelha, esta sobre o Krka, vencedor da Segunda Divisão na temporada passada.
Resultados
KK Primorska-ESL 75 x 78 Buducnost-MNE
Partizan-SER 88 x 75 Mornar Bar-MNE
FMP-SER 88 x 79 Cibona-CRO
Cedevita Olimpija-ESL 78 x 85 Igokea-BOS
Estrela Vermelha-SER 101 x 77 Krka-ESL
Zadar-CRO 106 x 100 Mega Bemax-SER
Buducnost e Partizan lideram com 11 vitórias, uma a mais que o Cedevita Olimpija. Já o Mega Bemax permanece na lanterna, com apenas três triunfos.
Itália
Dezessete clubes participam da Lega Basket Serie A, o campeonato italiano de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e o último colocado será rebaixado.
Na 16ª rodada destaque para a vitória do Virtus Bologna, líder isolado. Atual campeão, o Reyer Venezia perdeu, mas segue na zona de classificação, ocupando o oitavo lugar.
Resultados
Brescia 70 x 64 Reyer Venezia
Pistoia 70 x 78 Sassari
Cremona 93 x 89 Brindisi
Olimpia Milano 83 x 89 Cantu
Trento 77 x 83 Virtus Bologna
Pesaro 76 x 82 Trieste
Treviso 79 x 84 Varese
Fortitudo Bologna 86 x 69 Reggio Emilia
O Virtus Bologna lidera com 14 vitórias, seguido pelo Sassari, que ganhou 13 vezes. Na lanterna aparece o Pesaro, sem uma partida ganha sequer.
França
Dezoito clubes participam da LNB Pro A, o campeonato francês de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.
A semana teve apenas um jogo isolado, em confronto direto pela ponta, o triunfo em casa do Monaco por 79 a 59 sobre o ASVEL (atual campeão). Agora, com o turno encerrado e todos os times com 17 partidas disputadas, Monaco e ASVEL lideram com 15 vitórias, uma a mais que o Dijon. Na lanterna aparece o Le Portel, com apenas três triunfos.
Alemanha
Dezessete clubes participam da Liga BBL, o campeonato alemão de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.
Ao final da 14ª rodada, o líder Bayern de Munique (atual bicampeão) venceu mais uma e segue invicto, disparado na ponta. Riesen Ludwigsburg e ALBA Berlin, dividem a vice-liderança, com três derrotas. Por outro lado, ocupam a lanterna, com duas vitórias: Telekom Bonn e Mitteldeutscher BC.
Resultados
Wuerzburg 97 x 83 Loewen Braunschweig
Fraport Skyliners 81 x 65 Giessen 46ers
Crailsheim Merlins 73 x 69 Brose Bamberg
Mitteldeutscher BC 88 x 102 Bayreuth
BG Goettingen 72 x 71 ALBA Berlin
EWE Oldenburg 91 x 79 Hamburg Towers
SC RASTA Vechta 68 x 76 Bayern de Munique
Ratiopharm Ulm 85 x 73 Telekom Bonn
Grécia
Quatorze clubes participam da Liga HEBA, o campeonato grego de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.
Na 14ª rodada destaque para o revés do líder isolado Panathinaikos (atual campeão), ainda assim com duas derrotas a menos que os vice-líderes AEK e ASP Promitheas. Por outro lado, com apenas três vitórias, o Aris BSA segue isolado na lanterna.
Resultados
Iraklis 69 x 76 Peristeri
ASP Promitheas 62 x 76 Larisa
Panionios 76 x 67 Kolossos Rhodes
Rethymno 75 x 59 Hephaestus of Limnos
Lavrio 82 x 68 Ionikos
PAOK 101 x 84 Aris BSA
AEK 100 x 97 Panathinaikos
Turquia
Dezesseis clubes participam da Liga BSL, o campeonato turco de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.
Na 15ª rodada (última do turno) destaque para a vitória do líder isolado Anadolu Efes (atual campeão) contra o vice-líder Karsiyaka, fora de casa, na prorrogação. Fenerbahce, Galatasaray, Tofas, Teksut Bandirma, Darussafaka e Besiktas completam o G-8. Na parte de baixo, o ITU BB segue sozinho na lanterna, com apenas um triunfo.
Resultados
Galatasaray 96 x 84 Gaziantep BB
Bahcesehir Koleji 72 x 87 Turk Telekom
Ormanspor 72 x 80 Besiktas
Tofas 110 x 68 Buyukcekmece
Fenerbahce 86 x 83 Bursaspor
Darussafaka 96 x 88 Teksut Bandirma
Karsiyaka 80 x 82 Anadolu Efes (73 x 73)
Afyon Belediye 96 x 73 ITU BB
Austrália
Nove clubes (sendo um da Nova Zelândia) participam da Liga NBL, o campeonato australiano de basquete masculino. Após 20 semanas, os quatro primeiros avançam aos playoffs.
Sem o brasileiro Didi Louzada, o líder Sydney Kings bateu o Adelaide 36ers e continua na liderança isolada, com 14 vitórias e seis derrotas, contra 13 e 8 do vice-líder Perth Wildcats. Por outro lado, o Illawarra Hawks permanece isolado na lanterna, com apenas cinco triunfos e 15 derrotas.
Resultados
Illawarra Hawks 91 x 104 Melbourne United
Sydney Kings 91 x 77 Adelaide 36ers
South East Melbourne Phoenix 92 x 97 New Zealand Breakers
Brisbane Bullets 97 x 85 Perth Wildcats
Adelaide 36ers 102 x 96 Illawarra Hawks
Argentina
O Torneo Súper 20 reuniu na primeira fase as 20 equipes da elite nacional, divididas em quatro grupos de cinco. Após turno e returno, as duas primeiras de cada avançaram aos playoffs. As quartas de final são em melhor de três partidas. Os quatro finalistas participam do Final Four. O campeão garante um lugar na Liga Sul-Americana.
De acordo com as campanhas gerais, as semifinais serão realizadas no dia 24 de janeiro, em jogos únicos na cidade de Comodoro Rivadavia, localizada na província de Chubut, com San Lorenzo x Gimnasia Comodoro Rivadavia e Instituto x Quimsa (atual campeão). Os vencedores decidem o título no dia seguinte.
A Liga Nacional de Básquet (LNB) tem 20 associações participantes, jogando em turno e returno. Os 16 primeiros colocados vão aos playoffs e os dois últimos disputam a permanência. As oitavas, quartas e semifinais são em melhores de cinco partidas. Já a final é em melhor de sete jogos. Campeão e vice vão para a Champions League das Américas e o terceiro participa da Liga Sul-Americana. O atual campeão nacional é o San Lorenzo e o maior vencedor é o Atenas.
O Gimnasia Indalo lidera com nove triunfos e duas derrotas, um a mais que o Quimsa e o San Lorenzo. O Instituto venceu sete e perdeu três. Por outro lado, o Libertad e Atenas, que venceram só em três oportunidades e foram derrotados sete vezes, ocupam a lanterna.