Por Lucas Torres, da Central do Draft
Vernon Carey
Posição: pivô
Universidade: Duke
Nacionalidade: Estados Unidos
Projeção no Draft de 2020: escolha de primeira rodada
Medidas: 2,08m de altura e envergadura de 2,14m
Status pré-NCAA: recrutado 5 estrelas no ranking da ESPN americana
Depois de ter tido problemas na batalha pelos rebotes na última temporada, a versão de 2019-20 da Universidade de Duke tem em Vernon Carey – pivô de 125 kg – uma das presenças mais dominantes da NCAA nesse quesito.
O freshman combina muita força física com constante disciplina para estabelecer posição de vantagem assim que a bola sobe – nos dois lados da quadra, acumulando 2.7 rebotes ofensivos por partida e 8.7 no total, mesmo atuando pouco menos de 25 minutos por partida.
Apesar de possuir o corpo de um ‘linebacker da NFL, liga na qual seu pai atuou pelo Miami Dolphins, Carey exibe surpreendente atleticismo e a habilidade de saltar de maneira ágil, características que o impulsionaram a se estabelecer como um bom protetor de aro em situações de ajuda – a despeito da envergadura mediana de 2,14m (1.5 toco por jogo em 2019-20).
Mesmo sendo mais móvel do que seu tipo corporal pode sugerir, o estilo ‘robusto’ do pivô pode pesar contra ele no próximo nível ao dificultar sua capacidade de se mover lateralmente no perímetro para conter armadores em cenários de troca e pick and roll, atributos vitais para a ‘sobrevivência’ dos pivôs na NBA contemporânea.
Ofensivamente, Carey mostra: técnica e gosto pela fisicalidade para estabelecer posição profunda no post baixo e finalizar com um toque macio – sempre de mão esquerda (necessita desenvolver sua mão direita); e algum potencial como arremessador em situações de pick and pop, exibindo bom toque na bola quando com espaço (64.3% de aproveitamento nos lances livres durante a atual temporada).
Acompanhe a Central do Draft diariamente:
no Instagram: http://instagram.com/centraldodraft
no Facebook: http://facebook.com/centraldodraft
e no site: www.centraldodraft.com.br