(4) Boston Celtics 105 X 83 Chicago Bulls (2)
https://www.youtube.com/watch?v=mZ3D1xgIEjk
O Boston Celtics está garantido nas semifinais da conferência Leste. Em um jogo tranquilo, a franquia de Massachusetts foi até Chicago para superar o Bulls e fechar a série em seis jogos. Ao contrário das outras partidas, Isaiah Thomas não foi o principal destaque. Apesar disso, os vencedores contaram com um ótimo jogo coletivo para triunfar. Já pelo Bulls, Jimmy Butler foi praticamente o único jogador que se destacou.
Desde o começo do confronto, o Celtics mostrou que foi até Chicago com intenções de fechar a série e liderou o placar assim que a partida começou. Os visitantes estiveram na frente por algumas posses de bola durante todo o primeiro período e com tiros certeiros dos três pontos, terminaram na frente por 30 a 23 na primeira parcial.
No segundo quarto, com a bola bem movimentada resultando em vários arremessos sem contestação do adversário, os tiros de três pontos do time de Boston continuaram a cair, menos a do armador Isaiah Thomas, que falhou nas cinco vezes que tentou. Mesmo sentindo dores, Jimmy Butler tentava diminuir a distância no placar, mas viu o oponente terminar a primeira etapa na frente por 54 a 41. Dwayne Wade não estava em uma noite feliz, terminando o jogo com somente dois pontos e um aproveitamento de 1-10.
Para quem esperava uma reação do Bulls na segunda etapa, ficou decepcionado. O Celtics voltou ainda melhor do que estava e sem precisar contar com mais uma bela atuação de Isaiah Thomas, o bom jogo coletivo da equipe fez com que a diferença chegasse na casa dos 30 pontos. Ainda no terceiro quarto, todos os titulares da franquia de Boston já tinham pelo menos dez pontos anotados.
Com quase 30 pontos de vantagem restando doze minutos para o final de partida, Brad Stevens teve o luxo de poupar seus titulares e dar ritmo de quadra aos reservas. O Bulls conseguiu vencer a parcial por 24 a 17, mas em momento nenhum ameaçou o adversário no placar e só restou esperar o cronômetro zerar para dar adeus à temporada. O Celtics agora encara o Wizards que também nesta noite, classificou-se para as semifinais.
Boston
Avery Bradley: 23 pontos, cinco rebotes
Gerald Green: 16 pontos
Al Horford: 12 pontos, seis rebotes, sete assistências
Isaiah Thomas: 12 pontos, cinco rebotes, seis assistências
Jae Crowder: 12 pontos, cinco rebotes
Chicago
Jimmy Butler: 23 pontos, sete rebotes, três roubadas de bola
Robin Lopez: dez pontos, cinco rebotes
(4) Washington Wizards 115 X 99 Atlanta Hawks (2)
https://www.youtube.com/watch?v=eaDgYX0jmSM
O Washington Wizards foi até Atlanta visitar o Hawks e pela primeira vez no confronto, um time conseguiu vencer fora de casa, e desta forma, fechou a série em seis jogos. O jogo contou com uma atuação incrível da dupla de armadores do Wizards. John Wall e Bradley Beal combinaram para 73 pontos (maior pontuação combinada dos jogadores nas carreiras). Já o Hawks teve como destaque o ala-pivô Paul Millsap e o armador Dennis Schroder, mas não foi o suficiente para levar sua equipe à vitória.
O duelo começou com os visitantes jogando melhor. Logo nos primeiros minutos a equipe de Washington esteve na frente do placar praticamente todo o tempo, mesmo que em alguns momentos o Hawks buscou uma reação e encostou no marcador. O Wizards conseguiu abrir dois dígitos ainda no primeiro quarto, e a parcial terminou 30 a 23 para o time do técnico Scott Brooks.
A primeira metade do segundo período continuou com o mesmo cenário do início do confronto, com os donos da casa atrás por algumas posses de bola. Mas com um belo aproveitamento nos tiros de três pontos e com vários contra-ataques, os visitantes engataram uma sequência de 19 a 4 e foram para os vestiários vencendo por 65 a 46.
