Cesta na terça – Giro pelas principais ligas de basquete ao redor do mundo

Destaque para o triunfo do líder Khimki contra o atual heptacampeão CSKA Moscou no clássico russo

Fonte: Destaque para o triunfo do líder Khimki contra o atual heptacampeão CSKA Moscou no clássico russo

Por Vinicius Fernandes Batista

VTB United League

Treze equipes formam a VTB United League, conhecida como Liga de Basquete Profissional do Leste Europeu, envolvendo clubes da Rússia, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Cazaquistão e Polônia. Após 26 rodadas, os oito primeiros avançam ao mata-mata. Campeão e vice garantem vaga na Euroliga.

Publicidade

A 13ª rodada teve como destaque o triunfo do líder Khimki contra o atual heptacampeão (e vice-líder) CSKA Moscou. Por outro lado, o lanterna Tsmoki-Minsk, que tem apenas duas vitórias, perdeu outra vez.

Resultados

Unics Kazan 86 x 83 Avtodor
BC Astana 95 x 90 Enisey Krasnoyarsk
Khimki 96 x 80 CSKA Moscou
BC Kalev 70 x 92 Stelmet Zielona Gora
Tsmoki-Minsk 60 x 80 BC Zenit

Publicidade


Liga Adriática

Doze equipes formam a Primeira Divisão da Liga ABA, conhecida como Liga Adriática, envolvendo clubes da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia. Após 22 rodadas, os oito primeiros avançam ao mata-mata e o último colocado será rebaixado. O campeão garante um lugar na Euroliga.

Publicidade

A 14ª rodada teve como destaque as vitórias dos líderes Buducnost e Partizan, e a do atual campeão Estrela Vermelha, esta sobre o Krka, vencedor da Segunda Divisão na temporada passada.

Resultados

KK Primorska-ESL 75 x 78 Buducnost-MNE
Partizan-SER 88 x 75 Mornar Bar-MNE
FMP-SER 88 x 79 Cibona-CRO
Cedevita Olimpija-ESL 78 x 85 Igokea-BOS
Estrela Vermelha-SER 101 x 77 Krka-ESL
Zadar-CRO 106 x 100 Mega Bemax-SER

Publicidade

Buducnost e Partizan lideram com 11 vitórias, uma a mais que o Cedevita Olimpija. Já o Mega Bemax permanece na lanterna, com apenas três triunfos.


Itália

Dezessete clubes participam da Lega Basket Serie A, o campeonato italiano de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e o último colocado será rebaixado.

Publicidade

Na 16ª rodada destaque para a vitória do Virtus Bologna, líder isolado. Atual campeão, o Reyer Venezia perdeu, mas segue na zona de classificação, ocupando o oitavo lugar.

Resultados

Brescia 70 x 64 Reyer Venezia
Pistoia 70 x 78 Sassari
Cremona 93 x 89 Brindisi
Olimpia Milano 83 x 89 Cantu
Trento 77 x 83 Virtus Bologna
Pesaro 76 x 82 Trieste 
Treviso 79 x 84 Varese
Fortitudo Bologna 86 x 69 Reggio Emilia

Publicidade

O Virtus Bologna lidera com 14 vitórias, seguido pelo Sassari, que ganhou 13 vezes. Na lanterna aparece o Pesaro, sem uma partida ganha sequer.


França

Dezoito clubes participam da LNB Pro A, o campeonato francês de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.

Publicidade

A semana teve apenas um jogo isolado, em confronto direto pela ponta, o triunfo em casa do Monaco por 79 a 59 sobre o ASVEL (atual campeão). Agora, com o turno encerrado e todos os times com 17 partidas disputadas, Monaco e ASVEL lideram com 15 vitórias, uma a mais que o Dijon. Na lanterna aparece o Le Portel, com apenas três triunfos.


Alemanha

Dezessete clubes participam da Liga BBL, o campeonato alemão de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.

Publicidade

Ao final da 14ª rodada, o líder Bayern de Munique (atual bicampeão) venceu mais uma e segue invicto, disparado na ponta. Riesen Ludwigsburg e ALBA Berlin, dividem a vice-liderança, com três derrotas. Por outro lado, ocupam a lanterna, com duas vitórias: Telekom Bonn e Mitteldeutscher BC.

