Cavaliers surpreende e contrata treinador da Universidade de Michigan

John Beilein, um dos mais respeitados técnicos da NCAA, assinará vínculo de cinco temporadas com equipe de Cleveland

Fonte: John Beilein, um dos mais respeitados técnicos da NCAA, assinará vínculo de cinco temporadas com equipe de Cleveland

O Cleveland Cavaliers terá um dos mais respeitados treinadores universitários em seu banco a partir da próxima temporada. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a equipe fechou contrato de cinco anos com John Beilein para ser seu novo técnico na manhã dessa segunda-feira. O profissional comandava o programa da Universidade de Michigan há pouco mais de uma década.

A notícia foi recebida com surpresa nos bastidores da NBA, uma vez que a diretoria de Ohio havia focado sua procura por um sucessor para Larry Drew em assistentes de franquias da liga. O gerente-geral Koby Altman, nesse meio tempo, manteve as conversas com o (agora) ex-treinador de Michigan em sigilo e o interesse mútuo não era sequer cogitado até as últimas horas.

Segundo Wojnarowski, a contratação de Beilein é descrita internamente como um “condutor de cultura” do Cavaliers no atual processo de reconstrução de elenco. O técnico de 66 anos é conhecido na NCAA como um estrategista que prioriza o lado defensivo da quadra e a mentoria de jovens atletas. Ele deverá estar presente na loteria do draft, nessa terça, como membro da franquia.

Publicidade

Não se sabia que, após mais de quatro décadas de carreira, o veterano ainda tinha interesse em trabalhar na NBA. Wojnarowski apurou, porém, que as instabilidades criadas na NCAA pela regra do one and done – jogadores deixando a universidade depois de só um ano para profissionalizar-se – motivou sua inesperada decisão. O treinador já deverá estar presente com o time na loteria do draft, nessa terça.

Beilein chegará à NBA já como o terceiro técnico mais velho em atividade, só atrás de Gregg Popovich (70) e Mike D’Antoni (68). O respeitado técnico possui uma carreira de 44 anos à beira das quadras, atravessando o círculo colegial e as três divisões do basquete universitário. Ele vinha marcando época em Michigan, com quatro títulos da conferência Big Ten e duas finais do Torneio da NCAA na última década.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários