Boston Celtics e Memphis Grizzlies finalizaram uma troca na noite deste domingo envolvendo dois jogadores. A franquia de Massachussets vai receber o reforço do armador Jerry Bayless, enquanto o time do Tennessee adquire o ala-armador Courtney Lee e uma futura escolha de segunda rodada de draft do Celtics. De última hora, o Oklahoma City Thunder foi incluído no negócio, cedendo o ala Ryan Gomes – que será dispensado – a Boston por uma futura escolha de segunda rodada do Grizzlies.
Embora o acordo ainda não seja oficial, Lee já não entrou em quadra na derrota do Celtics para o Oklahoma City Thunder e só apareceu nos vestiários para se despedir dos ex-companheiros de elenco. Bayless, por sua vez, postou uma mensagem de agradecimento no twitter dizendo que a cidade de Memphis sempre terá um lugar especial em seu coração.
Rumores davam conta que o Grizzlies estava ativo no mercado em busca de um arremessador para reforçar seu perímetro e recolocar-se na disputa por uma vaga nos playoffs do Oeste. Lee vem convertendo mais de 44% de seus arremessos de três pontos na temporada e também é conhecido como um bom defensor.
Para o Celtics, a principal motivação da troca é financeira. Bayless possui contrato expirante no valor de US$3.1 milhões, enquanto o ala-armador cedido na negociação tem vínculo garantido até 2016 e US$11.1 milhões a receber nas próximas duas temporadas. Além disso, de acordo com Stein, a equipe sempre teve interesse na contratação do armador.
Lee, de 28 anos, registra média de 7.4 pontos e 49.2% de aproveitamento nos arremessos tentados nesta temporada. Bayless, três anos mais jovem, vem acumulando 8.1 pontos e 2.1 assistências, com 37.7% de acerto nas tentativas de quadra, na atual campanha.
[polldaddy poll=7694680]