Na volta do intervalo, o panorama do jogo continuou o mesmo: Wizards na frente por cerca de 20 pontos. Parecia que o Hawks já estava conformado com a eliminação na série, mas quando o cronômetro atingiu quatro minutos restantes para o fim do terceiro período, o time do técnico Mike Budenholzer embalou uma sequência de 17 a 4 e deixou o placar apontando 89 a 82 para o último quarto.
Logo nos primeiros minutos do período final, o Hawks continuou sua reação e com duas bolas de longa distância diminuiu a diferença para três pontos. A partir daí, Bradley Beal e principalmente John Wall assumiram controle total da partida e o time de Atlanta não encontrou um antídoto para parar a dupla de armadores do oponente. O resultado disto foi uma sequência de 22 a 9 e classificação garantida para o Wizards.
Washington
John Wall: 42 pontos, oito assistências, quatro roubadas de bola, sete erros de ataque
Bradley Beal: 31 pontos, três roubadas de bola
Markieff Morris: 17 pontos, oito rebotes, três tocos
Bojan Bogdanovic: dez pontos
Atlanta
Paul Millsap: 31 pontos, dez rebotes, sete assistências, quatro roubadas de bola, seis erros de ataque
Dennis Schroder: 26 pontos, dez assistências
Tim Hardaway Jr: 13 pontos
(3) Los Angeles Clippers 98 X 93 Utah Jazz (3)
https://www.youtube.com/watch?v=qeOXpa5mfIY
Já o Los Angeles Clippers foi o único na noite que não permitiu ao adversário fechar a série. Mesmo jogando fora de casa, a equipe treinada por Doc Rivers contou com uma ótima atuação do armador Chris Paul para forçar o sétimo e decisivo jogo desta primeira rodada. Pelos donos da casa, Gordon Hayward mais uma vez foi o grande nome. O confronto que vai decidir quem avançará para as semifinais e enfrentar o Golden State Warriors será no próximo domingo.
A partida começou com as defesas superiores aos ataques. Os anfitriões na maior parte do tempo estavam na frente por duas ou três posses de bola, mas ao término da parcial o Clippers conseguiu equilibrar ações com cinco pontos seguidos de Luc Mbah a Moute e perdeu por 22 a 20 o primeiro quarto.
O equilíbrio do duelo manteve-se durante todo o segundo período. Sem Blake Griffin lesionado, Chris Paul era o principal nome dos visitantes enquanto o Jazz contava com boas atuações Rudy Gobert, Gordon Hayward e George Hill. A maior vantagem de uma equipe no período foi de cinco pontos dos donos da casa no meio do quarto, mas rapidamente o time de Los Angeles recuperou-se e foi para os vestiários vencendo por 47 a 45.
Na volta do intervalo, as equipes voltaram com uma proposta mais ofensiva e o jogo ficou mais dinâmico. Apesar de terem mudado o ritmo do confronto, o cenário de igualdade continuou. Foi somente com cerca de quatro minutos e meio para o fim do quarto que o Clippers converteu quatro ataques seguidos e abriu uma leve distância em relação ao oponente. Os times foram para o último quarto com o placar apontando 78 a 70 para os visitantes.
A defesa da equipe de Los Angeles melhorou no último período, permitindo ao Jazz anotar somente sete pontos em mais de oito minutos no período e mesmo sem um ataque muito eficiente, abriu 14 pontos neste momento do duelo. Mas a partir daí, a defesa do Jazz melhorou e forçou alguns erros de ataque do adversário, cortando a diferença para três pontos restando 43 segundos. Na chance de empatar o jogo, Joe Johnson errou um tiro de três pontos faltando três segundos para o fim. Bastou ao Clippers converter dois lances-livres e forçar a sétima e decisiva partida da série.
Los Angeles
Chris Paul: 29 pontos, oito assistências
DeAndre Jordan: 13 pontos, 18 rebotes, sete erros de ataque
Luc Mbah a Moute: 13 pontos, seis rebotes
Austin Rivers: 13 pontos, quatro rebotes
Jamal Crawford: 12 pontos
Utah
Gordon Hayward: 31 pontos, sete rebotes, quatro assistências
George Hill: 22 pontos, cinco rebotes
Rudy Gobert: 15 pontos, nove rebotes, três tocos