Resultados

Wuerzburg 97 x 83 Loewen Braunschweig
Fraport Skyliners 81 x 65 Giessen 46ers
Crailsheim Merlins 73 x 69 Brose Bamberg
Mitteldeutscher BC 88 x 102 Bayreuth
BG Goettingen 72 x 71 ALBA Berlin
EWE Oldenburg 91 x 79 Hamburg Towers
SC RASTA Vechta 68 x 76 Bayern de Munique
Ratiopharm Ulm 85 x 73 Telekom Bonn

Publicidade


Grécia

Quatorze clubes participam da Liga HEBA, o campeonato grego de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.

Publicidade

Na 14ª rodada destaque para o revés do líder isolado Panathinaikos (atual campeão), ainda assim com duas derrotas a menos que os vice-líderes AEK e ASP Promitheas. Por outro lado, com apenas três vitórias, o Aris BSA segue isolado na lanterna.

Resultados

Iraklis 69 x 76 Peristeri
ASP Promitheas 62 x 76 Larisa
Panionios 76 x 67 Kolossos Rhodes
Rethymno 75 x 59 Hephaestus of Limnos
Lavrio 82 x 68 Ionikos
PAOK 101 x 84 Aris BSA
AEK 100 x 97 Panathinaikos

Publicidade


Turquia

Dezesseis clubes participam da Liga BSL, o campeonato turco de basquete masculino. Após turno e returno, os oito primeiros avançam aos playoffs e os dois últimos colocados serão rebaixados.

Publicidade

Na 15ª rodada (última do turno) destaque para a vitória do líder isolado Anadolu Efes (atual campeão) contra o vice-líder Karsiyaka, fora de casa, na prorrogação. Fenerbahce, Galatasaray, Tofas, Teksut Bandirma, Darussafaka e Besiktas completam o G-8. Na parte de baixo, o ITU BB segue sozinho na lanterna, com apenas um triunfo.

Resultados

Galatasaray 96 x 84 Gaziantep BB
Bahcesehir Koleji 72 x 87 Turk Telekom
Ormanspor 72 x 80 Besiktas
Tofas 110 x 68 Buyukcekmece
Fenerbahce 86 x 83 Bursaspor
Darussafaka 96 x 88 Teksut Bandirma
Karsiyaka 80 x 82 Anadolu Efes (73 x 73)
Afyon Belediye 96 x 73 ITU BB

Publicidade


Austrália

Nove clubes (sendo um da Nova Zelândia) participam da Liga NBL, o campeonato australiano de basquete masculino. Após 20 semanas, os quatro primeiros avançam aos playoffs.

Sem o brasileiro Didi Louzada, o líder Sydney Kings bateu o Adelaide 36ers e continua na liderança isolada, com 14 vitórias e seis derrotas, contra 13 e 8 do vice-líder Perth Wildcats. Por outro lado, o Illawarra Hawks permanece isolado na lanterna, com apenas cinco triunfos e 15 derrotas.

Publicidade

Resultados

Illawarra Hawks 91 x 104 Melbourne United
Sydney Kings 91 x 77 Adelaide 36ers
South East Melbourne Phoenix 92 x 97 New Zealand Breakers
Brisbane Bullets 97 x 85 Perth Wildcats
Adelaide 36ers 102 x 96 Illawarra Hawks

Publicidade


Argentina

O Torneo Súper 20 reuniu na primeira fase as 20 equipes da elite nacional, divididas em quatro grupos de cinco. Após turno e returno, as duas primeiras de cada avançaram aos playoffs. As quartas de final são em melhor de três partidas. Os quatro finalistas participam do Final Four. O campeão garante um lugar na Liga Sul-Americana.

Publicidade

De acordo com as campanhas gerais, as semifinais serão realizadas no dia 24 de janeiro, em jogos únicos na cidade de Comodoro Rivadavia, localizada na província de Chubut, com San Lorenzo x Gimnasia Comodoro Rivadavia e Instituto x Quimsa (atual campeão). Os vencedores decidem o título no dia seguinte.

A Liga Nacional de Básquet (LNB) tem 20 associações participantes, jogando em turno e returno. Os 16 primeiros colocados vão aos playoffs e os dois últimos disputam a permanência. As oitavas, quartas e semifinais são em melhores de cinco partidas. Já a final é em melhor de sete jogos. Campeão e vice vão para a Champions League das Américas e o terceiro participa da Liga Sul-Americana. O atual campeão nacional é o San Lorenzo e o maior vencedor é o Atenas.

Publicidade

O Gimnasia Indalo lidera com nove triunfos e duas derrotas, um a mais que o Quimsa e o San Lorenzo. O Instituto venceu sete e perdeu três. Por outro lado, o Libertad e Atenas, que venceram só em três oportunidades e foram derrotados sete vezes, ocupam a lanterna.

Últimas Notícias

Comentários