Agora é oficial: Kemba Walker é o novo reforço do Boston Celtics e o substituto do astro no Charlotte Hornets será Terry Rozier. As duas franquias oficializaram as contratações por meio de uma negociação de sign-and-trade, anunciada na noite desse sábado. Além dos jogadores, cada um dos times receberá uma futura escolha de segunda rodada de draft no negócio.
Walker acertou-se com os dirigentes de Boston já nos primeiros minutos de agência livre e, agora, assina vínculo de US$141 milhões por quatro temporadas. A decisão encerra uma marcante passagem de oito anos do armador pelo Hornets, onde virou ídolo e maior pontuador da história da franquia. Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks eram alguns dos outros interessados em seus serviços.
“Kemba destacou-se nessa liga por muitos anos, consistentemente figurando entre os jogadores de elite que temos aqui. Sua evolução técnica e consistência vão ser um encaixe natural com o que estamos tentando atingir internamente”, exaltou o presidente de operações de Boston, Danny Ainge, por meio de nota oficial. O reforço entra na vaga de Kyrie Irving, que foi para o Brooklyn Nets.
https://www.youtube.com/watch?v=uNT94Iv2K4o
Rozier também chegou a um acordo rapidamente com os executivos de Charlotte, uma vez que não planejava mais permanecer na reserva do Celtics. Ele assinou contrato de três temporadas e receberá US$58 milhões totalmente garantidos em salários no período. Phoenix Suns e New York Knicks também eram indicados como possíveis destinos para o atleta de 25 anos.
“Nós estamos empolgados por termos adquirido Terry nessa transação. Ele é uma estrela em ascensão que mostrou contínua capacidade de aprimoramento técnico ao longo de suas quatro temporadas na NBA e acreditamos que possa alcançar o próximo nível: ser um armador titular. Estamos agradecidos por tê-lo conosco a partir de agora”, declarou o gerente-geral Mitch Kupchak.
É provável que Walker seja o maior atleta da história do Hornets, sem importar a decisão de sair da franquia. Nas últimas três temporadas, ele consolidou-se como um dos grandes nomes da NBA com eleições para todos os Jogos das Estrelas e o terceiro quinteto ideal da liga nesse ano. Em 650 partidas disputadas na NBA, o craque registra médias de 19.8 pontos, 3.8 rebotes e 5.5 assistências.
Rozier, por sua vez, vem de uma temporada decepcionante e não escondeu clara frustração com o status de reserva de Irving. O jovem substituiu o astro no time titular na campanha anterior, quando o Celtics ficou a uma vitória de chegar nas finais da NBA. Naquele ano, ele anotou 11.3 pontos, 4.7 rebotes e 2.9 assistências, além de sua já conhecida tenacidade defensiva.